Europa

Estany de Sant Maurici

Aproveitando este verão, ficamos em casa, fizemos várias excursões pela Catalunha. Um deles foi a visita a Estany de Sant Maurici, localizado em Lleida, no coração dos Pirinéus e a cerca de quatro horas de carro de Barcelona. Graças ao fato de alguns amigos passarem suas férias em Solsona, saímos desta cidade e levamos duas horas e meia para chegar.

L'estany de Sant Maurici está dentro Parque Nacional de Aigüestortes. Entramos pela cidade de Espot e, quando chegamos cedo, pudemos estacionar no estacionamento de Prat de Pierró, que é o mais próximo da lagoa. Lá, dois gerentes de parque nos disseram onde estacionar e o caminho a seguir. Do estacionamento até a lagoa, há cerca de uma hora e meia de caminhada, mas, a partir do estacionamento, existe um serviço de táxi 4 × 4 que o deixa na lagoa por € 4,35 em cada sentido e sai a cada hora.

Naquele dia, nossa intenção era fazer o caminho mais fácil que marcasse um guia de caminhadas que Míriam levasse e que consistisse em fazer o percurso caminhando do estacionamento até a lagoa e depois contornando a estrada. Estany. Para esse passeio, o guia marcou uma distância de dez quilômetros que poderia ser percorrida em três horas. No entanto, no final, não pudemos fazer o que foi planejado porque a estrada não estava marcada e, quando a descobrimos, já tínhamos participado de outra rota e estávamos tão cansados ​​que a deixamos.

1. De Prat de Pierró até a Ponte Pallers (1,20 km, 45 minutos).
Esta parte da jornada nos surpreendeu por sua beleza, como o resto. Ao longo desta seção, você passa por uma passarela de madeira para causar um impacto mínimo no meio ambiente, com abetos milenares à esquerda, enquanto um rio o acompanha à direita com o fluxo de suas águas. Cerca de quinze minutos para começar, encontramos uma bela ponte com uma pequena cachoeira na frente. Desde a primeira ponte, a passarela termina e é seguida por uma estrada mais montanhosa que atravessa prados, onde alguns cavalos pastam e com os picos dos Pirenéus como pano de fundo.

No ponto em que esse caminho se cruza com a estrada onde circulam os táxis 4 × 4, a Ponte Pallers deveria estar, mas a verdade é que eu não o vi. Talvez eu estivesse tão impressionado com a paisagem das montanhas altas que não tinha visto os três Reis Magos passarem por um camelo na minha frente.

2. Da ponte Pallers até o eremitério de Sant Maurici. (3,5 km, 1 hora e 25 minutos de viagem).
A seção corre ao longo de uma estrada de terra entre pinheiros pretos e pinheiros. Ao longo do caminho, há pôsteres informativos que informam sobre a flora e fauna do parque, como a perdiz, o urso barbudo ou a marmota. No final desta seção, que começa a subir, encontramos o eremitério de Sant Maurici. A verdade é que eu esperava mais românico e tem um design bastante moderno. A partir daqui, começa a seção com mais inclinação da estrada, e aqui se abre os pulmões ao máximo para absorver todo o ar puro dos Pirinéus.

3. Do eremitério de Sant Maurici à Estany de Sant Maurici (4 km, 1 hora e 45 minutos).
Esse meio quilômetro é um pouco difícil de escalar, mas não o pior do palco. Ao chegar, fica-se em êxtase com a imagem da lagoa que, graças às chuvas que tivemos durante todo o ano, transbordou em água. No Parque Nacional d'Aigüestortes existem quase duzentos lagos de montanha alta e o cenário é muito bonito. Pena que o dia estava um pouco nublado e muito frio, acho que deveríamos estar a 12 ºC e, apesar de usar mangas compridas e um velo, havia tanto vento soprando que alguém ficou como um pingente de gelo. No mesmo lago há um banheiro, um ponto de informações e uma fonte que não é potável. É aqui que o táxi 4 × 4 o deixa.

Vídeo: Aigüestortes i Estany de Sant Maurici (Setembro 2020).