Europa

Fuga para Positano e Pompéia

Este dia foi especial porque era o aniversário do meu parceiro e tinha que ser comemorado, então eu fiz um conluio com Fabio para ter um bolo de aniversário no café da manhã. O que eu não esperava é que Matthew estivesse cantando Feliz aniversario que o trouxe e acabou dando dois beijos para parabenizá-lo. Foi uma maneira perfeita de começar um dia que foi um dos melhores da viagem.

Só nos restavam dois dias no Campania e tínhamos muitas coisas para visitar. Não queria ir embora sem visitar Positano e, obviamente, Pompéia deve ser dedicada pelo menos meio dia. Portanto, assim que tomamos café da manhã, entramos no carro para ir para Positano e talvez um pouco mais de população costeira. Então, por volta do meio dia, planejávamos voltar para visitar as ruínas de Pompéia.

De Pompéia a Positano, leva cerca de uma hora e, desta vez, passamos pelo Costa Sorrentina. Como estava ensolarado e as vistas eram espetaculares, parávamos cada vez que encontrávamos um buraco na estrada estreita para contemplar as vistas e passar as fotografias.

Positano é sem dúvida a cidade costeira mais pitoresca e famosa da Campânia, retratada por inúmeros pintores e filmada em filmes de Vittorio de Sicca ou sucessos de Hollywood. E é normal atrair. A cidade inteira está localizada em uma rocha abrupta, onde as casas parecem ter sido esculpidas na mesma pedra.

A cidade começa na mesma estrada, no alto da rocha, e se estende por dois quilômetros até a praia por uma estrada estreita e sinuosa, onde encontrar um lugar para estacionar é uma odisseia. Mas nós conseguimos! Apesar de ser domingo, encontramos um buraco na zona azul "apenas" a um quilômetro da praia. Havia também estacionamentos particulares, mas eu não sabia como lhe dizer que horas são.

Para visitar Positano, é preciso estar minimamente em forma, pois é preciso subir e descer várias escadas. Muitas centenas de degraus perdidos entre casas multicoloridas, que escondem pequenas fendas com vista para um mar azul turquesa que remove os soluços. Quando você finalmente chegar ao Playa Grande, você pode admirar todo o conjunto de casas que parecem estar surgindo sobre você. Os barcos também partem de Positano para Capri, mas naquele dia não porque o mar estava muito comovido.

Quando voltamos para o carro, estávamos considerando a possibilidade de visitar Sorrento, mas é que Gemma, uma amiga minha, me disse que Sorrento é superestimada e que Amalfi era mais legal. Como não sabíamos o que fazer, perguntamos a Positano qual das duas cidades era mais bonita para ele e ele nos disse que preferia Amalfi porque a catedral era muito bonita. No entanto, no final, vimos que horas eram e decidimos retornar a Pompéia.

Deixamos o carro estacionado na porta do B & B e caminhamos para a entrada oeste, que fica em frente à estação de trem. Do B & B leva apenas cerca de 15 minutos, mas antes de entrar paramos em um restaurante Tavola Calda (fast food) para comer pizza. O ruim é que só encontramos um na rua turística de Pompeia (onde fica o McDonnald's e o Burger King) e a qualidade da comida não era muito boa. Assim, com comida indigesta na barriga, continuamos caminhando para a entrada principal.

Há outra entrada ao lado do anfiteatro, mas o ruim de entrar lá é que não há serviço de aluguel de guia de áudio. Mesmo assim, não seria necessário ir para a outra entrada, porque o problema do serviço de guia de áudio é que existe apenas um local onde eles são alugados e que eles devem ser devolvidos no mesmo local; entrada simplesmente para retornar o dispositivo.

A entrada para as ruínas de Pompéia custa 11 euros. Há um bilhete combinado de três dias que permite visitar os sítios arqueológicos de Pompéia, Herculano, Oplontis, Stabiae e Boscoreale por 20 €. Na verdade, planejávamos comprar o bilhete combinado porque no dia seguinte queríamos visite Herculano, mas surpreendentemente nos disseram que neste fim de semana as visitas a todos os centros culturais eram gratuitas porque era o Giornate Europee of Heritage.