África

Jardins Majorelle e Medina de Marrakech por Míriam

Depois de dormir cerca de dez horas, acordei descansando e querendo tomar café da manhã no agradável terraço do hotel. riad. Fazia frio, mas o céu estava limpo e prometeu um dia esplêndido! O chá e bolos moruno me fizeram sentir bem para começar o dia. No horizonte, podia-se vislumbrar a silhueta do Atlas nevado, embora a visibilidade não fosse muito boa.

Antes de começarmos, pedimos a Christine a melhor maneira de ir ao Jardins de Majorelle, e ela sugeriu que fôssemos de buggy. Ele nos disse que o preço que tínhamos que pagar para ir e voltar de buggy seria de 250 dirhams e nada mais. Na verdade, pensaríamos sobre isso a caminho da periferia da medina.

Na Praça Jemaa-el-Fna Havia muitos motoristas de táxi se oferecendo para nos levar. Mas havia um problema: muitos eram pequenos táxis de quatro lugares (contando o motorista do táxi). Então, procuramos por outra alternativa. Na Avenida Mohammed V, no auge da Koutoubia, existem várias paradas de ônibus urbanos, então, no final, tentamos a sorte lá. Depois de perguntar em várias paradas, encontramos o ônibus que nos levaria aos Jardins. Durante a viagem estávamos conversando com um homem que gentilmente nos disse em que parada deveríamos descer e com um casal inglês. O assunto da conversa era futebol. É curioso que, sem sermos jogadores de futebol, imediatamente encontramos pessoas querendo conversar sobre futebol conosco e, por sua gentileza, não pudemos deixar de falar sobre o recente "clássico", Messi e a seleção. Com a conversa, não percebemos e chegamos imediatamente ao nosso destino.

Os Jardins Majorelle são jardins botânicos projetados pelo pintor Jacques Majorelle em 1931. Em 1980, Yves Saint-Laurent comprou os jardins e foi responsável por restaurá-los. O projeto arquitetônico do recinto se destaca pelo uso de cores muito vivas e nele você pode ver uma variedade importante de palmeiras, cactos, aloe e bambu. É um lugar muito agradável e até romântico (se ignorarmos a multidão de visitantes), com belos lugares para caminhar e se perder. Além dos jardins, você também pode visitar o Museu de Arte Islâmica, embora a entrada deva ser paga separadamente.

Quando voltamos à medina, estávamos um pouco perdidos. Não tínhamos ideia de onde pegar um ônibus de volta, porque não havia parada na rua. No final, paramos um ônibus no meio da rua que nos aproximou do centro. Entramos na medina pelo imponente portão de Bab Agnau e fomos visitar as tumbas saadianas. Essas tumbas datam do século XVI, mas não foram descobertas até 1917! Nesse caso, o recinto também é um belo exemplo da arquitetura local, embora as paredes e o jardim interno sejam muito abandonados. Nos telhados, você pode ver vários ninhos de cegonhas, que são habitados nessa época do ano.

Na hora do almoço, nos aproximamos do Praça Qzadria À procura de um restaurante. Aqueles que nos haviam recomendado eram um pouco caros, então optamos por uma das barracas de comida da praça. Como em Jemaa-el-Fna, não há concorrência de preços, então em cada restaurante alguém mostra as maravilhas do menu. Mas desta vez a peça não correu muito bem, já que o tajín e os espetos que nos serviam não pareciam muito atraentes. Os gatos da praça não pensavam o mesmo e nos cercaram com a intenção de ver se alguma coisa "caiu". Comi metade de um tagine de legumes, mas Isabel, que sofria da gripe que ela carregava desde o início da semana, não podia com o prato. Uma senhora pobre e muito idosa se aproximou de nós para pedir esmolas e, como sabia que não restavam comida, preparamos um bolo recheado com carne e legumes.