África

De Sesriem ao Ai-Ais Resort, no Fish River Canyon, Namíbia

Oitava parte da viagem para Namíbia de 15 dias fizemos em agosto de 2016. Nesta ocasião, começamos a partir de Sossusvlei e Dead Vlei para continuar nossa rota rodoviária até o Fish River Canyon, parando de dormir no Ai-Ais Resort.

Acordamos cinco minutos antes do alarme tocar, às 5 da manhã. Em meia hora já estávamos vestidos, lavamos o rosto e pegamos os sacos de dormir, o colchão e a barraca. Bebemos café de uma só vez e partimos. No posto de gasolina, eles confirmaram que a estrada que seguimos para chegar Sesriem era o mais complicado possível. Ou seja, o mapa que compramos on-line era um porcaria total. Então pedimos instruções para Ai-Ais, enviamos um cartão postal e seguimos para a próxima parada da viagem.

Às cinco e meia ainda era noite e mal dava para ver nada na estrada. Na entrada do parque nacional já havia cerca de seis carros na fila e na pista não pararam para alcançar veículos a toda velocidade. Como se isso não bastasse, a trilha de poeira que eles deixaram em seu caminho tornou a visão ainda mais difícil, então durante a primeira meia hora fomos muito devagar.

Ao longo do caminho, vimos como a lua ficou amarelada e brilhante, enquanto no outro extremo do céu, o sol nascente começou a pintar as nuvens de vermelho e rosa. Vimos um carro parado com um casal de franceses que não falavam inglês. Eles estavam consultando o mapa e queriam saber se restava muito para o desvio Sesriem e Xavier deu-lhes as explicações pertinentes em um francês meio inventado.

A estrada estava em muito bom estado e o carro quase teve que ser parado para não ultrapassar 70 km. A única área complexa foi quando passamos por Zarishoogte Pass. Lá você tinha que ir com cautela por causa da elevação do terreno e das curvas, mas havia poucos quilômetros. Essa área é curiosa porque a terra é marrom.

2.45h depois chegamos a Maltahöhe. Lá a estrada de cascalho termina e o asfalto começa. Paramos para comer em um restaurante curioso, cheio de antiguidades em todos os lugares do Posto de gasolina total. Bebemos café (US $ 15) e um sanduíche de tomate, queijo e presunto (US $ 40) e aproveitamos a oportunidade para ir ao banheiro (US $ 3). Às 8h45, voltamos aos trilhos.

Em Keetmanshoop Paramos no posto de gasolina Puma, no centro da cidade, para reabastecer (US $ 300). Se soubéssemos que havia um Engen com um hambúrguer de Wimpy alguns quilômetros depois da cidade no mesmo B1, não teríamos nos desviado e teríamos a oportunidade de comer alguma coisa.

Às 13:30 passamos Grünau e de lá vem uma das estradas que leva a Fish River Canyon (C12 e depois pegue a C37). No entanto, como não tínhamos tempo naquele dia e já estávamos cansados, decidimos ir diretamente para o hotel. Então sabíamos que isso nos daria tempo e que, além de ser um bom caminho, seria melhor visitar o mesmo dia.

A dez quilômetros de Grünau encontramos o desvio do C10 em direção a Ai-Ais. A partir desse ponto, você deve seguir uma estrada de 73 km. A estrada estava em muito bom estado e, embora tenha marcado que você poderia ir a 100 km / h, é melhor não exceder 70 km que as estradas arenosas são muito traiçoeiras. Quando faltavam cerca de 20 km, a estrada era complicada e, embora a velocidade máxima oficial fosse de 60 km, não excedíamos os 40 km / h. Os últimos dois quilômetros consistiram em escalar uma montanha e abaixá-la completamente até alcançar o Leito de peixes.