Europa

O trem amarelo do francês Cerdanya

A inspiração para viajar pode ser apresentada a qualquer momento, seja lendo um livro, navegando na Internet, assistindo a um programa de televisão ou ouvindo rádio. Há algumas semanas, no programa de rádio da Catalunha "El mirall", eles conversaram sobre viagens de trem e vários ouvintes concordaram que o trem amarelo do francês Cerdanya É uma das mais bonitas. Por estar tão perto de Barcelona, ​​decidimos fugir para passar um fim de semana com amigos em Cerdanya francês.

Nossa casa em Cerdanya e o carro acordaram com todo o pára-brisa congelado ...

Ele trem amarelo É diferente dos outros nos Pirineus, porque é um trem histórico e seus vagões exalam o charme do passado. O trem amarelo liga as cidades de La Tor de Querol a Vilafranca de Conflent, na fronteira com Llívia e cruzando uma bela paisagem montanhosa. A paisagem dos Pirinéus é a principal atração do trem e todo o percurso é projetado para apreciar a vista e viajar tranquilamente.

O trem parou na estação Font Romeu e tudo nevou.

O trem amarelo de Cerdanya Foi inaugurado em 1910 e foi construído para conectar as aldeias do Alto Cerdanya com Perpignan. Devido à geografia, não era possível construir um trem normal; portanto, eles fizeram uma ferrovia elétrica com uma pista de 62 quilômetros concluída em 1927. Atualmente, esse trem é principalmente uma atração turística.

Casa típica do Cerdanya nevado

Ao organizar a visita a Vilafranca de Conflent com o trem amarelo, era importante controlar os horários dos trens, pois não sai com muita frequência. Também não fizemos o percurso inteiro a partir de La Tor de Querol, porque, ao evitar as fronteiras administrativas com Llívia, o trem dá muitas voltas e o percurso é muito longo. O melhor de tudo é viajar os 62 quilômetros inteiros, mas lembre-se de que o trem não tem banheiro.

Animais selvagens correndo pelo mato

Como queríamos explorar La Cerdanya com um pouco de calma, decidimos passar as noites de sexta e sábado na área. Procuramos opções econômicas e optamos por alugar uma casa em Angoustrine-Villeneuve-des-Escaldes, que encontramos na AirB & B por 50 euros por noite (mais uma comissão de 12 euros). (Você pode obter um desconto de US $ 25 no Air B&B seguindo este link) A casa para quatro pessoas tinha dois quartos, um banheiro e uma sala de jantar com kitchenette e lareira. Além disso, nossa anfitriã Aline, que mora em uma casa ao lado, preparou deliciosos bolos de boas-vindas.

Foto da janela com o Instagram

No sábado de manhã, começamos nossa viagem no trem amarelo da estação Font-Romeu, onde deixamos o carro estacionado na porta. Esta estação era a mais próxima da casa e também nos permitiu economizar uma hora de trem entre Font-Romeu e La Tor de Querol.

O trem amarelo combina vagões antigos modelo z100 com outros mais modernos. Felizmente, nosso trem era dos modelos antigos, estreitos e pequenos, mas eles o transportam para outro século. Mesmo assim, no verão, há vagões abertos para aproveitar ao máximo a natureza.

Que foto tediosa do trem, mas não é linda?

Estávamos lá em meados de abril e a estação Font-Romeu estava completamente nevada. Faltavam alguns minutos para as dez da manhã e estava muito frio, por isso fomos nos refugiar no vagão do trem, que tem aquecimento. Não era a época mais turística do ano, então quase não havia passageiros. Pela janela, apreciamos a paisagem nevada das montanhas altas e, ao nos aproximarmos de Vilafranca de Conflent, a neve estava desaparecendo para revelar uma paisagem mais outonal do que a primavera, linda.

A última estação do trem amarelo, onde você pode ir para Perpignan, é Vilafranca de Conflent, uma das chamadas mais belas vilas da França. Não foi a primeira dessas moradias que visitamos, já que no Perigord Tivemos a oportunidade de conhecer vários enclaves desta lista de aldeias francesas.