Ásia

Explorando Varanasi

Nós estávamos escassos há 12 horas na Índia e quem teria me dito que eu estaria morrendo de frio. Ontem à noite, pousamos à uma da manhã em um Delhi completamente coberto pelo nevoeiro (tanto que, segundos antes do pouso, pensei que ainda estávamos nas nuvens) e com as ruas completamente desertas. Essa não era exatamente a imagem típica que eu tinha de como seria uma das cidades mais populosas do país. Nem uma alma na rua, nem um carro nas estradas, todo mundo estava se abrigando o melhor que podia da forte onda de frio dos últimos anos, quase da glaciação, com certeza.

O taxista estacionou perto de um mercado e nos acompanhou por um labirinto de becos até o hotel em Varanasi, o Scindhia Guest House, em frente ao Ganges e ao lado do ghat Manikarnika, o crematório mais ativo da cidade. No meio. E lá estava eu, esquivando-me com a mala as vacas, seus cocôs, o paralelepípedo irregular e as centenas de degraus da escada que dão acesso ao ghats, até que finalmente entramos no hotel.

Na sala, estava mais frio do que na rua, por mais impossível que possa parecer. Talvez a enorme janela sem vidro no banheiro fosse a culpada. O quarto tinha uma varanda compartilhada com vista para o Ganges e a primeira coisa que fizemos foi sair para finalmente começar a viagem: diante de nós, o Ganges se estendia, com um cavalo muito maior do que eu esperava e sujo, muito sujo. Barcos cheios de peregrinos ou turistas indianos navegavam por suas águas, nas margens havia alguns corajosos que purificavam suas almas banhando-se nas águas e, à direita, o tráfego fumegante daqueles que estavam sendo cremados.

Saímos e descemos as escadas do Scindhia Ghat. Tudo estava muito sujo. Havia vacas e cocô de vaca por toda parte, cachorros e cachorros abandonados se alimentando do lixo que estava por toda parte e cinzas mortuárias choveram sobre nós. Surpreendentemente, não cheirava nada, nem bom nem ruim. Meu nariz, que já está atrofiado, não detectou nenhum cheiro ruim, embora meu cérebro estivesse dizendo a ele o contrário. Provavelmente foi porque o frio me fez congelar e anestesiar meu nariz. Estávamos preparados para o frio, mas não esperávamos muito. Estava equipado com meia-calça e camisa térmica, lã, luvas, cachecol, chapéu ... e apesar disso eu estava morrendo de frio. Pior de tudo, as pessoas que estavam lá estavam tendo dificuldades. Nem estavam preparados e equipados no hotel para tanto frio, e você viu os pobres índios vestidos apenas com sáris, punjabis e chinelos (sem meias) e aqueça apenas com um xale pequeno.

Partimos em direção sul, atravessando a margem oeste do Ganges. Basta dar alguns passos, diante de nós desfilamos cinco corpos movidos em macas de bambu e envoltos em mortalhas coloridas que iam direto para o Manikarnika Ghat ser cremado Estávamos cercados por pessoas e muitas toras de madeira que eram vendidas logo atrás doghat Crematório, nem um único estrangeiro. Abordamos o Manikarnika Ghat e vimos de longe as piras acesas.

Um homem nos advertiu muito seriamente de que não deveríamos tirar fotos, pois poderíamos tirar o karma dos mortos. Continuamos andando pela Lalita Ghato Meer ghato Man Mandir Ghat até você chegar Dasaswamedh Ghat. Ao longo do caminho, as pessoas nos pararam e nos perguntaram de onde éramos, nossos nomes, profissão, estado civil e depois nos despedimos. Esse mesmo questionário foi constante durante toda a viagem, mas foi bom interagir um pouco com as pessoas. Gostei que eles fossem tão abertos e que tivessem tão pouca vergonha e, acima de tudo, tanta curiosidade e desejo de perguntar, apesar das limitações do inglês.

Ao chegar em Dasaswamedh Ghat subimos as escadas para viajar pelo Dasaswamedh Road, que é uma rua comercial onde procurávamos um banco para trocar dinheiro. Algo que parecia tão simples a priori, acabou se tornando uma quimera. Mal vimos bancos durante a viagem, na maioria dos caixas eletrônicos e é isso. Quase não tínhamos dinheiro com isso, porque a mudança que eles nos deram no aeroporto de Délhi foi muito ruim, então apenas mudamos um pouco e decidimos que em Varanasi seria mais fácil encontrar um lugar para trocar moedas a um bom preço ... Bem, não! Não havia como. Além dos caixas eletrônicos, a única coisa que encontramos foram agentes de comissão que nos deram mudanças piores, então, no final, decidimos sair um pouco do caixa eletrônico pensando que no dia seguinte, com mais calma, poderíamos encontrar algo melhor (mas não era o caso).

Vídeo: Desde el Rio Ganges explorando Varanasi, India (Setembro 2020).