Diários de viagem

Viaje para a Austrália: Uluru e comece o Rock Tour

Nova conta do diário de viagem à Austrália fizemos em agosto de 2017. Saímos da cidade de Melbourne voar para umbigo vermelho da Austrália: Uluru. Aqui começa "The Rock Tour"!

Nós acordamos muito cedo naquela manhã. Saímos de Melbourne para voar para o centro da Austrália, estávamos indo para Ayers Rock. Quando planejamos o viagem à Austrália, decidimos que Uluru era uma visita essencial para nós. Havia apenas dois pequenos problemas: é no meio do deserto e chegar a Uluru e se locomover pela área não é barato. Portanto, no final, contratamos um passeio de aventura para ir de Uluru para Alice Springs em três dias.

Pegamos o Skybus na estação Southern Cross, em Melbourne, para o aeroporto Tullmarine-Melbourne. Os vôos domésticos partem do terminal 4 e ficamos surpresos ao ver que o meio terminal era da Jetstar e que o faturamento era necessário em uma máquina. Você mesmo teve que deixar sua mala na correia transportadora.

Às 9:30 da manhã, nosso voo para Ayers Rock partiu a tempo. O avião Jetstar levou aproximadamente 2 horas e meia para chegar e, quando nos aproximamos da pista de pouso, pudemos ver uma bela vista da Uluru do ar (assento 7A). O aeroporto de Ayers Rock é muito pequeno e opera há alguns anos. Na saída, encontramos Reid, nosso guia da The Rock Tour, que nos acompanharia nos dias seguintes. Em nosso vôo de Melbourne, alcançamos cinco pessoas que iriam fazer o passeio, os 16 componentes restantes do grupo chegariam algumas horas depois de Sydney.

Deixamos nossa bagagem no trailer, subimos no microônibus que parecia ter percorrido milhões de quilômetros e seguimos para o Parque Nacional de Uluru. Estacionamos no Centro Cultural e o guia nos almoçou: um sanduíche de vegetais com presunto doce. Ele nos disse que, depois do almoço, iríamos diretamente para Uluru. E assim fizemos. Ele nos deixou no começo do caminho da "base da caminhada" que circunda a base dessa rocha gigantesca e nos deu algumas instruções simples sobre o percurso. Basicamente, que iniciaríamos o caminho circular em torno de Uluru e que ele nos levaria cerca de 45 minutos depois, quando ele tinha todo o grupo, para iniciar as visitas do dia. Ou pelo menos entendemos isso.

E começamos a andar. Fazia sol, mas não calor asfixiante. Em agosto, é inverno na Austrália e no centro da cidade está uma temperatura agradável durante o dia. No entanto, à noite as temperaturas caem, no estilo de Namíbia.

O caminho que atravessa a base de Uluru tem quase 11 km de extensão e dura cerca de três horas e meia. É completamente plano, por isso não tem dificuldade. Começamos a passear na área de Warayuki. Aliás, Uluru é um lugar sagrado para os aborígines e, em algumas áreas, você não pode tirar fotos.

Embora o homem branco tenha posto os pés em Uluru no século 19 (Ernest Giles, 1872), para os aborígines é um lugar de significado especial desde o início dos tempos. Para o povo de Anangu, a enorme rocha foi criada por seres ancestrais e as cavernas que podem ser vistas na rocha representam esses espíritos. Os Anangu têm duas línguas diferentes: Yankunytjatjara e Pitjantjatjara.

Os 45 minutos se passaram e, como Reid não apareceu, continuamos andando, pensando que os que ele tinha que pegar de Sydney chegariam tarde. Então, continuamos ao longo do caminho até chegarmos a Kapi Mutitjulu, uma fonte de água (kapi) emanando da base de Uluru. Esta primavera é sagrada, um lugar onde o respeito é solicitado durante a visita.

Perto está o Kulpi Mutijulu, uma caverna na qual os clãs da família Anangu acamparam por gerações. Tradicionalmente, os homens envolvidos na caça e as mulheres cuidavam das crianças e coletavam frutas dos arbustos (mai) Durante a noite, foram contadas histórias ao redor do fogo, deram lições e lições às crianças e pintaram murais sobre a rocha. Ainda hoje, a tradição é passada de pais para filhos por via oral e é por isso que há muito pouca informação escrita sobre a cultura aborígine da região.

A lenda de Kuniya e Liru

Minyma Kuniya, a mulher Python, veio do leste, perto de Erldunda. Ele sentiu uma sensação ruim no estômago e sabia que algo ruim estava acontecendo. Ele deve ir para Uluru. Kinya criou a Inma (cerimônia) para unir todos os seus ovos. Ele os levou para Uluru em um anel em volta do pescoço e os deixou em Kuniya Piti.

Enquanto isso, o sobrinho de Kuniya também veio a Uluru do lado oposto. Um bando de liru men (cobra venenosa) o perseguia de um lugar perto de Kata Tjuta. Ele havia violado as leis em suas terras e tinha a missão de puni-lo.