Ásia

Excursão a Tsumago, Magome e a rota Nakasendo

Estávamos em Takayama e o alarme tocou em breve, como de costume neste feriado, mas nesse momento os madrugadores começaram a pesar. Ainda estava quase todo mundo dormindo no templo e fazia muito frio fora do futon. Correndo, saímos do futon, nos vestimos e fomos para a estação de trem para ir a Tsumago. Havia muita neblina e, na época, muitos estudantes estavam indo para o instituto. No caminho para a estação, paramos em uma lanchonete para tomar café com leite e torradas. O tamanho do pão no Japão é muito maior do que aqui, existem vários tamanhos, mas o que eu comi era gordo como três fatias de pão espanhol

Com uma torrada japonesa, você come meio pacote de pão espanhol.

Indo de Takayama para Tsumago não é aconselhável. Basicamente, porque embora pareçam estar próximos, é preciso atravessar as montanhas. No entanto, existem várias maneiras de percorrer: você pode intercalar vários trens internos ou pegar o trem expresso para Nagoya e pegar um trem expresso para Nakatsugawa. Como queríamos fazer a estrada de Tsumago para Magome, em Nakatsugawa, pegamos o trem para Nagiso, porque naquele dia não havia trem direto.

Uma vez em Nagiso, pegamos o ônibus que leva você a Tsumago (500 ¥). E chegamos às 13h, cinco horas depois de deixar Takayama. Tsumago é uma das aldeias posta que tinha a rota Nakasendo (antiga rota que ligava Tóquio e Kyoto através das montanhas). A graça dessa rota é que ela permaneceu como na era feudal, com a estrada bem preservada e as casas antigas localizadas ao lado da estrada. Até os fios da luz ficaram abaixo do solo para não perder o charme.

Tsumago... e seu famoso cavalo de palha

A primeira coisa que fizemos foi comer em um restaurante soba (macarrão) que ficava no meio da rua. Comemos alguns sobas quentes sobre uma mesa em um tatame e, para ser um local turístico, não era caro (¥ 1.000). Às duas da tarde saímos para começar a estrada. Estava cheio de turistas japoneses que haviam chegado de ônibus à cidade.

A cidade estava cheia de lojas de souvenirs e algumas casas podiam ser visitadas. Como já era tarde, começamos a marcha olhando rapidamente para as casas sem parar muito nelas. No final da cidade, havia o escritório de informações turísticas e estava vazio, mas vi uma placa que alugava sinos por ¥ 1.500 para espantar os ursos que estavam na área (!).

Máscaras de uma loja de souvenirs de Tsumago

Quando saímos da cidade, conheci um francês que me perguntou onde ficava o posto de turismo. Fui carregado com uma mochila e uma barraca e perguntei quanto tempo levou para abrir o caminho. Ele me disse entre duas e três horas, mas que havia descido a montanha e se divertido muito. Quando lhe perguntei se ele se deparara com um urso, ele me disse que não, mas que dormira à noite em sua tenda e que ouvira barulhos de animais selvagens e que não havia saído para ver o que era ...

Quando estávamos saindo de Tsumago, vi uma senhora idosa ao lado de uma árvore de caqui e ela me disse que era o produto típico da região e que eu tirei uma foto. Antes de tanta insistência, consegui e continuei a marcha.

Os kakis são uma fruta típica da região.

A estrada está muito bem preservada, mas há alguns trechos onde ela se cruza com a estrada que não foram apenas bem indicadas e não sabem por onde continuar. No entanto, aquele em que você para de olhar imediatamente encontra o caminho.

Quando deixamos Tsumago para trás, cruzávamos muitas pessoas que já estavam terminando a estrada. Foi muito bom cumprimentar todos quando você cruzou (Konnichiwa! / Olá!), Mas então percebi que todo mundo estava vindo e ninguém estava deixando Tsumago além de nós. Preocupados com o fato de estarmos na estrada à noite, começamos a andar mais rápido. Quando tínhamos dois quilômetros (a rota tem oito), encontramos alguns americanos e perguntamos como eles o carregavam e se a estrada era difícil. Disseram-nos que, no nosso sentido, eram 6 quilômetros de subida e 2 de descida, de modo que a estrada seria mais difícil do que eu pensava.

No início da estrada, atravessamos este rio.

No meio do caminho, encontramos uma cachoeira muito agradável, onde paramos para descansar por cinco minutos. A rota de Nakasendo é linda, cheia de árvores altas e, como não havia ninguém na estrada, (desde que estávamos indo sozinhos), havia uma incrível calma e tranquilidade.

Devo admitir que estamos muito felizes, porque começamos a andar sem carregar água, lanterna ou na de na. Com o que eu pensava, se algo acontecesse conosco, seríamos jogados fora (!). Por sorte, na mochila, carregava uma sacola com salsichas e queijos que havia comprado para meu amigo Mo. Pelo menos teríamos que comer ou jogá-la nos ursos!