Ásia

Excursão a Takayama e Shirakawa-go

Levantamos às 6h45 para pegar o trem-bala em direção a Nagoya às 7h35 e lá o trem rápido para Takayama, que chegou às 10h52. O trem que vai de Nagoya a Takayama passa pelo rio Shirakawa e entre as densas montanhas. Quando estávamos no meio do caminho, as folhas das árvores começaram a ficar mais vermelhas, até chegarem a uma explosão de vermelhos, amarelos, laranjas e verdes, como se fossem pinceladas de uma pintura impressionista. Finalmente pudemos ver o Koyo!

As cores do outono no Japão, a caminho de Shirakawa-go.

Às 10h02, chegamos à estação Takayama, e a primeira coisa que fizemos foi ir à estação de ônibus do lado esquerdo, comprar as passagens de ônibus para ir a Shirakawa-go e também deixar as mochilas em uma bilheteria (300 ¥). Estranhamente para a organização japonesa, às 10h50, um ônibus partiu para Shirakawa-go, quando um trem chegava às 10h52 (Takayama não é um passe expresso a cada 10 minutos). Não sei por que eles não pensaram em adiar o horário do ônibus em 10 minutos para que todos pudessem pegá-lo. De qualquer forma, como o próximo ônibus partiu uma hora depois, e também não pôde reservar um assento, tivemos que ficar uma hora na fila, não era para ser preenchido e não conseguimos pegá-lo.

A viagem de Takayama a Shirakawa dura cerca de 50 minutos (ida e volta, 4.300 ¥) e, ao longo do caminho, podemos continuar apreciando as cores da montanha.

Ponte de suspensão de cimento de Shirakawa-vá.

Shirakawa-go é uma cidade declarada patrimônio mundial e está repleta de casas de estilo “gassho-zukuri” famosas por seus telhados de colmo. De fato, as casas estavam espalhadas por toda a área, mas foram agrupadas para melhor conservação.

Shirakawa-go não me decepcionou. Era ainda mais bonito do que eu esperava. O verde do prado, o vermelho das árvores e a luz do sol eram um espetáculo. Entramos para visitar uma das casas (500 ¥), que são de madeira por dentro e três andares. Muitas das casas são ryokanes tradicionais e você pode dormir nelas. Fiquei com raiva só de ter algumas horas para visitar a área (chegar lá não é fácil e também o transporte público não acontece com muita frequência), porque não podíamos ir ao museu ao ar livre. Da próxima vez, vou ficar em um deles!

Casas tradicionais «gassho-zukuri»Atenção aos detalhes dos rostos do espantalho,
As características do rosto são escritas com hiraganas.

Às duas pegamos o ônibus de volta porque queríamos visitar Takayama antes que escurecesse. Chegamos às 15h e caminhamos até o bairro de Sannomachi. Takayama é conhecida como a pequena Quioto, mas na verdade só tem três ruas tradicionais cheias de lojas de souvenirs, de “Saru-bobo” e destilarias de saquê, o que eu mais gosto nessas ruas é a calha de água que corre Nas calçadas. Eu já tinha estado em Takayama na minha viagem anterior, mas como aqui o ônibus partiu para Shirakawa, aproveitamos a oportunidade para vê-lo. Talvez seja melhor visitar Takayama antes de Kyoto, porque dessa forma você tem uma pequena introdução e ela não o conhece muito.

Uma das três ruas típicas de Takayama,
É muito bonito, mas há apenas o que você vê.

Aproveite também para comprar um Saru-bobo, lembrança tradicional de Takayama. Saru-bobo é um bebê macaco que traz sorte. Em princípio, foi projetado para mulheres grávidas e bebês, mas com o tempo foi feito de várias cores para cada causa (saúde, trânsito, amor ...).

Sarubobo é o tradicional talismã do vale do Kiso.

Às 16:30, estava escuro, e todas as lojas fecharam, então fomos dar uma volta até Takayama Jinya e depois fomos procurar um lugar para comer, mas como já era tarde ou muito cedo, não encontramos nenhum restaurante. Dando uma volta, chegamos a uma lanchonete onde tomamos uma bebida quente, porque, à noite, Takayama fazia jus ao seu nome (montanha alta), fazendo um tremendo frio.