Ásia

Quatro dias em Nagano e arredores: entre onsen, monetes e samurai

Depois de passar dois dias em Kanazawa, voltamos ao trem para continuar a Rota de 18 dias pelo Japão. Demorou pouco mais de uma hora de trem-bala para chegar Nagano onde gastaríamos quatro dias Visitando a área.

Esta pequena cidade japonesa é a capital da prefeitura de Nagano e sediou os Jogos Olímpicos de Inverno em 1998. Mas mais sobre o assunto samurai, Posso dizer que a prefeitura de Nagano foi a província de shinano Na Idade Média, e aqui, ao norte da província, é onde acontecem as batalhas entre dois samurais míticos e muito famosos que disputam o controle da área: Uesugi Kenshin e Takeda Shingen. Mais tarde, a área foi controlada pelo Clã Sanada, o clã ao qual pertencia um dos samurais mais amados do Japão: Sanada Yukimura, e você ainda pode ver algumas fortalezas e mansões dos Sanadas por aqui. Mas nem tudo é samurai em Nagano, também existem belas aldeias de montanha, museus e fontes termais.

Este foi o nosso itinerário durante o Quatro dias em Nagano e arredores:

Dia 1: Chegue em Nagano, visite o Mosteiro Zenko-ji e treinar Shibu Onsen (Yamanouchi para).
Dia 2: Visita a Parque Jigokudani e volte para Shibu Onsen. Visita a Shibu Onsen.
Dia 3: Trem para Obuse e visite museu Hokusai. Trem para Nagano, visite o residência do Sanada e ele Castelo de Matsushiro (noite em Nagano)
Dia 4: Treinar Ueda, visite a fortaleza do Sanada. Trem para a fortaleza montanhosa de Aratojo (noite em Matsumoto)

O primeiro dia em que chegamos Nagano de manhã. Deixamos nossas malas em algumas bilheterias da estação e saímos em busca de Mosteiro Zenko-ji. Este mosteiro budista é um dos mais antigos do Japão, desde que foi fundado no século VII, mesmo antes de essa religião ser dividida em várias escolas de pensamento japonesas. É um destino de peregrinação para os fiéis e também é a principal atração turística da cidade de Nagano, que originalmente cresceu ao redor do templo. Dizem que a estátua de Buda que abriga o templo, que é mantida escondida dos visitantes, é a primeira estátua budista que chegou ao Japão.

O Estação Nagano Ele se conecta ao mosteiro por uma rua principal com muitas lojas. Lembro que uma que tinha espadas ninjas de brinquedo e outras bobagens como essa chamou nossa atenção, e eu não pude deixar de comprar alguns shurikens de plástico (jogando armas na forma de uma estrela). Ao chegar ao mosteiro, percebemos que era enorme por causa da quantidade de edifícios anexos que o tornam um complexo budista bastante grande. Por exemplo, à direita da entrada do recinto, existem dois becos com casas pequenas que pertencem às pessoas ricas que as mantêm aqui para permanecer nelas quando participam das cerimônias do mosteiro.

Então você vai em frente e chega à grande praça antes do portão enorme Sanmon. Aqui estão as lojas de souvenirs e as grandes estátuas do seis Jizo, a bodhisattva encarrega-se de salvar as almas que por seus atos reencarnam no inferno. À esquerda, há uma ponte de pedra que leva a outra seção do mosteiro. De um lado da ponte há um lago com tartarugas, que simbolizam a longa vida, e do outro, um lago com flores de lótus, que simbolizam o ciclo budista de nascimento, reencarnação e iluminação, uma vez que o lótus é uma planta que nasce no Lama escura e floresce na superfície sob a luz solar.

Passeando por esta seção do outro lado da ponte, longe da agitação dos visitantes, vimos várias estátuas de ouro com oferendas de flores que não conseguimos reconhecer. Um dos trabalhadores do templo, vendo-nos um pouco perdidos, se aproximou de nós e nos disse em inglês que a estátua e o templo atrás eram uma homenagem ao Buda patrono de mães e pais que perderam filhos. Muito obrigado por nos contar todos esses e outros detalhes.

Continuamos caminhando até chegarmos ao templo principal e entrarmos. Em frente à área de ofertas, há uma estátua de madeira muito gasta. Este é Binzuru, um médico que seguiu o histórico Buda Siddharta Gautama. Os fiéis tocam a cabeça da estátua para se protegerem ou se curarem de doenças.

Saímos pela porta direita e atravessamos um pequeno jardim. Depois voltamos ao centro de Nagano e comemos o menu do meio-dia em um restaurante perto da estação: Unagi-don, tigela de arroz com enguia.

Então pegamos o trem na direção de Yamanouchi para ir Shibu Onsen. Este trem tem a cabine do motorista no andar superior, então, como quase ninguém subiu, poderíamos sentar no primeiro carro, na frente de tudo, e ver os trilhos e a paisagem através de grandes janelas no nariz do trem. Dois neozelandeses estavam do nosso lado, mãe e filha, que também estavam indo para a mesma cidade e com quem estávamos conversando um pouco.

Ao chegar na estação de destino, os albergues estavam esperando por nós para nos levar lá em sua van. Chegamos a ryokan Koishiya E eu adorei. A equipe é muito jovem e amigável. Isabel conversava um pouco com o motorista, por exemplo, que ficou surpreso quando lhe disse que estava estudando japonês e a encorajou a continuar e não desistir. Em todo o ryokan, vimos trilhas que indicavam que, nesta pequena vila entre montanhas, deveria nevar muito no inverno. Por exemplo, na sala espaçosa havia cobertores muito grossos e na sala de estar no térreo havia um kotatsu, um braseiro de estilo japonês para manter as pernas quentes. Lá fora estava começando a chover.

Ao conversar com a equipe do ryokan, descobrimos que eles tinham um pacto com um Ryoka Yorozuya da cidade que incluía um onsen muito importante (fontes termais). Portanto, não duvidamos nem um segundo e nos inscrevemos na excursão diária para mergulhar em suas águas. A equipe do ryokan leva você até lá na van e o pega depois de uma hora. Tudo muito prático.

O onsen em si é ótimo, muito aconchegante e muito especial. Especialmente a seção feminina, que é muito mais bonita que a masculina (pelo que Isabel me disse). Após o banho relaxante, tomamos uma boa sopa de macarrão chinês (ramen) em um pequeno restaurante muito perto do ryokan e fomos dormir muito felizes.

Yorozuya onsen (foto do site do hotel)

No dia seguinte, nos inscrevemos na excursão às 8h para ir ao Fontes termais de Jigokudani. A equipe do hotel nos levou até a entrada em sua van. Essas fontes termais estão em um parque natural entre as montanhas e não são realmente para tomar banho, mas para ver como os macacos que chegam a elas se banham. Da entrada, você deve percorrer 1,6 km ao longo de um caminho arborizado, onde você aprenderá detalhes sobre os macacos em vários painéis explicativos.

No final, você chega às lagoas de água quente, onde vê os monetes se banharem. E sim, eles são realmente engraçados. No inverno, quando tudo está nevando em torno das fontes termais, deve ser ainda mais bonito do que na primavera, mas ainda assim tiramos quatrocentas mil fotos dos macacos relaxando na água. Vimos até pequenos monetes transportados nas costas de suas mães para ir ao banheiro diário. Um macaco adormeceu pacificamente em uma das pedras circundantes, cercada pelo vapor da água termal.

Quando nos cansamos de observar os macacos, voltamos para a vila. Então nós andamos um pouco pelos becos. Realmente não há muito para ver, porque a maioria das pessoas que vão Shibu Onsen é ver o Macacos Jigokudani ou ir a um spa na área. Enfim, andamos em silêncio e em uma pequena loja descobrimos que experimentamos os doces locais, que eram muito bons.

À tarde, rodamos na sala ryokan até a hora da excursão ao spa Chachi. Subimos de volta à van e voltamos para tomar um banho agradável nas fontes termais. Se você deseja conhecer as regras básicas de etiqueta que você deve seguir a todo custo para desfrutar de um onsen japonês, verifique esta entrada. Depois do jantar no ryokan e conversando um pouco com os neozelandeses, fomos para a cama e dormimos como um tronco.

Na manhã seguinte, enviamos nossas malas do ryokan para Matsumoto e nos despedimos de Shibu Onsen. Voltamos à estação de trem para retornar a Nagano. No entanto, no caminho em que paramos no Obuse cidade. É aqui que os famosos vivem vários anos Artista de Hokusai e há um museu em sua homenagem que queríamos visitar. Katsushika Hokusai Ele era um pintor de gravuras japonesas (ukiyo-e) famoso em todo o mundo, especialmente por sua série de gravuras intitulada: 36 vistas do Monte Fuji. A gravura mais famosa do mundo desta série é a da gravura Grande onda de Kanagawa, que hoje se tornou praticamente um emblema do Japão.

No museu pudemos ver as fases de produção dessa famosa gravura, além de todas as outras desse artista. Também pudemos ver reproduções de uma de suas obras-primas que ele pintou em Obuse: as pinturas no teto de dois carros alegóricos de procissão, onde uma fênix e um dragão podem ser vistos. É um museu muito menor do que eu esperava, mas também muito moderno.

Depois, caminhamos um pouco pela cidade de Obuse e vimos uma sorveteria vendendo sorvete de castanha e outros doces. Isabel não resistiu e descobrimos que eram muito boas.

Mais tarde, voltamos ao trem para retornar ao Nagano. Mais uma vez na estação JR em Nagano, pegamos o ônibus para Matsushiro. Neste subúrbio, a apenas 30 minutos do centro da cidade, o Castelo de Matsushiro. Bem, os japoneses chamam tudo de "castelo", mas isso é uma fortaleza ou um forte. Mas antes de irmos para o «castelo», e como já era meio-dia, paramos para comer em um restaurante. Apesar de serem abril, eles tinham muitos pratos com castanhas. Comemos o cardápio do dia e um dos pratos consistia em arroz com castanhas assadas.

Vídeo: Kinkakuji Kyoto's Golden Temple in Japan (Setembro 2020).