Diários de viagem

Caminho de Santiago Francés: de Cee a Cabo Finisterra (etapa extra)

Depois de terminar o Caminho Francês de Santiago nós decidimos fazer um extensão até o final de Finisterra. De Santiago a Finisterra, existem quase 90 quilômetros que podem ser percorridos em quatro ou cinco dias de travessia. Como não tivemos esse tempo, decidimos fazer apenas a última etapa: de Cee ao cabo Finisterra em um dia.

Como ir de Santiago de Compostela a Cee

A companhia Mombus tem ônibus que conectam as duas cidades em duas horas. Na alta temporada (de maio a outubro), há ônibus diretos, que levam uma hora e quinze. No entanto, como eles não têm horário fixo, é melhor perguntar se haverá um naquele dia. Os bilhetes são comprados na estação ou no mesmo ônibus (não há venda on-line) e custam 9,15 €. Nós pegamos o ônibus das 9 horas e chegamos às 11 horas.

Envie a mochila de Cee para Santiago

Existem várias empresas que cobrem este serviço: Jacotrans, Loncho e Maneira confortável. A entrega da mochila varia entre € 6 e € 4. Você deve contratar o serviço com antecedência para efetuar o pagamento e ser informado sobre onde deve deixar a mochila em Cee.

Itinerário de Cee para Finisterre

Quando chegamos à Cee às 11h, deixamos nossas mochilas no ponto combinado e fomos comprar água e algo para comer na padaria do Carrefour Market. Compramos uma fatia de torta de atum (€ 1,20) e uma fatia de torta de Santiago (€ 1,20).

Nós passamos Praia Cee cerca de dez minutos até chegar à cidade de Corcubion. Lá encontramos um sinal que nos dizia que esse trecho da estrada poderia ser paralelo ao mar (estrada costeira) ou dentro (estrada medieval) Em Cee, é recomendável levar o medieval, que, embora tivesse subidas mais íngremes, era mais bonito e autêntico. Então seguimos esse caminho.

Nós passamos pelo cidade velha de Corcubión, cheios de prédios charmosos, passamos por algumas igrejas, mas elas estavam fechadas, então não pudemos selar a credencial. Uma grande seta amarela na parede indicava que deveríamos seguir o caminho que atravessava a montanha e começamos uma pequena subida. Chegamos ao topo da colina e dali pudemos ver Corcubión e o mar, mas o farol do cabo Finisterra ainda não estava à vista.

A partir daí, começamos a descida. Ao contrário dos que fizemos no Maneira francesa nesta fase teve muitos mais altos e baixos, o que a fez um pouco mais quebradora de pernas. Também é preciso dizer que aquele foi o dia caminhar me deixou mais pesado: Eu acho que o 28km do dia anterior e as quase duas horas de fila no escritório de atenção do peregrino, eles me deixaram k.o. Então, eu estava andando a uma taxa muito menor do que nos outros dias.

Passagem Estorde entramos em um caminho coberto de vassouras em flor, uma explosão de amarelo que se destacava ainda mais com o azul do mar ao fundo. Continuamos ao longo da costa até chegarmos uma descida muito íngreme, daqueles que destroem as pernas e os dedos dos pés.