Europa

Guia rodoviário francês: de Sarria a Santiago de Compostela

Em maio de 2018 eu fiz o Caminho de Santiago. Desta vez, fizemos o caminho clássico por excelência: o último trecho do Caminho Francês: de Sarria a Santiago de Compostela. Uma viagem que compartilhei com minha amiga Sonia, com quem havia viajado Kumano Kodo no Japão. Neste guia, detalho todas as etapas a seguir: itinerárioo vezes e ele alojamento no caminho de Santiago. Já lhe digo que não era o "caminho dos peregrinos", já que dormimos em salas privadas, enviamos nossas mochilas e acabamos spa em Finisterra. Um itinerário para desfrutar desta experiência única e maravilhosa de uma maneira um pouco relaxada.

Dia 0: trem noturno de Barcelona a Sarria
Dia 1: Sarria para Rente (5,3 km)
Dia 2: Aluguel para Gonzar (24,7 km)
Dia 3: Gonzar para Palas de Rei (16,5 km)
Dia 4: Palas de Rei para Castañeda (24,3 km)
Dia 5: Castañeda a Salceda (15,3 km)
Dia 6: Salceda a Santiago (27,5 km)
Dia 7: Cee até Finisterre (18 km)
Dia 8: Finisterra e voo para Barcelona

Como ir de Barcelona a Sarria

Nós que moramos em Barcelona é muito fácil, pois existe uma hotel de trem Ele conecta as duas cidades. Parte às 20: 20h da estação de Sants e chega a Sarria às 9h. Existem duas categorias: poltrona de grande conforto e dorminhoco. A poltrona de grande conforto, se comprada com o tempo (os ingressos estão à venda três meses antes) custa 28 euros, mas pagamos 56,70 euros.

Envie a mochila pelo Caminho Francês

Ao contrário de quando fizemos o Maneira portuguesa, desta vez, escolhemos enviar as mochilas. Existem inúmeras empresas de mochila no caminho. Você pode contratar o serviço uma vez lá e todos cobram o mesmo, mais ou menos. Preferimos contratá-lo antes de partir, pois queríamos enviar a mala assim que saíssemos do trem em Sarria. Contratamos os serviços da Jacotrans, porque eles também foram um dos poucos que cobriram a entrega da Cee à Finisterre. O preço é de € 6 por mochila / estágio e a mochila não pode pesar mais de 10 kg. No caminho, você encontrará empresas de transporte a preços mais baratos (€ 3 ou € 3,5 e Correos envia por € 4 / estágio). A reserva deve ser feita no dia anterior e a mochila será retirada às 8h. Uma vez em Cee, descobrimos duas empresas para enviar a mochila para Finisterre: Loncho e Camino Comfortable.

Que mochila levar para o Caminho de Santiago

Se você decidir leve com a mochila Lembre-se de que ele não deve pesar mais de 10% do seu peso corporal. Para se ter uma idéia, no Caminho Português carreguei uma mochila de 25 l e Xavier uma 40. Dessa vez, ao enviar a mochila, carregava uma maior: 40 le coloquei um sapato e roupas de reposição por 3 dias.

Cuidados com os pés na estrada

A questão do cuidado com os pés é muito particular e cada pessoa é um mundo. Portanto, o fundamental é observar ao longo do Caminho como os pés reagem aos quilômetros acumulados e agem de acordo com as necessidades de cada um, com algumas orientações simples e de acordo com a sua própria experiência.

Antes de caminhar

Você precisa preparar bem o pé, borrando-o com creme hidratante (Barco azul Nivea, vaselina) ou óleo (Mephentol).

Durante o estágio

É muito importante levar uma meia adequada, que não é muito grande para evitar rugas, pois isso aumenta o atrito e o risco de escoriações. Nas paradas, verifique se não há rugas, pedras ou areia dentro do calçado.

Nas áreas em que alguém apareceu vermelhidão, antes de iniciar e durante o estágio, você pode usar o Cutimed ou o bastão de proteção (existem várias marcas) que cria um filme protetor para impedir que ele se torne um blister.

No final do estágio

No final do estágio e após o banho, é importante seque bem os pés e carregar calçado escreva chinelos, sandálias de trekking ou sandálias de trekking para o pé respirar e, caso saia blister, seque.

E se houver bolha, quando você terminar o estágio e depois de lavar e secar bem o pé, poderá levar alguns agulha e faça um pequeno buraco para liberar o líquido. A pele nunca deve ser arrancada! Sempre use iodo desinfetar bem e secar e tentar deixar a ferida ao ar livre o maior tempo possível sem colocar pensos tipo Compeed, fita adesiva ou outros. Use-os apenas durante o estágio, quando usar o calçado comum para evitar que a ferida esfregue e seja infectada.

Finalmente, o conselho mais importante que eles nos deram durante esse Caminho: o HIDRATAÇÃO. Antes, durante e depois do estágio, tanto fora (cremes) quanto principalmente dentro (água). É necessário beber no dia pelo menos duas vezes o que você normalmente bebe, e um mínimo de 2 ou 3 litros de água por dia. Isso impedirá o aparecimento de bolhas irritantes. Também é recomendado use pelo menos 2 vezes ao dia um pouco de creme hidratante para os pésNo nosso caso, o creme Nivea, o do barco azul, o de uma vida, funcionou muito bem antes de começar o estágio e depois do banho. Antes de iniciar o estágio e durante o mesmo aplicamos o Mepemtol.

Ele calçado, como você sabe, deve ser usado, nunca use sapatos não utilizados. O tipo de calçado e quantos pares usar é uma escolha pessoal, mas nossa recomendação é calçado baixo (deixe as botas altas para montanhismo). Quando enviamos a mochila, temos dois sapatos para caminhada: o Merell que eu usei no Caminho de Santiago Português, que são verão e o pé transpira muito com eles, e a face norte de Goretex que eu usei no Kumano Kodo, caso tenhamos dias chuvosos. No final, não choveu e fazia calor, então usei o Merrell. No final do estágio, deixamos nossos pés respirarem com algum chinelos.

Onde obter a credencial de peregrino em Sarria

É creditado que o caminho de Santiago ao andar a pé ou a cavalo os últimos 100 km, de bicicleta nos últimos 200 km ou 100 milhas náuticas e percorrendo os últimos quilômetros a pé até a catedral de Santiago. A acreditação deve ter pelo menos dois selos por dia que credenciam a etapa com a data correspondente. Os selos das igrejas são válidos a partir de alojamentos, hotéis etc.

O credencial do peregrino, onde os carimbos são colocados, podem ser obtidos em albergues, hotéis e igrejas da cidade. Compramos o credenciamento no Matias Locanda por € 2,5, mas também o vendemos na Igreja de El Salvador por € 2, que abre às 11 horas. Além disso, eu carregava a credencial dupla que usei no Kumano Kodo. Apenas um é necessário, mas eu estava animado para selar os dois.

Dia 1: de Sarria a Rente (5,3 km)

O trem noturno chegou a Sarria às 9: 10h. A primeira coisa que fizemos foi deixar mochilas no ponto de embarque combinado e vá para o café da manhã. Tomamos café da manhã perto da estação, no Café Polo. Sanduíche misto (€ 1,5), suco de laranja fresco (€ 2,20) e café com leite (€ 1). Depois fomos ao Padaria Pallares, uma instituição inteira em Sarria. Data de 1876 e tem um museu do pão ao lado. Compramos 1/4 de torta de carne, 1/4 de torta de atum (€ 4,5) e alguns doces (6 unidades, € 3).

Visitamos a cidade de Sarria, começando com o igreja de Santa Mariña de Sarria onde queríamos comprar a credencial, mas ela só abre à tarde. Fomos para o Centro histórico da cidade. Na Casa del Consello é o escritório de Turismo, mas não está aberto no fim de semana. Depois fomos ao Igreja do Salvador e lá eles nos informaram sobre o horário de funcionamento das principais igrejas do Caminho.

Em frente ao Igreja do Salvador esta é Castelo de Sarria, mas o acesso foi fechado e não pudemos visitá-lo. Visto o sucesso, começamos o Caminho sem mais.

Quando saímos da igreja e quando subimos a colina, encontramos o Travessia de Salvador, continuamos mais alguns metros até chegarmos ao Mosteiro de Madalena. Você pode visitar o claustro (das 10h às 13h e das 17h às 19h) ligando para a campainha. O claustro é muito bonito e merece uma parada. Em frente ao mosteiro é o cemitério, e da esquina segue o
Caminho para Santiago. A partir desse ponto, não há bar nos próximos 4 quilômetros.

Este mini estágio é muito bonito, quase tudo passa por florestas e pequenas aldeias. E na maioria das vezes o terreno era bastante plano. Deixando Sarria atravessamos a Ponte de Aspera.

Em Barbudo Encontramos várias acomodações, vimos as Hostel Casa Barbadelo Tinha um bar e piscina, para o qual voltávamos à tarde para uma bebida. Nos arredores de Barbadelo é o Igreja de Santiago. Isso só abre quando o pastor vai, não tem um horário fixo. Felizmente, naquele momento, o vizinho que tinha a chave saiu e nos abriu. A capela é pequena, mas tem muito charme.

De Barbadelo para Alugar Demos uma curta caminhada em uma estrada secundária pouco percorrida entre prados e pastagens.

Onde dormir em Rente

Um pouco depois do meio dia, chegamos ao nosso alojamento: Casa Nova de Rente. Uma casa rural localizada na pequena cidade de Alugar. O quarto duplo com banheiro compartilhado custa US $ 31. Recomendamos que você jante lá, que é servido a partir das 19h. O menu de dois pratos, sobremesa e bebida custa 10 €. Comida caseira e deliciosa. Recomendamos caldo, vitela e requeijão galegos. O café da manhã completo é de € 4 por pessoa.

Etapa 1: de Sarria a Rente (5,3 km)

Estação Sarria: 9: 10h
Cruceiro Salvador 11: 30h (início da estrada)
Km 112,44 -12: 08h
Km 111.57 - 12:25
Km 110 - 12: 35h Barbadelo
Km 109.95 -12: 47h Igreja de Santiago Barbadelo (aberta quando o pastor estiver)
Km 109.59 -13: 05h
Km 109,13 -13: 11h Aluguel
Km 108,84 - 13: 17h Casa Nova Rente

Dia 2: de Rente a Gonzar (24,7 km)

Esta foi a primeira etapa longa que fizemos. Nós acordamos às 7 da manhã para tomar café da manhã às 7:30 da manhã, quando o café da manhã começa às Casa Nova de Rente. O café da manhã é composto por suco de laranja fresco, torradas, café e doces.

Deixamos as mochilas preparadas na recepção para enviá-las para nosso próximo alojamento e começar a estrada a partir do quilômetro 108.84. A manhã se levantou coberta de nevoeiro e com oito graus de temperatura. A previsão do tempo era um dia ensolarado, com máximas de 24 graus. A primeira seção da estrada foi muito agradável, passamos por distritos e grande parte da estrada passou por florestas cobertas de nevoeiro que davam muito misticismo.

Continuamos por Morgade e passamos por uma bela capela aos pés do Caminho, mas estava fechada. Às dez da manhã, no quilômetro 102, uma senhora abriu o portão de sua casa para vender queijo e doces caseiros em troca de uma doação. Nós comemos alguns donuts e alguns donuts, super bom!

Às 10:22 chegamos à base do quilômetro 100, um marco no caminho. Infelizmente, a base estava cheia de grafites com inscrições, pedras, etc. E fiquei soberanamente indignado com a pouca consideração e o incivismo de alguns peregrinos.

Às 11 fizemos uma parada técnica no bar Mercadoiro tomar uma bebida (Coca-Cola € 2) e ir ao banheiro. Aproveitamos a oportunidade para colocar um pouco de Mepemtol nos pés e tirar a areia que havia entrado no calçado. O bar era muito agradável e o banheiro era super limpo, mas era um pouco caro pelos preços de Camino.

Alguns minutos depois, encontramos um cavalheiro carinhoso de sessenta anos que voltava de pastar as vacas, com a enxada no ombro. Senhor. Os bigodes, como ele disse chamá-lo, ficaram felizes em ouvir alguém falando em espanhol. A verdade é que em maio a maioria dos peregrinos eram estrangeiros (americanos, italianos, japoneses etc.).

Diminuímos a velocidade ao caminhar ao lado do sr. Bigodes, conversando. Quando chegamos a Vilacháonde ele morava, ele recomendou o melhor lugar para Portomarín para comer.

Trinta minutos depois, atravessamos o rio Minho e entramos Portomarín. Portomarín é uma cidade principal, onde muitos peregrinos terminam o estágio do dia. Portanto, existem muitas acomodações e restaurantes. Fomos à igreja para tentar obter o selo. Mas chegamos às 12h45 e eles estavam fazendo missa, então você não poderia visitá-lo. Reabriu às 16h, então desistimos.

Fomos a ele Restaurante Casa Pérez que tínhamos recomendado o sr. Bigodes Como não sabíamos onde ele caiu, perguntamos a um guarda civil: "É claro que eu o conheço, ele come muito bem lá". Duvidamos entre o menu de peregrinos (9 €) ou pedimos uma ração para não nos divertir muito. No final, optamos por um ração de polvo (€ 12) e dois copos de albariño (€ 2,20 / xícara). O polvo estava delicioso, o melhor que eu já comi até hoje. No terraço, conversamos com alguns peregrinos de Granada que haviam acabado de se aposentar e estavam fazendo o Caminho.

Saímos de Portomarín às 13:30, era um sol brilhante e uma temperatura bastante alta para ser maio. 8km restantes até Gonzar e esse trecho foi muito entediante. Andamos por uma hora pela estrada sem sombra de sombra e, quando chegamos Toixibo, entramos com a má sorte de queimar a floresta. Essas duas horas foram intensificadas pelo calor e pela falta de sombra.

Chegamos às 15:30 Gonzar, uma cidade pequena com mais vacas do que casas. Nesta viagem, procurávamos a Galiza rural, mas se esse não for o seu caso, é melhor ficar em Portomarín.

Onde dormir em Gonzar

Ficamos no Casa Garcia, um albergue que também possui quartos duplos com banheiro compartilhado (€ 35). Serve o menu do peregrino (10 €), embora a comida seja mais batalha. Aberto da Páscoa e até outubro. Ligue por telefone para reservar (+34) 982 157 842. O café da manhã é servido depois das 6h e consiste em torradas (ou muffins) com café com leite, tudo por 3 €. Eles abrem da Páscoa e até novembro.

Dia 2: de Rente a Gonzar (24,7 km)

108,84 km- 8: 25h Casa Nova Rente (partida)
106,85 km - 8: 51h Molino de Marzan (bar)
105,31 km - 9: 10h
95,65 km - 11: 37h
93,74 km - 12: 09h
92,23 km - 12: 31h Portomarín
13: 00h Casa Pérez, parada técnica (polvo)
13: 35h partida Portomarín
88,87 km - 14: 19h
87,16 km - 14: 41h Toixibo
85.46 km -15: 03h Gonzar
84,64 km - 15: 14h
84 km 15: 22h Casa García Hostel

Dia 3: de Gonzar a Palas de Rey (16,5 km)

Esse dia teve um estágio mais curto do que o dia anterior, mas ainda nos levantamos em breve. De manhã, você quer andar mais e as paisagens cheias de neblina são mágicas.

Deixamos o Garcia house hostel às sete e meia da manhã, já tomando café da manhã. Começamos o dia no quilômetro 84. Caminhamos alguns quilômetros entre florestas cobertas de nebuloso. Logo, a estrada começou a subir, não era uma inclinação muito acentuada, mas era uma constante ao longo do dia.

Chegando ao quilômetro 82, encontramos um sinal que indicava que alguns metros adiante estava o castromaior castro, um dos sítios arqueológicos mais importantes do noroeste da Espanha. Este site data de s. IV aC e diz-se que foi habitado até o s. Eu d.C. Subimos a pequena colina para ver este enclave da Idade do Ferro. Além de podermos ver uma vista panorâmica da Castromaior, de cima pudemos ver a mar de nuvens que se estendia pelos vales próximos.

Continuamos por ele Maneira francesa na direção de Pás do rei. A partir dessa fase, o que mais se destaca é o aumento constante e a falta de sombra. Ficamos felizes em acordar cedo naquele dia, já que tínhamos um dia de sol e calor, em maio.

No quilômetro 78,81 km, passamos pela Capela da Madalena. Felizmente, estava aberto, então fomos selar o credenciamento. Lá encontramos um cego que usava várias cruzes penduradas no pescoço. Fiquei impressionado com uma foto dele em uma prateleira na pequena capela: ele estava vestido com Ordem dos Templários. Quando perguntado sobre a foto, ele nos explicou com alegria que havia estudado muito sobre os templários e que o Papa Francisco havia ordenado há dois anos. cavaleiro da ordem. Conversamos um pouco com ele e ele explicou muitas coisas sobre a ordem e o significado das cruzes que carregava.

No quilômetro 76.78, tínhamos percorrido quase metade do palco. Então fizemos uma parada técnica no bar Trisquel: um aquário e um pacote de nozes (3,20 €). Abrimos os pés com o Mepentol e continuamos andando.

Eram apenas 11 horas da manhã, mas o calor começou a diminuir e a pouca sombra que não ajudou. Continuamos andando até chegarmos Lestedo, uma cidade bonita onde não teríamos nos importado em passar a noite, e está voltada para a próxima ocasião.

O cheiro bom que emitia a pousada em Breda quase nos faz parar por aí para comer, mas decidimos continuar os três quilômetros restantes até chegarmos Pás do rei. Na última seção, a sombra era mais abundante e se tornava menos pesada.

Às doze e meia chegamos ao igreja de San Tirso de Palas, bem a tempo de selar (fechar às 13:00) e terminar o estágio do dia no quilômetro 67.

Onde dormir em Palas de Rey

Ficamos no Albergue em Zendoira, um hostel com quartos duplos (€ 35) e uma área de hostel com cápsulas (10 € / pessoa). Oferece lençóis descartáveis, mas você pode alugar lençóis de pano por 3 € e toalhas por 3 €. Também dispõe de quartos duplos por 35 € por noite. Possui uma máquina de lavar, uma secadora (€ 4 cada) e área de secagem interna.