Ásia

Viajar para o Japão: Dois dias em Kanazawa durante as flores de cerejeira

Nova conta de Viagem de 18 dias ao Japão durante o Hanami. Naquele dia depois de visitar o castelo hikone pegamos um trem para a bela cidade de Kanazawa, para passar três noites e dois dias.

Kanazawa é uma pequena cidade de Japão, capital da prefeitura de Ishikawa, localizada quase na costa norte da ilha de Honshu, e aproximadamente na mesma distância de Kyoto o de Tóquio. Kanazawa É famosa por conservar muita herança da época samurai do país, por isso o incluímos em nosso Rota dos castelos dos samurais japoneses. Então aqui vamos nós dois dias fantásticos vendo castelos e casas de samurais, além de contemplar as flores de cerejeira e fazer outras visitas interessantes. Foram apenas dois dias, mas nos apaixonamos por esta pequena cidade de Japão. Aqui nós dizemos tudo, desde acomodações a visitas e restaurantes, com preços incluídos.

Estação de trem Kanazawa

Chegamos a Kanazawa de trem, depois de passar um dia muito bom em Hikone. Depois de um tempo, o táxi nos deixou no bairro de Higashi Chaya, perto do rio Asano, a noroeste do centro da cidade. Deixamos nossa bagagem na casa de hóspedes Minshuku Ginmatsu E nós conhecemos nossos anfitriões. Lá fora estava um pouco chuvoso, mas tivemos a coragem máxima porque sabíamos que Kanazawa é uma cidade que vale muito a pena visitar. A lista de atrações que queríamos ver era longa:

• Castelo Kanazawa e Jardim Kenroku-en
  • O bairro de mansões de samurai (Nagamachi)
  • O templo ninja (Myoryu-ji)
  • Os bairros de gueixas (Nichi Chaya e Higashi Chaya)
  • O mercado Omi-cho
  • O museu de história e o museu Kaga-Honda

Mas tudo isso teria que esperar na manhã seguinte, porque já estava escuro e estava na hora do jantar. Portanto, antes de voltar para a rua, pedimos aos proprietários se eles poderiam nos aconselhar sobre um restaurante nas proximidades. A propósito, eles nos deram um mapa.

Quarto Ginmatsu Ryokan Tatami

O bairro de Higashi Chaya É famosa por ter várias casas de chá onde as gueixas operam e suas ruas estreitas costumam estar cheias de turistas. No entanto, naquela tarde de domingo de abril, éramos os únicos navegando pelas ruas, compartilhando o guarda-chuva. Apesar do mapa, nos perdemos um pouco, mas por acaso chegamos à faixa de pedestres onde Shima Ochaya. Mesmo à noite e chuviscando, essa rua ainda mantém o charme do antigo Japão, com suas fachadas de madeira e telhados escuros. Um pouco de luz escapou pelas janelas dos restaurantes e nos perguntamos se naquele momento haveria uma família ou um grupo de empresários desfrutando de um jantar de luxo, acompanhado pelo elegante show artístico de uma gueixa.

O bairro de Higashi Chaya à noite

Aceitamos entrar no restaurante que vimos na praça, o Jiyuken. No interior, recebemos o calor de comida preparada na hora. Estava bastante lotado, apesar de ser muito pequeno, então sentamos no bar, em frente aos cozinheiros. Fomos imediatamente servidos com água fria e lenços de mão. Depois de inspecionar a carta, decidimos um "omeraisu". Este prato típico japonês consiste em arroz frito envolto em uma omelete de ovo fina. Eu nunca tinha tentado ainda e ... minha mãe, que bom. Estar em um ponto turístico, a conta é um pouco maior do que o habitual, mas ficamos tão felizes que voltamos na noite seguinte.

Depois andamos um pouco mais e finalmente fomos nos abrigar da chuva na casa de hóspedes, onde caímos no futon assim que entramos em contato com eles.

Omeraisu

Na manhã seguinte, e com as energias recuperadas, nos preparamos para começar a explorar a cidade. O céu ainda estava nublado e ameaçado com mais chuva, por isso decidimos adiar a visita ao castelo e ao jardim, esperando vê-los no dia seguinte com um tempo melhor. Em vez disso, pegamos o ônibus «Kanazawa Loop Bus»Da linha laranja para ir para o extremo oposto da cidade, até o Área do templo de Teramachi.

Atravessamos a cidade e descemos na estação Hirokoji (LL5). Lá demoramos um pouco para encontrar o lugar, mas finalmente chegamos ... ao "templo ninja"! Na verdade, o "ninjadera", como é apelidado em japonês, não é um templo ninja, ninja. Seu nome oficial é o templo Myoryu-ji. No entanto, o apelido do templo ninja é como um anel no dedo, porque está cheio de portas e armadilhas secretas!

Entrada para o Ninja-dera

Foi fundada em 1643, em um momento em que o shogun Tokugawa Ele não queria que nenhum senhor feudal se rebelasse e iniciasse uma nova guerra. Portanto, ele promulgou leis que proibiam os senhores de fortalecer suas cidades. No entanto, o clã samurai do Maeda quem governou em Kanazawa encontrou uma maneira de contornar a proibição. Eles construíram vários templos budistas nos arredores da cidade que realmente escondiam salões guardados por guerreiros que os transformavam em postos avançados de defesa. E o Myoryu-ji é um deles.

Fonte de bambu no Ninja-dera

Ao chegar ao templo, percebemos que tínhamos que reservar a visita, já que só é permitido visitar o interior do templo com uma visita guiada. Felizmente, em uma janela à esquerda, poderíamos nos inscrever para a visita que começou em uma hora. No intervalo, descemos algumas ruas para o bairro de Nishi Chaya (Casas de chá orientais). Há uma rua pitoresca lá porque ainda possui várias fachadas típicas dos tempos antigos. Andando por aqui, entramos em um museu muito pequeno, o Museu Nishi Chaya Shiryokan. Este museu ocupa o espaço de uma casa de chá e residência reconstruída. A entrada é gratuita, por isso entramos. O museu explica um pouco a história do bairro e serve como ponto de encontro para as visitas guiadas que são organizadas. O segundo andar foi organizado como o interior de uma casa de chá, com uma tela, instrumentos, ventiladores e móveis lacados.

Antigua Ochiya no bairro de Nishi Chaya

Depois voltamos para «ninjadera»E entramos no templo com o resto do grupo de visitantes. Eles nos fizeram sentar em um ponto específico ao redor da área central de oração e nos forneceram folhas de informações em inglês para que pudéssemos seguir as explicações minimamente. Após uma introdução, o grupo foi subdividido em vários grupos menores e um guia nos levou a ver os meandros do templo. Você não pode tirar fotos. Mais de uma hora depois, descobrimos as armadilhas engenhosas, as passagens e as portas secretas do templo. Foi bem divertido. Dizem também que o templo estava conectado ao castelo no centro da cidade através de um túnel subterrâneo, mas se ele ainda existe, não fomos levados para vê-lo.

Gueixa Nishi Chaya bairro rua

Então olhamos o mapa da cidade e vimos que estávamos bem perto do Bairro de Nagamachi, então nós caminhamos até lá. Atravessamos o rio Sai e chegamos imediatamente. Este é um bairro antigo samurai que ainda abriga algumas casas e um beco. Como o legado samurai de Kanazawa é uma das principais atrações da cidade, a verdade é que eu esperava algo maior. Enfim, vale a pena ver. Primeiro de tudo você encontra a casa Shinise Kinenkan, que pertencia a um comerciante. O samurai não recebeu os comerciantes, que formaram uma classe social abaixo dos camponeses e artesãos. Mesmo assim, quando o país alcançou uma paz relativa no século XVII, essa classe prosperou mais do que muitos samurais. O edifício é a restauração de uma loja de medicina chinesa que abriu em 1579 e várias amostras de artesanato tradicional podem ser vistas no piso superior. Em frente está o Museu Maeda, a família samurai que governava Kanazawa.

Casas antigas de samurai em Kanamachi

No entanto, fomos diretamente para o beco das mansões samurais que aparece em todas as fotos de Kanazawa. Está um pouco mais adiante, seguindo a mesma rua com o canal de água, no lado direito. Esta rua de paralelepípedos com paredes ocres faz um pequeno zigue-zague. Se ninguém mais acontecer, você ainda pode imaginar como deveria ter sido na época dele, quando apenas as famílias samurais e seus servos a viajaram. As mansões samurais se alinham nos dois lados da rua, separadas por paredes de terra cobertas com telhados e cada uma possui um portão de madeira considerável. Mais adiante, também existem casas modernas, mas não deixe que isso desaponte você.

Na próxima rua paralela é a casa do família samurai do Nomura, alguns vassalos de alto escalão do Maeda. Você pode entrar por apenas 550 ienes e ver as salas de tatami e o jardim. E mais tarde, ao longo da mesma rua do canalillo, você verá do lado direito a Museu Ashigaru Shiryokan, dedicado às casas dos guerreiros de infantaria, que eram mais modestos que os dos samurais a cavalo. Dois são preservados e a entrada é gratuita. Você pode ver a sala onde eles tomaram chá, o quarto, o quarto de hóspedes e a varanda com seu jardim. Existem muitas explicações, mas todas em japonês. Mesmo assim, parecia incrível na entrada ler que a casa "Shimizu" era habitada desde o período feudal até 1990 (!!!).