Ásia

Visita ao resort Angsana Ihuru nas Maldivas

Nova conta de blogtrip o que fizemos em Ilhas Maldivas em novembro de 2016. Nesta história, visitamos por um dia o Angsana Ihuru resort.

Estamos loucos: naquele dia, acordamos sete a meia hora depois para explorar o Recife de coral ao redor da ilha de Vabbinfaru. Felizmente, fomos acompanhados por um dos biólogos do centro marinho do hotel Árvore de Banyan O plano era percorrer metade do perímetro do recife, e nós fizemos isso. Vimos cardumes espetacularmente enormes de peixes que se estendiam como um manto azul elétrico na encosta do recife. Nós descobrimos um tartaruga Muito bom que nadou conosco por alguns momentos. Então encontramos três amigos dele. Peixe de todas as cores. Peixe trompete, peixe unicórnio, peixe papagaio ... E de repente: um tubarão. Especificamente, um tubarão de ponta branca (Triaenodon obesus).

Devemos confessar que ontem à noite criamos certa apreensão ao ver os tubarões que vagam pela plataforma do píer principal do hotel. Aparentemente, um grupo de cerca de seis ou sete espécimes de tubarão de recife Eles vivem na área profunda do recife abaixo do cais (veja o final da entrada anterior para mais detalhes). Mas ficamos um pouco tranquilos de que Natalia nos garantiu que esses tubarões Eles comem apenas peixes pequenos e nunca atacaram seres humanos. Ele também nos garantiu que de manhã costumam se retirar para descansar. Além disso, o fato de ter a presença do biólogo das Maldivas quando começamos a nos aproximar também acalmou nossos medos. Mas não exatamente!

Quando vi que estávamos nos aproximando da área do cais, nadei um pouco mais rápido e evitei me divertir observando o recife de perto. Quando já passamos por essa área, o tubarão. E, apesar de tudo o que foi exposto, contemplar a passagem de um tubarão enquanto você estiver na água, na sua altura e a apenas quinze metros de distância, coloca você alerta instintivamente Logicamente, nada aconteceu. Os dois tubarões que vimos passaram e se dedicaram às suas tarefas diárias, sem sequer prestar a menor atenção a esses turistas assustadores. De fato, embora muitos tubarões morem nas águas das Maldivas, nos últimos 32 anos, nenhum deles atacou um ser humano.

Então continuamos e vimos muito mais fauna aquática. Por exemplo, vimos um cardume de peixes azuis escuros que desciam em um caminho em espiral e giravam como se fossem um único ser. Realmente espetacular. Finalmente, uma hora depois, voltamos à praia. Ganhamos uma boa café da manhã, então fomos ao restaurante. O buffet que conhecemos atendeu às nossas expectativas e muito mais. Havia tudo. Tortilhas feitas no momento, ovos de todos os tipos, frutas descascadas, cortadas e servidas vivas, waffles, vários queijos franceses ... a lista é quase infinita.

Logo depois, pegamos o equipamento de mergulho e fomos para o píer para embarcar. O barco bimotor nos levou ao hotel em frente: o Angsana Ihuru. Esta ilha é um pouco menor e mais modesta que a Banyan Tree Vibbanfaru, mas também possui todos os serviços oferecidos por essa cadeia de hotéis. Como os dois são gêmeos, o barco passa de uma ilha para outra a cada duas horas de graça. Então, se você se cansar de uma ilha, pode passar o dia na outra.

Ao chegar ao local, o mesmo instrutor de mergulho naquela manhã, que era o mesmo que se alimentava listras (veja post anterior), nos levou ao centro marinho da ilha. Lá participamos de uma atividade muito interessante, composta por corais de plantas. Os corais são organismos muito sensíveis às mudanças de temperatura e ao estado da água; portanto, nas Maldivas, muitos dos que são vistos debaixo d'água infelizmente estão mortos. É o que em inglês é conhecido como "branqueamento de corais". No entanto, nesses hotéis eles se preocupam regenerar a flora subaquática dos recifes, uma vez que são a principal atração turística do país, mas acima de tudo, são a base vital na qual a fauna das Maldivas se baseia.

Para fazer isso, eles criam estruturas de barras de metal interconectadas na forma de uma teia de aranha. Em seguida, eles coletam vários corais que foram encontrados quebrados no fundo do mar, mas ainda estão vivos, e os unem à estrutura metálica por meio de flanges de plástico. Assim, quando eles deixam essas estruturas no fundo da água, pequenos pedaços de coral podem regenerar gradualmente a aderência ao ferro e, com o tempo, formar grandes comunidades de corais para abrigar e alimentar todos aqueles peixes dourados. É um processo lento, pois os corais demoram cerca de Vinte anos em regenerar completamente. Mesmo assim, essa atividade foi muito divertida e, mais importante, muito útil para conscientizar sobre a importância de cuidar dos corais.

Vídeo: Maldives: Angsana IhuruTravel Vlog 84K (Setembro 2020).