África

Explorando Marrakech para Míriam

No verão passado, durante uma excursão pelo Eu andei de RondaIsabel nos contou sobre seus próximos planos de viagem: Itália, Indonésia e uma Escapada durante a ponte de dezembro para Marrakech. "Se você deseja se inscrever, você já sabe!" Pensamos: "por que não?" Nós rapidamente procuramos voos o mais barato possível para Marrakech, que contratamos no site Destinia, e fizemos a reserva imediatamente para poder coincidir no mesmo Riad. Dezembro ainda estava longe, mas como estávamos investigando nosso destino, sentimos mais como se o momento chegasse.

E finalmente chegou dezembro. Depois de chegarmos a um impressionante início da manhã para ir ao aeroporto de Reus, de onde nosso avião partia às 7 da manhã, chegamos prontamente às 8:30 para o aeroporto Marrakech-Menara. Lá esperávamos a pessoa que nos levaria para o nosso alojamento, o Riad Miski. No caminho, vimos como o motorista avançava carros, motos e motos. Fiquei surpreso com o quão caótico era o tráfego, mas Isabel me disse: «em Egito é pior!"". Entramos imediatamente na medina e alucinamos quando vimos como uma minivan de sete lugares poderia atravessar vielas cheias de pessoas, motos e motos subindo e descendo.

Ao chegar em riad, o proprietário nos deu as boas-vindas e nos convidou a subir ao terraço para tomar um chá de menta. Após o início da manhã e tendo passado mais de seis horas na dança, apreciamos os detalhes. Christine, que é o nome do proprietário da riadEle nos deu um mapa da cidade e indicou os lugares mais interessantes para visitar e também marcou o café e restaurante ímpares para comer. Além disso, ele nos deu alguns conselhos sobre preços, uma coisa interessante quando se trata de pechinchar. Fiquei empolgado ao fazer uma tatuagem de hena na mão, mas eu tinha lido que às vezes é usado hena negra (em vez da natural) que contém ingredientes químicos que podem causar reações muito ruins na pele. Além disso, ele me disse que a maioria das tatuagens que fazem turistas não tem os desenhos berbere autênticos. Os bons tatuadores, ele disse, são mulheres assustadoras e te levam, não sei para onde ... e aqui me senti bem. Minha alegria em um poço!

Enfim ... já que passava das nove e tomamos café da manhã por mais de três horas, fomos tomar outro café da manhã em um horário mais normal. Christine recomendou o Café des Épices, que possui um terraço com uma boa vista panorâmica da medina. É um lugar cheio de turistas, mas a localização é muito boa. Eles servem café da manhã e sanduíches, principalmente.

Após o lanche e visitando o terraço do café, seguimos em direção ao souk, prontos para nos perder. Havia algumas lojas fechadas e não encontramos muitas pessoas. Mostrou um pouco que era o dia de oração e que os turistas ainda não haviam chegado em massa. Os vendedores imediatamente reconheceram de onde viemos e, apesar de nos convidarem minimamente para entrar e olhar, eles também não ficaram muito pesados. Finalmente, encontramos a saída do souk e chegamos ao Mesquita Ben Youssef. A mesquita em si não pode ser visitada (se você não é muçulmano, é claro), mas existe a opção de ver a madrasa (escola corânica) anexada. De fato, você pode comprar uma passagem para visitar a madrassa, junto com o Museu de Marrakech e Koubba Ba'Adiyn, que foi o que finalmente fizemos.

O Museu de Marrakech está localizado no Dar Menebhi Palace e a verdade é que olhamos mais para o palácio do que para as exposições de arte moderna que foram exibidas lá. Em seguida, fomos ver a Ben Youssef Madrasa, que achamos realmente espetacular para a decoração de cedro e filigrana de estuque. Ficamos pasmos ao tentar fotografar todos os detalhes da decoração! Pessoalmente, eu adorava me perder um pouco por causa dos pequenos aposentos e pátios laterais ... Ao sair, visitamos o Koubba Ba'Adiyn, um mausoléu em forma de cúpula em ruínas. Talvez não devêssemos ter deixado para o final, pois depois de visitar a madrassa não ficamos tão impressionados.

Na hora do almoço, decidimos um dos sites que Christine havia recomendado: La Terrace des Épices, que é a versão em Restaurante Café des Épices. O restaurante fica no terraço, como o nome indica, e oferece uma bela vista sobre o mercado. A pena é que não pudemos apreciar muito a vista, pois tivemos que nos proteger do vento frio que soprava. Comemos no cardápio: primeira salada de tomate, pimenta e pepino temperada com especiarias, e segundo tagine de frango com limão e azeitonas (tudo muito saboroso!).