Europa

Excursão à reserva natural da Camargue saindo de Arles

Durante a fuga de três dias para Arles dedicamos um dia para fazer uma excursão a um dos locais naturais mais bonitos do sul da Europa: a reserva natural da Camargue. Abaixo você pode ler o que fazer, o que ver e como ir para Camargue de Arnês de transporte público

Já quando fomos para Nîmes ficamos querendo ir para Camargue. Portanto, quando vimos que desde Arnês a população de Salin-de-Giraud, fomos lá direto. No dia anterior estávamos informando no Posto de turismo de Arles como ir para Camargue em ônibus e quais itinerários podemos fazer por lá. No posto de turismo, eles vendem um livreto (8,5 €) com as diferentes rotas que podem ser feitas na área, seja a pé ou de bicicleta, e indica o tempo de orientação que levam para viajar.

Não tendo muito tempo, decidimos alugue uma bicicleta no centro de Salin-de-Giraud para fazer algumas trilhas. No inverno, o horário do ônibus de inverno já está em operação, portanto a frequência é mínima. A isso foi adicionado que era o Feira de arroz naquele dia, o ônibus saiu uma hora depois e voltou a Arles uma hora antes. E isso nos deixou menos tempo para apreciar a área e a paisagem.

Ele número de ônibus 10 conectar Arnês com Salin-de-Giraud em cerca de uma hora e custa € 1 (o motorista é pago). Descemos na parada do centro de Salin-de-Giraud para pegar as bicicletas que tínhamos reservado (15 €). Explicamos ao proprietário as trilhas que queríamos percorrer naquele dia e nos aconselhou a usar o MTB. Do outro lado da praça de Gardians é a padaria Lorana, onde comprei alguns lanches para comer durante o percurso.

A reserva regional do Camargue Está situado no Golfo de León e o parque natural foi criado em 1970 com a missão de reconciliar o crescimento humano com a conservação do meio ambiente. meio Ambiente. Possui uma área de 100.000 hectares distribuídos em três populações: Arnês, Les Saintes-Maries-de-la-Mer e Port-Saint-Louise-du-Rhône.

O parque coloca grande ênfase em sua conservação e muitas áreas não são acessíveis de carro, por isso é ideal para explorá-lo a pépara cavalo ou em bicicleta embora o vento não a torne uma tarefa fácil. O famoso vento mistral, o mesmo que eles dizem que enlouqueceu Van Gogh, nos deixou em punho durante nossa visita a Camargue. Por que não dizê-lo: uma bicicleta elétrica teria facilitado nossa visita, então tome nota. 🙂

14 trilhas para descobrir o Camargue, e o melhor do libreto que eles vendem no escritório de turismo de Arles é que ele fornece o tempo de orientação necessário para viajar, seja de bicicleta ou a pé. Valorizando o tempo que tínhamos, optamos por viajar pelo trilha número 9: flamingos cor de rosa e salinos. Esta viagem de 29 km leva cerca de 4 horas para pedalar e 6 para caminhar.

O itinerário começa às Salin-de-Giraud, população famosa em sua época pela exploração de salinas e que eu experimentei um grande boom no final do século XIX. Nesse período, muitos trabalhadores se mudaram para lá para trabalhar na exploração de sal e casas foram construídas para abrigar as famílias que ali se estabeleceram. Esses prédios ainda são mantidos e considerados históricos. Famílias da Espanha, Itália e Grécia emigraram para Salin-de-Giraud e, desde então, uma igreja ortodoxa ainda é preservada.

Pedimos para o estrada D36 na direção de Arles. Você anda na estrada, mas havia pouco tráfego. Dois quilômetros depois, encontramos uma curva à esquerda na direção da reserva do Camargue. Lá entramos no Estrada D36c.

Ao chegar em Mais Camarões decidimos continuar na direção de Mais Saint-Bertrand. Ao longo deste trecho de estrada, vimos campos onde touros livres e majestosos cavalos brancos são criados em algumas fazendas. Os touros são uma importante tradição provençal e no parque natural da Camargue eles são criados em liberdade, ajudados por Gardians, cavaleiros montando cavalos. Se você estiver interessado em aprender mais sobre essa tradição, o carona camarguesa e a corrida «À la corcarde» você pode fazer isso em O Jacques Bon Pack em Le sambuc.

Deixamos a estrada pavimentada para trás e entramos em um caminho de areia levemente tortuoso. E pouco a pouco começamos a ver a terra branca do salinas. Chegamos ao ponto de observação de flamingos. Havia alguns bancos em uma pequena plataforma de madeira, onde aproveitamos para comer o sanduíche enquanto apreciamos a paisagem. À distância, podemos ver alguns pontos cor-de-rosa que eram grupos de flamingos, que poucas semanas depois deixariam o pântano para migrar para terras mais quentes.

Continuamos pedalando pela estrada até chegarmos a uma barreira que foi fechada. Havia uma placa indicando que era proibido dirigir de carro, mas é adequado para ciclistas e caminhantes. Essa área é o que mais gostamos no itinerário. Aqui vamos em uma pequena parte do cais marinho (Digue à la mer), uma estrutura para evitar inundações que foi construída no final do século 19 ao longo da costa do Delta do Ródano.

Foi fantástico viajar de bicicleta por esse trecho. Os bosques secos que delimitavam o dique, o sal esbranquiçado, a água e a espuma que o vento arrastava em direção à estrada formavam um conjunto magia. Além disso, nesta seção, o vento soprava em nossa direção, e isso tornava o pedal muito fácil. Foi uma sensação estranha que nos fez rir sem querer: mesmo que você levantasse os pés dos pedais, o vento o empurrava por trás e você deslizava sem esforço pela estrada. Aqui nos concentramos apenas em apreciar a paisagem.