África

Visite o Fish River Canyon e retorne à Cidade do Cabo

Uma nova conta de viagem à Namíbia que fizemos gratuitamente em agosto de 2016. Esse dia foi o último que passamos na Namíbia. De manhã fizemos uma visita ao Fish River Canyon e depois dirigimos longas horas até passarmos a fronteira para a África do Sul e chegarmos Cidade do Cabo.

Começamos o dia com um café da manhã às sete da manhã, que estava incluído no preço do quarto. O plano era ver a impressionante Fish River Canyon e empreender o retorno à Cidade do Cabo. Uma tarefa titânica em termos de quilômetros e horas, mas pensamos que seria melhor enfrentá-la depois de dormir e comer bem.

Antes de tomar o café da manhã, preenchemos o depósito no posto de gasolina do resort (US $ 400). Comemos algumas tortilhas a gosto preparadas lá pelo cozinheiro e às sete e meia já estávamos no carro indo para o Fish River Canyon.

Há uma hora e meia do Ai-Ais Resort até o Fish River Canyon. Pegue a estrada C37, cujo desvio fica a cerca de 20 km do hotel. A estrada está em boas condições e é fácil viajar a 70 km / h. Ao longo do caminho, encontramos um carro dos anos quarenta abandonado no meio do lugar e paramos para tirar algumas fotos.

Pouco a pouco estávamos nos aproximando do canyon e sua silhueta começou a ser vista à distância. Às 8: 45h chegamos a Hobas, Acampamento e base da NWR para explorar o canyon. As taxas de entrada eram de US $ 80 por pessoa, mais US $ 10 por carro. Nós pensamos que eles nos dariam um mapa com os pontos de vista do canyon, mas não. No balcão havia um mapa desenhado, mas desbotado pelo tempo, apesar de ser plastificado. Tiramos uma foto para saber quais pontos de vista poderíamos visitar.

De Hobas ao mirante principal, existem 10 km ao longo de uma estrada em boas condições, embora você não possa percorrer mais de 60 km / h. Ao chegar ao ponto de vista nós estávamos totalmente alucinados. O canyon é um passe espetacular. Não excede Grand Canyon Mas parece bastante.

Superada a surpresa inicial, pergunta-se por que esse local não é uma das principais atrações turísticas de Namíbia, porque merece ser. Do ponto de vista principal, você pode ver dois meandros sinuosos do rio Fish e, além disso, os sulcos gigantescos que ele forma até chegar ao hotel Ai-Ais.

Andar pelo rio é um muito exigente excursão de 5 dias de duração para a qual você deve estar muito bem preparado. Tanto é assim que, se você conseguir chegar ao fim, eles lhe darão um certificado e tudo mais. Por outro lado, essa é a única maneira de conseguir ver o pinturas rupestres da Caverna Apollo 11. Estes são do meio da Idade da Pedra e representam vários animais, alguns com características humanas.

Curiosamente, os caçadores atuais do povo San del Kalahari são capazes de interpretar esses símbolos ainda, 28.000 anos após sua criação. Finalmente, embora a paisagem também surpreenda pela aparente falta de vegetação, esta região possui flora e fauna muito curiosas, como uma árvore chamada tromba de elefante e escorpiões negros muito grandes que, curiosamente, emitem fluorescência quando focados em luz ultravioleta. Aprendemos tudo isso em alguns pôsteres informativos que estão no ponto de vista principal.

Ficamos um tempo contemplando a vastidão. Como no Grand Canyon, estar lá à beira do penhasco o excita e faz você se sentir insignificante ao mesmo tempo, geologicamente falando. Então tentamos ir com o carro para o Ponto de caminhada, outro ponto de vista que fica a apenas 2,5 km de distância, mas vimos que todo o piso daquela parte da estrada estava coberto de pedras pontiagudas. Por isso, recuamos e caminhamos um pouco nessa direção. Quando vimos as pedras, entendemos por que havia um casal que estava trocando o pneu furado do Volkswagen Polo.