África

De Windhoek a Sesriem: porta de entrada para Sossusvlei e o deserto do Namibe

Continuamos com as histórias de Viagem de 15 dias à Nâmbia fizemos em agosto de 2016. Nesta ocasião, começamos a partir de Windhoek, capital da Namíbia, para ir para Sesriem: porta de entrada para Sossusvlei e em Deserto do Namibe.

Naquele dia tivemos que ir para Sesriem onde passaríamos as próximas duas noites. Não tínhamos certeza de qual era o melhor caminho para chegar a Sesriem e, depois de consultar várias fontes, seguimos o caminho que detalhamos na história. Por desgraça, não é a estrada mais fácil de acessar de Windhoek a Sesriem. A rota mais segura é explicada no final do artigo.

Às seis e meia, saímos da Acampamento Urbano e às 7: 40h estávamos em Rebohot. Paramos no posto de gasolina da Puma para dois cafés e uma rosquinha (US $ 48). Também aproveitamos a oportunidade para encher o tanque (US $ 300) e colocar a pressão da roda nos trilhos. De lá, tivemos que pegar a estrada C24 para Sesriem. Não sabíamos exatamente quanto tempo levaria e é por isso que queríamos sair com muito tempo.

Alguns minutos depois de deixar o posto de gasolina (8: 12h), encontramos o desvio da C24 em direção a Klein Aub. Lá o asfalto termina e a estrada começa. Um Klein Aub marca que existem 90 km. No início da estrada, a marcação de velocidade máxima é de 80 km, mas depois sobe para 100 km. Não passamos de 60 a 70 km porque a pista está em boas condições, mas acumula muita areia e pedras e, com um carro da cidade, é preciso ter cautela. Chegamos a Klein Aub às 9h40. É uma cidade pequena, com casas espalhadas. A estrada não indica nada, por isso continuamos em frente até chegarmos a um desvio. Se seguíssemos em frente, seguíamos uma estrada D em direção a Rietog, mas como não sabíamos qual seria o estado, viramos à direita e continuamos no C24. (Aqui é onde estávamos errados).

Foi aqui que cometemos o erro. Tivemos que pegar o M47 e continuar no C24.

Às 10: 11h, encontramos outro desvio. Desta vez eu já estava apontando Paciência pelo C24. Continuamos por essa estrada, que é um pouco pior, por 41 km.

A estrada serpenteia como uma cobra louca, um terreno de colinas rochosas próximas e de belos tons entre o ocre claro e o terreno avermelhado intenso. É uma montanha-russa de descidas repentinas e ascensões de declives intensos que terminam em curvas angulares pelas quais logo descobrimos que tínhamos que viajar muito muito tenha cuidado Caso contrário, é muito fácil para o cascalho fazer você derrapar em uma curva e o carro se espalhar por um pequeno penhasco inclinado.

Subir uma ladeira de cascalho sem querer atingir o lado onde a estrada desce abruptamente enquanto você reza para que não haja um carro que se mova na direção oposta do outro lado é uma experiência bastante desagradável. E depois de uma dessas descidas íngremes com o pé no freio, deparamos com um enorme lago no meio da estrada.

As marcas de pneu ao redor não davam muita segurança pela direita ou pela esquerda. Depois de examinar a situação, decidimos à esquerda e o carro passou com uma roda nas marcações dos pneus e a outra na poça. Cerca de quarenta minutos de pesadelo depois, nos quais, é claro, cruzamos carros com todo o cascalho, o vale aumentou muito e começamos a atravessar um deserto cada vez mais avermelhado.

Às 11:05, chegamos ao cruzamento da C14 e vire à esquerda em direção a Sesriem. Foram 87 km. Logo depois vimos à direita na D-1273 em direção a Sesriem por 10 km. Às 11:17, vire à esquerda em direção a Maltahöhe na C19. Esse último trecho de estrada era muito melhor, mas você ainda precisava monitorar a velocidade, pois se encontrava com mais trechos arenosos, outros mais ondulados e outros com pedras, o que fazia com que você pudesse perder facilmente a estabilidade do carro. Finalmente chegamos às 12h30. Sossus Oasis Camp Site onde íamos passar as próximas duas noites explorando Sesriem e Sossusvlei.

Esta foi a acomodação que nos custou mais para fechar. Para visitar Sossusvlei É melhor ficar dentro do parque nacional ou na porta. As diferentes alternativas caem muito pouco. Já em abril, era impossível encontrar onde acampar dentro do parque. No Sossus Oasis Camp Site Temos duas noites no final de nossa jornada Namíbia. Antes estava tudo cheio. Ficamos em uma unidade privada que consistia em uma varanda sombreada e dentro de um banheiro com chuveiro privativo e uma área de serviço. É ao lado de uma estação de serviço que tem uma pequena loja e alguns fast food. Dentro do posto de gasolina fica a recepção do acampamento, que fecha às 18h.

Após o almoço, partimos para visitar o parque. O entrada custa $ 80 por pessoa mais US $ 10 do carro por dia. Demorou um pouco para entrar porque o guarda da porta estava enrolado por um longo tempo com todos que queriam sair e, como havia apenas uma porta de entrada e saída, você teve que esperar.

Depois que o veículo foi revistado, fomos à recepção do parque para pagar a permissão e prepará-la para o dia seguinte. Como eram duas e meia da tarde e aquela semana fechava às 17h30, nos disseram que só tínhamos tempo para visitar Sesriem canyon e a duna Elim, que estão bem na entrada do parque.

Vídeo: Windhoek to Sossusvlei, Gamsberg, Spreetshoogte-Pass (Setembro 2020).