África

Visita a Dead Vlei e Sossusvlei (Namib-Naukluft Park), Namíbia

Nova conta de Viagem de 15 dias à Namíbia que fizemos de graça em agosto de 2016. Nesse dia, visitamos um dos lugares mais maravilhosos e estranhos em que estivemos: Dead vlei.

Nós vamos para a porta de entrada de Parque Nacional Namib-Naukluft e vimos que já havia uma fila de cerca de catorze carros esperando pela abertura deles. Enquanto esperávamos, ocorreu-nos que por que não reservamos um dos vôos de avião que viajam pela Deserto do Namibe até chegar à costa atlântica. Isabel saiu do carro e foi para Sossusvlei Lodge para perguntar se ainda havia lugares para esse dia às 14h. Enquanto isso, às 6:30, as portas do parque nacional foram prontamente abertas e os carros começaram a entrar.

Ao contrário do dia anterior, desta vez, o guarda de entrada estava deixando todos os carros entrarem rapidamente. Você já deve ter revisado as inscrições e comparado com os registros de permissão emitidos na tarde anterior. O caso é que Isabel voltou ao carro quando ele já estava estacionado ao lado dos escritórios centrais do parque. O cara na entrada a deixou passar sem muitos problemas e trouxe a notícia de que havia possibilidades de fazer o voo, mas que dependíamos de mais dois turistas que decidissem ser o mínimo de quatro pessoas necessárias. Às 13:00, tivemos que voltar para perguntar.

Dune 45

Então nós dirigimos para dentro da estrada e começamos alucinar Com a paisagem da manhã. A estrada pavimentada serpenteia por um vale cercado por montanhas rochosas escuras que gradualmente dão lugar a dunas avermelhadas e terrosas que o sol do amanhecer está tingindo em diferentes tons, como se fosse uma amostra de Pantone. Acompanhando o panorama da bela aridez havia três balões de ar quente idêntico em diferentes alturas. Tivemos que parar um momento para tirar algumas fotos. Então continuamos e, ao contrário da maioria dos turistas, não paramos em um área panorâmica nem mais tarde no estacionamento do duna 45, mas fomos direto para o fim da estrada asfaltada, em Sossusvlei.

Ao longo do caminho, a paisagem era de outro mundo. Esquerda e direita dunas gigantescas de diferentes tons de ocre e vermelho com curvas sinuosas e vértices perfeitamente delineados. Em frente, uma estrada que levava ao infinito, e atrás, o sol do amanhecer. Quando chegamos ao fim, procuramos a bilheteria. Naquela época, foi um frio considerável. Então pagamos US $ 130 por cabeça para entrar em um SUV safari. Este é ele lançadeira que permite salvar a distância de 5 km que o separa da área em que você pode acessar o Morte Vlei e al Sossusvlei propriamente dito.

A estrada é arenosa e esburacada, mas o motorista avança a toda velocidade e o carro bate em alguns barcos que fazem você levitar no banco e soltar algumas risadas de emoção ou histeria. Se você vier com seu próprio 4x4, poderá percorrer o caminho por conta própria, embora seja aconselhável pagar o lançadeira porque essas pessoas têm mais experiência em percorrer o terreno arenoso. De qualquer forma, quando descemos do veículo, descobrimos que nenhuma das duas excursões está bem sinalizada. Sem mais informações do que uma leve indicação do motorista do SUV, seguimos as pessoas que pegaram a estrada à esquerda na direção de Dead vlei.

Diante de nós estava uma imponente duna. Havia pessoas à sua volta à esquerda, outras à direita, e algumas começaram a subir pelo ápice da duna. Copiamos o último e começamos a escalar a areia vermelha muito fina. Mais tarde, descobrimos que esse era o caminho difícil, mas era emocionante escalar a duna praticamente sozinha e tirar fotos a cada dois passos e em todas as direções. Quando estávamos no início das costas da duna, a altura nos ajudou a ver qual era a melhor maneira de alcançar a Dead vlei (cercamos a duna à direita), então começamos a descer a ladeira da duna sem meditar muito.

Então pousamos nesse tipo de pátio branco povoado apenas por alguns árvores fossilizadas antigas. O solo é de terra branca, agrupada em pequenos montes, duros e secos, que se parecem com pedras redondas. Este enorme pátio oval é cercado por dunas em três lados e seus únicos habitantes são árvores negras mortas. O contraste de cores do branco do chão, o preto da madeira, o avermelhado das dunas e o azul intenso do céu é de uma simplicidade sobrenatural. Andamos entre esse espaço totalmente fotogênico sem parar para tirar fotos da direita e da esquerda. Neste lugar mágico, você obtém fotos muito especiais praticamente sem nenhum esforço. É como um banheiro especial no deserto, como um cemitério sem ossos: apenas árvores negras mortas e troncos ocos. E o silêncio.

Depois de percorrer os vlei de um extremo ao outro, começamos a escalar a duna pelo outro lado. No entanto, quando estávamos a uns quarenta metros e já suávamos um pouco, voltamos a descer. Caminhamos novamente pelo pátio branco de árvores mortas e saímos do caminho mais fácil para lá. Naquela época, o sol já estava começando a pesar muito, mas não desistimos. Fomos para o outro lado de onde havíamos deixado o SUV para percorrer cerca de 500 metros e ir ver o outro pátio: o Sossusvlei.