África

Etosha Safari: do portão de Anderson ao portão de Von Lindequist

As histórias de Viagem de 15 dias à Namíbia gratuitamente fizemos em agosto de 2016. Neste dia deixamos o hotel em Outjo para atravessar o Parque Nacional Etosha: do portão de Anderson a Von Lindequist. Vamos lá!

Às sete da manhã, já estávamos na recepção, prontos para tomar café da manhã. O buffet de café-da-manhã do hotel era muito bom, havia até um bom queijo, um luxo asiático nessas partes. Depois de pagar o jantar no dia anterior ao início. Tivemos 117 km até o Anderson's Gate para acessar Etosha, uma hora e meia de viagem.

Naquele dia, íamos atravessar Etosha de ponta a ponta: entraríamos pelo portão de Anderson e partiríamos por Von Lindequist para dormir no Onguma Resort. Lá ficaríamos as próximas duas noites. No centro turístico, no dia anterior, eles nos disseram que entre porta e porta eles pegam três horas sem paradas. Faltava ver se essa previsão seria cumprida, mas o que estava claro é que era necessário chegar antes das cinco e meia, porque naquele momento eles fecham a porta do estância.

Às oito e meia, chegamos à porta e pedimos novamente no posto para nos deixar passar, já que tínhamos pago licenças. Isso nos salva na fila de entrada. Pouco antes das nove horas, chegamos ao campo de Okaukuejo. Fomos ao posto de gasolina para ajustar a pressão da roda para dirigir na pista (US $ 2 + gorjeta).

Em vez de irmos diretamente para Halali na estrada principal, decidimos desligar as lagoas artificiais próximas a Okaukuejo. Novamente fomos a Newbroni, mas quase não havia atividade. Seguimos Gemsbokvlakte, Olifanstab e Aus. Nestas, vimos duas girafas e muitos kudus. Ficamos felizes em vê-los, pois até então eles só apareceram no prato na noite passada.

Mais tarde, continuamos na direção de Halali. Por volta das onze chegamos às lagoas naturais de Charitsaub e Salvador. Estes são muito bonitos porque estão rodeados pela vegetação típica da savana. Lá vimos um grande rebanho de zebras, o maior que vimos até agora. Então passamos perto da lagoa de Rietfoneína e vimos muitos carros estacionados, então decidimos entrar e ver o que aconteceu. E bingo! Um pacote de dez elefantes Com alguns jovens, eles estavam bebendo do lago. Este também é um lago natural muito bonito, pois você tem o verde da grama ao lado da água e o dourado da vegetação seca nas laterais.

Mais tarde chegamos ao acampamento Halali E fizemos uma parada técnica. Ao retomar o caminho, olhamos para a lagoa Hélio Como estava muito perto, pegamos o desvio. No entanto, o caminho está em um estado muito ruim e viajar é um pesadelo. Além disso, não encontramos lago nem animais.

Então fomos a ele Mirante de Etosha, um caminho que entra na depressão principal do parque e onde você pode ver um deserto plano sem vegetação, praticamente 360º. Muito especial. Descobrimos que o piso da depressão tinha um tom esverdeado.

Então continuamos em direção ao acampamento de Namutoni. Ao longo do caminho, encontramos uma família de elefantes Comi galhos ao lado da estrada (!). Mais tarde nos voltamos para ver a lagoa de Batia, mas não havia água, embora houvesse grandes manadas de GNU e zebras ao redor. Eles já devem ser 2 da tarde.

Nós seguimos o caminho. De repente, perto de uma bifurcação da estrada, pegamos algo marrom no canto do olho que se movia pela vegetação rasteira e não tinha a forma de um cervo! Paramos rapidamente o carro e, examinando os arbustos, vimos à distância um leão deitado no chão com a cabeça erguida. E além, outro.