Europa

Uma manhã em Munique

O último dia de viagem à baviera tínhamos agendado um visita guiada ao centro de Munique com a escritório de Turismo da cidade. Estávamos acompanhados de Rubén, nosso segundo grande anfitrião na Alemanha, armado com uma grande dose de paciência para percorrer a capital da Baviera não menos do que às 9 da manhã em um feriado, com um resfriado que gelava os ossos, apesar de já ser o mês de abril.

O posto de turismo fica em Marienplatz, a praça da prefeitura, bem no centro da cidade. Era tão cedo quando chegamos que quase não havia ruas ou ruas e a praça estava muito solitária. Logo após conhecermos Barbara, nossa guia, e começamos a andar pelo centro, enquanto aprendíamos sobre a história e os principais monumentos de «München», Como é chamado em alemão.

Nosso guia era uma senhora muito faladora e muito simpática, que falava espanhol muito bem e tornava a visita muito agradável. Para começar, ele nos deu algumas informações gerais sobre Munique e nos disse a origem do nome, relacionado, de acordo com a teoria mais aceita, com a irmandade de monges que se estabeleceram lá durante a Idade Média. Então ele nos levou para ver duas igrejas: a imponente catedral, ou Frauenkirche, que estava fechada, e a igreja mais antiga da cidade, a «Alte Peter». Como era segunda-feira de Páscoa, nesta igreja de San Pedro eles estavam em plena celebração. Fomos em um momento e ficamos surpresos com o que vimos. Música de violino e vozes de coro inundavam a igreja e a luz do sol entrava pelas janelas, através da névoa de incenso para iluminar o altar, onde o padre estava oficiando a missa. Barbara nos explicou que o pastor desta igreja era famoso por sua bondade, mas principalmente por sua obstinação em aplicar o que foi aprovado no Concílio Vaticano II. Então ele continuou celebrando as missas em latim e de costas para os paroquianos. Sabíamos que a Baviera era um bastião do catolicismo conservador e, por exemplo, pátria da expapa Ratzinger, mas nos breves momentos em que estivemos em Peterkirche pudemos vê-la com nossos próprios olhos.

Depois fomos para a Plaza del Viktualienmarkt, um mercado ao ar livre muito famoso. E curiosamente passamos do mais estrito catolicismo à antiga religião pagã da natureza. Naquela manhã, tudo estava fechado e solitário, mas adorávamos ouvir a história do Maibaum ou pode árvore. É um tronco imponente e decorado com as cores da bandeira da Baviera e os símbolos de todas as guildas medievais da cidade. Essa herança dos tempos pagãos, quando as tribos saxãs da Europa Central ergueram árvores sagradas para celebrar seus rituais de primavera e fertilidade, talvez relacionadas ao "irminsul", símbolo do deus Wotan, ainda hoje está vivo nas tradições atuais dos Populações da Baviera. Existem regras precisas para cortar a árvore e transportá-la para o local onde será erguida. Por exemplo, no ritual original, a árvore só podia ser cortada em Noite de Walpurgis.

Hoje, a árvore é cortada semanas antes e na noite antes de plantá-la, ou seja, na véspera de 1º de maio, os jovens de Muniquenses devem vigiá-la e protegê-la da juventude da cidade vizinha, porque podem roubá-la. Isso é impossível? Não é bem assim, porque como esta noite é uma festa com muita cerveja, Barbara nos disse que, no ano passado, um grupo de jovens de uma cidade vizinha conseguiu "roubar" o porta-malas aproveitando a embriaguez dos muniquenses, que era tudo Uma pena para os mais folclóricos. Essa tradição de roubar uns aos outros me fez pensar nas antigas tribos germânicas, sempre rivalizando entre si e eu gostava de ver que ainda existem algumas no folclore bávaro. A propósito, os ladrões precisam devolver o tronco, mas em troca de uma boa refeição e um barril de cerveja!

Continuamos caminhando e passamos em frente a um restaurante-cervejaria tradicional. Em frente à porta, três jovens músicos vestidos com roupas folclóricas da Baviera: calças de camurça com suspensórios, camisa branca, meias altas e chapéu de penas. Eles iam tocar ao vivo no local e passavam um tempo fora antes da hora marcada. Barbara recomendou o restaurante para nós, então ao meio-dia voltamos para o almoço.