América

Um dia em Playa del Carmen

As últimas 24 horas no México. Nosso vôo partiu no dia seguinte pela manhã Cancun, então decidimos passar a noite passada, que não tínhamos com antecedência, em Playa del Carmen. Esta cidade é uma das mais turísticas da Riviera Maya, mas fica a apenas uma hora do aeroporto de Cancun de ônibus. Reservamos um quarto no telefone hotel Hacienda Paradise, um hotel de quatro estrelas que teve ótimas críticas no TripAdvisor e nos deixou o quarto duplo sem café da manhã por 850 pesos (€ 51) depois de um pouco de discussões.

Levantamo-nos não muito cedo e fomos dar um passeio pela praia do nosso hotel em Tulum. Estava um pouco ensolarado, mas o vento soprava tanto que arrastava água e areia ao mesmo tempo, fazendo com que os copos se enchessem de areia em questão de segundos.

Estávamos saindo de Tulum e o tempo não nos deu trégua. Talvez se tivéssemos mais sol e menos vento, não teríamos ficado com aquela sensação agridoce. Eu não gostei de Tulum. Eu pensei que era caro, muito chique para o meu gosto, embora talvez isso diga mais sobre mim do que qualquer outra coisa: me sinto mais confortável em uma cabana perdida no meio da selva do que em um hotel eco-chique em frente à praia.

Pedimos a Stefano que preparasse a conta para ele. confira. Só tivemos que pagar a conta do restaurante em dinheiro, porque o quarto já havia sido pago antes Viajar para o México Quando ele nos disse que íamos para Playa del Carmen, ele começou a incomodar:

-Playa del Carmen é uma péssima imitação de Ibiza, por que você fica aqui melhor?
- (A US $ 150 por noite sem nada incluído? Acho que não). Ficamos lá para estar mais perto do aeroporto.
-Você pode ficar aqui e ir de táxi.
- (...) Já temos o hotel reservado ...

De Tulum ao aeroporto de Cancun, você pode ir de ônibus. Demora duas horas e custa 160 pesos (9,60 €). O problema é que os horários são escassos e, para chegar ao aeroporto com o tempo, tivemos que pegar o ônibus das 3,55 da manhã, ou seja, descartamos sem hesitar.

Como sempre, nos últimos dias fomos ao Charlie's para o café da manhã (a essa taxa, eles nos tornariam clientes do mês). Decidi me dar um pouco de lujito e pedi panquecas com bananas, que pareciam estar bem. Logo, um segundo ônibus chegou da empresa Mayab e começamos. Na estrada que liga Tulum a Playa del Carmen, você só pode ver as entradas dos complexos hoteleiros que inundam toda a área do Caribe.

Em pouco mais de uma hora chegamos a Playa del Carmen. A rodoviária fica na 5ª Avenida, o centro nervoso desta cidade que mal existia 15 anos atrás. Quando descemos do ônibus, uma lufada de ar quente nos surpreendeu: finalmente estávamos esperando um dia de sol e calor na Riviera Maya. Arrastamos nossas malas até chegarmos ao hotel. Certamente, vendo a situação no mapa, imaginamos que seria mais próxima, mas levamos cerca de 20 minutos para chegar.

Vídeo: Playa del Carmen e Riviera Maya: XCaret, Tulum, Chichén Itza, Cozumel, Cenote dos Ojos e mais (Setembro 2020).