América

Excursão às Salinas Grandes de Tilcara

Continuamos nossa viajar pela Argentina e continuamos a explorar as maravilhas da província de Jujuy. Nesta história, explicamos a excursão que fizemos gratuitamente às Salinas Grandes. Você se inscreve?

O sol apareceu e, com mais de oito horas de sono no corpo, tudo parecia muito mais otimista do que no dia anterior. Nós estávamos em Tilcara, no desfiladeiro de Humahuaca, e queríamos aproveitar ao máximo o meio dia, quando deveríamos voltar para Jump. Como eu tinha visto as fotos na Internet, estava ansioso para visitar as Salinas Grandes e a colina de sete cores. Um contraste de cores, terra e céu que nos fez sonhar com o canto do mundo onde estávamos agora.

Caminho para as Salinas Grandes

Tomamos café da manhã no hotel, o Hostal Antigua Tilcara, e perguntamos a uma das meninas da recepção se demorou muito tempo para chegar às Salinas Grandes. A distância em quilômetros foi curta, cerca de 90 quilômetros, mas as condições da estrada impediram a viagem em menos de duas horas (não confie nos horários indicados pelo Google Maps). Partimos em breve para evitar todo o calor no meio das salinas. Pegamos a estrada para Pumamarca e de lá a estrada para Susques. Passamos pela famosa colina de sete cores com a intenção de visitá-la na esquina. A partir desse ponto, a estrada começou a subir a montanha e muito, até atingirmos mais de 4300 metros de altitude.

Aquele ponto branco que é visto ao fundo são as Salinas Grandes

Para alcançar essa altura, subimos uma estrada sinuosa, na qual o asfalto havia desaparecido em algumas seções. Com tanta curva, para cima e para baixo, entendemos por que leva tanto tempo para percorrer noventa quilômetros.

Chegando às Salinas Grandes vimos vicunhas. Que bonitas!

Duas horas depois, o horizonte de repente se alargou ao chegar às Salinas Grandes. A estrada atravessa parte do soro fisiológico e, depois de pouco tempo, vimos uma área de estacionamento com uma chama de quatro metros de sal e uma cabine onde contratar a visita guiada.

Uma chama gigante de sal e uma barraca de lembranças.

Visitar os grandes salares de graça é o mar da simplicidade. Você só precisa ir até lá e contratar a visita com um guia da área no estande. Você não pode entrar nos salares com o carro por conta própria e eu também não o recomendo. Pagamos 200 pesos por carro e um guia local entrou conosco e nos disse para onde dirigir.

As Salinas Grandes ocupam parte das províncias de Jujuy e Salta e têm uma área de 212 quilômetros quadrados. Uma empresa de mineração é responsável pela exploração comercial de sal. Nosso guia, cujo nome não me lembro, nos disse para estacionar o carro. No meio da extensão esbranquiçada, foram abertos buracos que mostravam impressionantes águas azul-turquesa.

O guia nos explicou que todo o fundo do soro fisiológico é um lago, mas que a densidade do sal da água faz com que uma camada de salitre se forme com uma média de 30 centímetros de espessura. Isso significa que em algumas áreas a camada é mais espessa e em outras muito mais fina. Fique com esses dados.

Aproximei-me do buraco para ver a água mais de perto e o guia me alertou para observar, pois as bordas podiam afundar e mais de uma vez eles tiveram que remover um visitante da água. Voltamos ao carro para dirigir para outro ponto do soro fisiológico para ver outros orifícios de água, mas estes criados pelo homem.

Prometi-lhes muito feliz ...

O chão é desenhado com um padrão de favos de mel criados a partir de crosta salina, com um interior cor de terra e linhas ligeiramente mais claras que o definem. Ao caminharmos para os buracos, o guia apontou um ponto: as áreas em que o solo é mais branco significa que a camada de sal é mais fina e pode ser quebrada. Então observe onde você pisa.