Ásia

Como ir de Pequim a Datong e enlouquecer procurando um hotel

Há dias em que as coisas não saem conforme o planejado e você quase precisa lutar contra os elementos. Neste artigo, mostramos nosso quarto dia de viagem à China, quando fomos de Pequim a Datong e quase nos tornamos majaras procurando o hotel que havíamos reservado para a noite.

Não é fácil parar um táxi na China e muito menos levá-lo onde quiser. Eram seis e meia da manhã, sob uma chuva torrencial, carregada com duas malas grandes e estávamos indo para a estação de ônibus de Pequim.

Área de serviço chinês

De pé no meio daquela rua comercial em decomposição, vendo os táxis passarem um após o outro, foi quando me lembrei que os táxis param de abaixar o braço de cima para baixo com a palma da mão aberta (obrigado, Beijing Express!). E que estávamos na China há quatro dias. Depois de fazer o gesto, conseguimos parar um táxi, entramos e, com a ajuda do iPad, mostramos ao motorista o endereço da rodoviária escrito em chinês Nós queríamos ir para.

Às 7h15, já estávamos na estação tentando comprar duas passagens de ônibus para a próxima para Datong. O de 7:30 e o de 8 já estavam cheios, mas, felizmente, conseguimos um lugar às 8h20. Você também pode ir para Datong de trem, mas vire-se e leve mais de sete horas. Se um engarrafamento não for pego em Pequim, o ônibus chega a Datong em 4 horas, mas essa era apenas a teoria.

Na rodoviária, não estava muito bem indicado em qual porta você deveria entrar. Mesmo assim, gostamos de ver que, em geral, os chineses são muito amigáveis, mostram o caminho e o acompanham, se necessário. Então, encontramos a porta, sentamos nos assentos em frente e esperamos até que um dos revisores viesse nos procurar para anunciar que nosso ônibus havia chegado.

Datong, China

O ônibus não era ruim, tinha assentos de couro e ar condicionado, mas estava um pouco sujo e em ruínas. A coisa começou a mudar quando vimos que eram oito e meia e ainda não tínhamos saído. Alguém estava desaparecido e não chegou. No final, começamos vinte minutos atrasados, mas dez minutos depois paramos no meio da rua até aparecer um carro com duas pessoas dentro que entraram no ônibus e, finalmente, começamos realmente. O que é um ditado, já que havia engarrafamento em Pequim Levamos mais de uma hora e meia para deixar a cidade. Apesar disso, a viagem de ônibus era bastante confortável e, além disso, parávamos a cada hora e meia em áreas de serviço com banheiros e supermercados bastante limpos para comprar refrigerante.

Finalmente chegamos a Datong às duas da tarde. Lá nós tínhamos um quarto reservado no Datong Albergue Jovem. Pensei que não seria necessário ter um mapa para saber como chegar lá, mas esperava que fosse o suficiente o endereço para um motorista de táxi nos levar. Mas os taxistas chineses são muito dele e ninguém queria nos levar ao albergue porque eles disseram que ele estava muito perto e que não perderiam a possibilidade de fazer um longo prazo por sete yuans miseráveis. Esta corrida de táxi na China tem sua técnica, não apenas sabe como detê-los, mas levá-los a levá-lo depois que você o detém também é uma tarefa árdua.

Como todos disseram que o albergue estava perto, tentamos obter instruções sobre como chegar lá. Primeiro, perguntamos a um policial que estava entretido brincando com seu telefone e parece que isso o incomodou porque o interrompemos. Então perguntamos a uma pequena agência de viagens que, semanas atrás, eles estavam vendendo nada. Uma das garotas, com risadas e vergonha, desenhou-nos um mapa. Nesse mapa, o albergue Era um quarteirão à direita, dois quarteirões à esquerda e novamente um quarteirão à esquerda. Visto da perspectiva do mapa, parecia muito fácil, então começamos a andar arrastando nossas malas.

O que não esperávamos é que as maçãs acabassem sendo seções da avenida comunista do quilômetro (e eu não exagerei). Em cada cruzamento, perguntávamos se estávamos no caminho certo para não andar mais do que a conta, e isso é andar, andamos muito naquele dia, até chegarmos finalmente ao Rua Huansi Daijie. Ele albergue Eu estava no número dois naquela rua, mas os edifícios não tinham número de rua indicado. Subimos Huansi Daijie e Huansi Daijie (a rua não era exatamente curta), e não havia albergue, hotel, albergue ou algo assim.

Vídeo: Beijing Train Station to Datong - China (Setembro 2020).