Ásia

Suba o Hua Shan

Trazemos a você uma nova conta de viagem às capitais imperiais da China fizemos em agosto de 2012. Nesta ocasião, contamos a nossa experiência ao escalar uma das cinco montanhas sagradas de China: o Hua Shan, excursão que fizemos de Xi'an. Muitos nos pediram detalhes de como é a ascensão a Hua Shan e aqui vamos tentar resolver todas as suas dúvidas.

Ônibus levando para Hua Shan

Não acordamos muito cedo naquela manhã, embora planejássemos fazer uma viagem de um dia a um dos pontos de peregrinação mais importantes da China. Nós caminhamos para a estação de trem de Xi'an e no estacionamento de ônibus pegamos o ônibus que nos levaria ao Hua Shan. Não demorou muito para encher e, quando estava cheio, começou.

Coisas que você vê nas estradas chinesas.

O ônibus levou cerca de duas horas para chegar. Durante a viagem, compramos um mapa do Hua Shan por dois yuanes que indicavam mais ou menos as trilhas e que acabaram sendo muito úteis. Ao chegar ao destino, o ônibus parou em uma rua cheia de lojas e restaurantes. No final da rua estava o templo de jade e, naquele momento, não tínhamos muita clareza de subir a estrada diretamente ou procurar o ônibus que leva à estação do teleférico.

Um dos jardins do Templo de Jade

O problema que tínhamos era que não encontramos o ônibus de marras em nenhum lugar, por isso decidimos entrar no templo e começar a estrada a partir dali, que acabou sendo a melhor decisão, embora na época não tivéssemos todos eles.

Al Hua Shan sobe aqui ...

Estávamos seguindo as indicações por meio quilômetro ou mais. Estavam todos em chinês, inglês, coreano e japonês, embora a tradução para o inglês de algumas frases fosse um pouco enigmática. Felizmente, nossas noções de japonês nos ajudaram a confirmar que estávamos no caminho certo. Cerca de dez minutos mais ou menos, encontramos o bilheteria para acessar o Hua Shan (180 yuan).

Bilheteira Hua Shan

Esse era o ponto de não retorno, não tínhamos muita informação sobre como seria esse caminho, mas decidimos nos aventurar apesar de tudo. Para ruim, sempre poderíamos nos virar. A partir desse momento, esperávamos seis quilômetros de subida ao topo da montanha.

A princípio, o caminho era enganosamente agradável.

A trilha é muito preparada. Os primeiros quilômetros são bem pavimentados e você caminha em uma pista muito regular. Esses primeiros quilômetros constituem uma subida muito acessível, o que me lembrou muito do Rota de Nakasendô em Japão, já que a cada dois a três você encontrava pequenos bares com mesas e cadeiras onde podia sentar e descansar. Além disso, nesses bares eles vendem tudo: bebidas, capas de chuva, baterias, macarrão instantâneo, Red Bulls para dar asas em ascensão ... tudo.

Vimos barras quase a cada 500 metros.

Adoro andar, e mais, se for de avião, posso andar 20 quilômetros quase sem parar, como no Caminho de Santiago Português. No entanto, quando se trata de escalar, acho muito entediante e tenho que parar a cada dois por três. A estrada para o topo do Hua Shan logo se tornou uma encosta ascendente. E se adicionarmos o calor úmido e sufocante que estava causando, a verdade é que todas as instalações de descanso que encontramos durante a escalada foram muito boas. Quando começamos a suar a gota de gordura, tivemos que nos hidratar regularmente.

As escadas começam.

Pouco a pouco, a estrada tornou-se mais vertical, da rampa subimos os degraus, bastante equilibrada no início. Por outro lado, quando escalamos a montanha, uma névoa espessa começou a nos cercar, dando à paisagem um ar muito místico. Não é de surpreender que o Hua Shan seja uma das montanhas sagradas da China, pois é um dos lugares mais bonitos que vimos durante toda a viagem.

Mais etapas

Quando a subida começou a ficar mais complicada, paramos com mais frequência, os passos começaram a ficar mais pesados ​​e o calor não ajudou. Foi então que, quando estávamos totalmente desistindo e comendo alguma coisa em um bar, encontramos alguns espanhóis que havíamos conhecido no excursão às Grutas de Yungang e ao templo pendurado em Datong. Eles nos disseram que estavam seguindo a mesma rota, mas na direção oposta. Eles haviam subido para o topo com o teleférico na encosta oposta, já estavam uma hora abaixo e estavam com o turbo porque haviam sido informados de que o último ônibus estava saindo para Xi'an da base em apenas duas horas (!!!).

O nevoeiro nos impediu de ver a paisagem circundante, mas nos deu momentos mágicos.

Sabendo um pouco China, ficamos surpresos que o último ônibus do dia tenha saído tão cedo, já que os chineses não desprezam uma oportunidade de negócios e a questão do transporte geralmente é muito bem organizada ... mas qualquer um se arriscou! Por isso, também colocamos as baterias e começamos a subir como se não houvesse amanhã. Calculamos que tínhamos uma hora e meia pela frente, então tivemos que tremer.

Vídeo: Subah Subah Video Song. I See You. Arjun Rampal & Vipasha Agarwal (Setembro 2020).