América

Caminho do Pilar até a Laguna de los Tres, El Chaltén

El Chaltén é uma pequena cidade fundada em 1985 que se tornou a meca de caminhadas na Argentina por estar muito perto de Parque Nacional Los Glaciares, da geleira Viezma e ao pé da espetacular montanha Fitz Roy. Embora a rota de viajar pela Argentina Foi muito intenso, não queríamos perder a oportunidade de fazer o caminho do pilar isso leva a a Laguna de los Tres e olhe atentamente para o majestoso pico do Fitz Roy.

Devido ao roteiro apertado que tínhamos planejado, só podíamos dedicar uma noite e um dia inteiro à nossa visita a El Chaltén. Então, assim que pousamos no aeroporto de El Calafate alugamos um carro para a nossa estadia no Patagônia. Alugamos o carro no aeroporto com @avis_spain e nos custou 9450 pesos pelos quatro dias na região. Do aeroporto de El Calafate, os ônibus partem para El Chaltén (às 5, 7, 9, 11, 13 e 19h), mas o carro era mais prático para nós e, afinal, acrescentando todas as transferências que faríamos na Patagônia Aqueles dias foram ainda mais baratos.

Saímos do aeroporto e, antes de seguirmos para El Chaltén, paramos no posto de turismo de El Calafate, que fica na entrada da cidade, para solicitar mapas e informações. Depois paramos no supermercado da Avenida Del Libertador Gral, em San Martín, para comprar água para a estrada, porque nas três horas da rota que nos esperava quase não havia postos de gasolina para parar. Se durante a estadia em El Chaltén você quiser cozinhar para economizar, é melhor comprar mantimentos em El Calafate, porque há mais oferta e será mais barato.

Partimos dirigindo quase sozinhos em algumas estradas longas e retas. Durante a viagem, encontramos vários ciclistas que estavam fazendo o passeio com bicicletas de montanha, uma tarefa árdua, pois durante os dias em que estivemos na Patagônia o vento soprava bastante, chegando a 90 km / hora.

No meio do caminho, paramos no The Lioness Hostel, uma antiga fazenda com mais de 100 anos de história que é patrimônio histórico e cultural de Santa Cruz. O mítico Butch Cassidy e Sundance Kid (imortalizado em Dois homens e um destino) após invadir bancos em Río Gallegos. Contando histórias, La Leona é um bom lugar, quase o único, onde parar para descansar e comer algo entre El Calafate e El Chaltén. Aproveitamos a oportunidade para comer alguns hambúrgueres e continuamos na estrada.

Por volta das nove horas, chegamos a El Chaltén. Naquela época, o posto de turismo já estava fechado, embora ainda fosse dia. Chegamos ao albergue Condor dos Andes onde reservamos um quarto duplo com banheiro. A pousada possui uma cozinha comum para os hóspedes e, na época, a sala de jantar estava cheia. Nós compartilhamos uma mesa e conversamos com um casal argentino e uma garota catalã que estava lá há dias caminhando pelas trilhas. Eles nos explicaram que, diferentemente de outros parques como a Terra do Fogo ou Torres del Paine, no Chile, não havia taxas a pagar pelas trilhas e a beleza era excepcional.

Fomos dormir logo para descansar, já que no dia seguinte íamos acordar cedo para enfrentar nosso único dia de caminhada na área. Temíamos que a chuva que caía ao longo da tarde regasse o dia da caminhada.

Felizmente, no dia seguinte, saiu um sol brilhante, nenhuma nuvem no céu e o vento mal soprava. Para fazer o trilha da Laguna de los Tres Você pode começar na cidade de El Chaltén e leva cerca de dez horas para ir e vir. No entanto, você pode economizar cerca de duas horas de caminhada começando na trilha a partir do Hostería El Pilar localizado a cerca de 17 quilômetros da cidade por uma estrada de cascalho. Desde que tínhamos o carro, foi o que fizemos. Se um carro não estiver disponível, há um serviço de transporte na vila que pode ser alugado no mesmo albergue no dia anterior.

Demorou quase uma hora para chegar a El Pilar, deixamos o carro estacionado lá e começamos o caminho. Deve-se dizer que no começo foi um pouco difícil para nós saber para onde ir, pois existe um trecho que atravessa um pequeno rio e não é muito bem sinalizado, mas uma vez que encontramos o caminho, não houve perda.