Europa

Excursão Golden Circle de Reykjavik

Durante o nosso viagem de quatro dias à Islândia visitamos o famoso círculo dourado. Esta é a excursão mais popular na Islândia e o que pode ser feito em um dia a partir de Reykjavik. O percurso inclui a visita de três pontos localizados a uma distância relativamente curta: Thingvellir, Geyser e Gullfoss. Além disso, adicionamos à rota o Lagoa secreta, onde terminamos o dia com um pouco de relaxamento. Você está conosco

Embora a noite fosse curta, às oito da manhã já estávamos em movimento. A previsão do tempo estava boa, então, depois de deixar as coisas no apartamento nos arredores de Reykjavik, começamos a rota para visite o círculo dourado. A melhor maneira de visitar o círculo dourado é com um carro alugado ou alugando uma viagem de um dia em Reykjavik.

De Kopavogur para Thingvellir de carro, leva cerca de uma hora. Embora uma neve pesada tivesse caído no dia anterior, a estrada estava sem gelo. Mesmo assim, toda a paisagem estava nevada e formava um lindo cartão postal de inverno.

Chegamos a Thingvellir e deixamos o carro no estacionamento. Nessa área, havia serviços e uma área de visitantes com uma loja, uma pequena exposição e algumas máquinas de café e refrigerantes. Há também um lugar para parar para comer.

Thingvellir é importante por duas razões: por ser o ponto de encontro das placas tectônicas da América do Norte e da Europa e por sediar o primeiro parlamento democrático da Europa, fundado pelos vikings em 930.

A área de Thingvellir é um local natural excepcional e bonito. Aqui podemos caminhe várias trilhas bem marcadas e facilmente acessível para ver cachoeiras e rios. A orografia do local é marcada pela fissura das placas tectônicas da América do Norte e da Europa, fissura que a cada ano é ampliada entre 1 e 18 milímetros. O rio Öxará atravessa o local e um dos pontos mais bonitos é o Cachoeira de Öxarafoss, localizado na extremidade norte do parque nacional. Se continuarmos no caminho, isso nos levará a outro lugar famoso, o Peningagja, uma rachadura inundada com água onde os visitantes jogam moedas. Se você tiver a oportunidade, em Thingvellir também é muito popular mergulhar entre as placas tectônicas. A visita terminará visitando Thingvallakirkja, uma das primeiras igrejas que surgiram na Islândia.

Alphingi, o primeiro parlamento europeu

O Alphingi é o parlamento ou assembléia que os primeiros habitantes da Islândia fundaram em 930. Representantes de todos os clãs da ilha se reuniam aqui a cada verão para acordar leis, resolver processos e conversar entre si ou negociar. Ele permaneceu ativo até 1262 e depois atuou apenas como tribunais. As questões a serem discutidas foram expostas à multidão a partir do topo das fissuras da fissura, que servia de plataforma natural.

Nessas assembléias, decisões importantes foram tomadas na história da Islândia. Por exemplo: quando, no ano 1000, a assembléia levantou o que fazer com os primeiros rifirrafistas entre a nova religião cristã e os adoradores dos antigos deuses, a decisão foi tomada pelo homem das leis, a pessoa encarregada de lembrar todas as leis em vigor na ilha. Para fazer isso, este homem fechou em sua cabine por um dia inteiro. Quando ele partiu, anunciou sua decisão: a religião cristã seria oficial da Islândia a partir de então, mas os pagãos poderiam continuar a adorar seus deuses sem interferência. Muitos séculos depois, este também foi o local escolhido para fundar a moderna República da Islândia em 1944. Desde 1930, Thingvellir era um parque nacional e a UNESCO a declarava Patrimônio Mundial em 2004.

Depois de Thingvellir, seguimos a rota com o carro até a próxima parada do dia: Zona geotérmica de gêiser. Demoramos cerca de uma hora para chegar lá e, quando chegamos, ficamos surpresos que a área de visitantes era muito maior e equipada que Thingvellir. Havia alguns restaurantes, um posto de gasolina e um hotel. Como era hora de comer, decidimos fazê-lo no Restaurante Kantina Eu tinha tipo comida auto-atendimento. Este foi um dos lugares mais caros para o valor de toda a viagem, mas é uma das áreas mais turísticas e onde não há outras ofertas de catering. Tivemos um creme de cogumelo que foi ótimo e um peixe e batatas fritas. Com as forças renovadas, fomos visitar a famosa área geotérmica.

Para visitar o famoso Zona geotérmica de Haukadalur basta atravessar a rua do centro de visitantes. Na verdade, é uma área natural que foi cercada para fechar o acesso à noite. Ao entrar, encontramos uma placa informando que a área é mantida graças a doações de visitantes e trabalho de voluntários, já que não há taxa a pagar (por enquanto!). Essa área consiste em vários gêiseres, que expelem água ou fumaça vaporosa para a superfície. O local é famoso pelo gêiser que dá nome a esse fenômeno natural, que já foi um dos jatos de água mais ativos e lançados, com até 80 metros de altura.

Atualmente, esse gêiser está em um período menos ativo e não expele mais a água, mas ao lado dele Gêiser Strokker Ele assumiu o controle e cospe fortes jatos de água quente a cada poucos minutos. Ao redor deste gêiser havia muitas pessoas acumuladas esperando para ver a água sair. Um vento gelado muito forte soprava e a água expelida pelo gêiser estava acima de cem graus de temperatura; portanto, você deve observar onde está um deles, para que o vento não atire a água em você e queime você.