América

Percurso pela Quebrada de Humahuaca

Continuamos com as histórias de viagem à Argentina. Neste artigo, deixamos a Patagônia para ir à região quente de Jump para visitar o Quebrada de Humahuaca.

Após uma breve escala em Buenos Aires, nosso voo pousou no pequeno aeroporto de Salta. Estávamos esperando cinco dias para descobrir todas as maravilhas desta região que decidimos visitar em duas partes: a primeira que viajaríamos de carro para a província de Jujuy em dois dias e a segunda parte ficaríamos na bonita cidade de Salta para fazer várias excursões por três dias .

No mesmo aeroporto, reservamos um carro pequeno com a Avis_Espanha e, sem demora, fomos para o aeroporto. Quebrada de Humahuaca. Para chegar lá, você pode seguir pela estrada 9, que é uma estrada panorâmica, mas cheia de curvas, ou pela estrada 34 pela General Guelmes. Do aeroporto de Salta, demorou quase quatro horas para chegar porque a estrada estava em construção.

As paisagens da Quebrada são excepcionais, áridas, com montanhas de cores avermelhadas e terrosas salpicadas de cactos que triplicam a altura humana. A Quebrada de Humahuaha corre ao longo da estrada entre as aldeias de Volcán a Tres Cruces, a uma hora da fronteira com a Bolívia.

Para visitar a Quebrada de Humahuaca, é melhor basear-se Tilcara, uma bela e pequena população colonial com vários cantos encantadores. Ficamos no hotel Antigua Tilcara Hostel, um hotel perto da praça da cidade que gostamos muito. Ao contrário da Patagônia, onde tivemos que usar casacos de inverno, estava tão quente em Quebrada que tivemos que usar mangas curtas.

Demos um passeio por Tilcara, apreciando a atmosfera, e fomos comer no restaurante Kusikanki, um lugar que nos era recomendado no hotel por ter pratos locais e vegetarianos. Tomei uma chama milanesa que foi excelente. A atmosfera é muito mais relaxante e tranquila, não há tantos turistas quanto em El Calafate ou Ushuaia, e os preços também são muito mais baratos.

Quando o sol parou de apertar, subimos para Pucará, a zona arqueológica de Tilcara. Lembre-se de usar um chapéu e água, porque há muito poucas áreas de sombra no gabinete. Na base da colina, há uma sala onde um vídeo explicativo pode ser visto. Então você tem que subir a ladeira. Ali ficava uma vila da tribo Tilcara, uma cidade pré-hispânica, e desde o ponto mais alto todo o vale é dominado. As vistas são espetaculares.

Vídeo: Salinas Grandes Argentina. Paso de Jama. 30 day trip (Setembro 2020).