África

Visita ao Cairo

Foi o nosso primeiro dia inteiro em o Cairo e tivemos que dar alguns passos importantes. Como íamos passar a última semana no Sinai descansando na praia, enquanto planejávamos a viagem, vimos que Petra Era muito perto e talvez pudéssemos sair de lá. O problema surgiu quando li na Internet que, se você sair do país, o visto que você obtém ao entrar é obviamente cancelado e, se você entrar novamente por via marítima ou marítima pelo Sinai, receberá um visto apenas para a Península do Sinai que não Permite viajar para o resto do país. Isso se deve ao tratado de paz alcançado entre Israel e o Egito após a guerra do Yom Kipur (6 de outubro de 1973), na qual o Egito lançou um ataque surpresa e recuperou o Sinai que havia sido invadido por Israel anos antes. Neste tratado de paz, basicamente todo mundo tem o direito de acessar o Sinai, especialmente os israelitas, uma vez que existem vários enclaves religiosos judeus na Península do Sinai (lamento não poder explicar mais o conflito, mas eu precisaria de milhões de ingressos para ele e também Eu só conheço a versão da parte egípcia).

Visão geral do Cairo a partir da Cidadela

Em resumo, se você deixou o país, perdeu o "visto de entrada completa" e, ao voltar, ninguém me garantiu se o devolveria (o que não seria um problema se eu voltasse de Sharm el Sheikh à Espanha ou se eu fosse a Petra para obter via aérea). Nas duas semanas anteriores, ligamos para a embaixada do Egito em Madri e eles gentilmente desligaram o telefone várias vezes no meio da conversa. A única coisa clara que tirei depois de conversar com vários usuários da Internet foi que era mais seguro pedir um visto de reentrada no Cairo e assim evitar problemas.

O Mogamma, onde a burocracia egípcia está concentrada.

Como obter um visto de reentrada no Egito?

Vistos de reentrada e prorrogação de vistos devem ser processados ​​em Mogamma, que é uma massa de concreto armado de doze andares e estilo comunista que preside a Praça Midan Tahrir. Lá, toda ou parte da burocracia do país está concentrada e, para qualquer falência que você diz a ele que precisa fazer, há um passo apenas pensando nas falas. Mohammed nos disse para ir logo, porque havia muitas filas, então fomos às 8, quando elas abrem (o horário do pedido de visto é das 8 às 13:30 h).

Ao entrar, a primeira coisa a fazer é subir as escadas à direita do primeiro andar. Depois de passar no detector de metais, você deve seguir um longo corredor que fica do lado direito até quase o fim. O salão inteiro está cheio de janelas dos dois lados com funcionários que fazem todo o trabalho manualmente (os computadores brilham com a ausência deles). No lado direito, há uma janela que diz "Reentrada de vistos", onde eles fornecem um formulário gratuito que você deve preencher com suas informações, em que data planeja deixar o país e para onde deseja ir. Depois de preenchido, você deve voltar à 43ª janela: “Selos de taxa” e comprar os selos para pagar pela administração. O «visto» de uma reentrada custa 51 L.E. e o de dois 61 L.E. Depois de vender os selos, retorne à janela “Vistos de reentrada”, forneça o formulário, os selos e o passaporte e, sem fornecer nenhum tipo de recibo, eles pedem para você voltar no dia seguinte, após 14 horas para buscar o passaporte. E assim fizemos, sem considerar que talvez não voltássemos a ver os passaportes (!). Pelo menos foi rápido e em 30 minutos já estávamos na rua.

Esclarecimento: no dia seguinte, fomos procurar o passaporte e eles nos deram o visto de reentrada já em vigor e isso funcionou como um encanto quando saímos do país e voltamos a entrar. Portanto, aconselho a todos a se sair melhor no Cairo do que na fronteira quando partirem.

Entrada para o Museu Egípcio

Ao deixar Mogamma, decidimos ir ao Museu Egípcio, que fica do outro lado de Midan Tahrir. Quando saímos pela porta, dois filipinos que estavam um pouco perdidos nos perguntaram onde ficava o museu e mostramos o caminho. Depois que compramos a entrada do museu, tivemos que deixar a câmera na entrada, porque eles não deixam você entrar, e muitos guias oferecem seus serviços para mostrar o museu. Todos ofereceram a você uma visita de 1,30 hora por 200 L.E. por casal Lá nos encontramos novamente com os filipinos, Nancy e Clifford, professores universitários de estatística e antropologia, respectivamente, e dissemos a eles que eles queriam compartilhar o guia (em inglês). No final, a visita guiada nos custou 140 L.E. É aconselhável contratar um guia porque o museu carece de explicações. No máximo, um trabalho escrito com máquina de escrever com informações breves. O guia nos levou pela sala Tut-ankh-amón, pela sala das múmias reais e pela sala dos animais. À uma hora e cinco minutos, o guia terminou a visita, mas estávamos passeando pela sala do período Amarna e logo decidimos sair porque não havia ar condicionado e, acima, não paramos de entrar em grupos de turistas, e o museu parecia um Como tinha 11 anos e até as 12 não tínhamos ficado com Mohamed, fomos a um banco para tentar trocar trocas de notas e moedas para fazer pequenos pagamentos. Foi quando primeiro tivemos que atravessar a avenida (veja o vídeo da entrada anterior). Felizmente, alguns pedestres locais também queriam atravessar a rua e nós os usamos como escudos humanos.

Igreja Suspensa

Às doze, Mohamed chegou e fomos de metrô para o distrito copta (quatro paradas de Midan Tahrir, parada de Mar Girgis). No metrô do Cairo, existem vagões apenas para mulheres como em Tóquio. O bairro copta é a área mais antiga do Cairo e é o coração da comunidade cristã nativa do Egito. Visitamos a Igreja Suspensa, que é chamada assim porque é construída no topo da porta de uma fortaleza romana chamada "Babilônia", e fica a cerca de 60 metros do chão. Depois fomos visitar a Igreja de San Jorge e descemos um beco para visitar a sinagoga e as Igrejas de San Sergio e Santa Bárbara. A verdade é que fiquei um pouco decepcionado no bairro copta, mas suponho que não seja mais uma novidade ver igrejas.

Familiarizando-se com os números.

Eles conseguem vender.

Depois pegamos um táxi para ir ao cemitério do norte ou também chamado de cidade dos mortos, conhecida por serem habitadas as tumbas ou mausoléus. É uma área muito pobre e, obviamente, é difícil visitar se você não tiver nenhum contato. Mohamed nos levou para visitar o túmulo de que ele havia sido a esposa do filho de Mohamed Ali (governante egípcio, não o boxeador). O guarda que morava lá nos mostrou a sepultura e Mohamed explicou que todas as sepulturas na área eram habitadas. Depois de dar uma gorjeta ao vigia, saímos e voltamos para pegar o táxi que estava esperando por nós para ir à Cidadela. Quando eu chego lá, Mohamed me diz para dar 40 libras (o que eu achei caro) e quando eu as entrego, o taxista reclama e depois de discutir com Mohamed ele diz para eu dar 50. Eu dou 50 e ele fica uma raiva e não entendo o porquê até perceber que dou 50 piastras (0,50 LE) por engano. Enfim, isso me mostrou um pouco, porque poderíamos ter negociado o preço antes de subir e achei a corrida muito cara.

Vídeo: VLOG EGIPTO - Soy Tendencia en El Cairo PARTE 1 (Pode 2020).