África

Excursão às outras pirâmides: Saqqara e Dashur

Às oito horas da manhã, descemos à porta do hotel para encontrar Ashraf, o motorista de táxi com quem havíamos combinado um dia antes de nos levar para ver as pirâmides. O plano inicial era ir a Dashur, Saqqara e Gizé e ver todas as pirâmides no mesmo dia. Mas quando desci a rua não estava. Estávamos esperando para ver se ele veio e com medo de ter nos deixado plantados (ele lera em alguns fóruns e blogs sobre a pequena palavra de taxistas), mas quando pensamos que precisaríamos encontrar outro táxi, ele pareceu se desculpar. Ashraf tinha mais de sessenta anos e dirigia um táxi bastante antigo, não falava inglês (e não falamos árabe), então a comunicação era um pouco rudimentar.

Pirâmide de degraus

Deixamos a cidade e, pela janela, vi a miséria da periferia do Cairo: terra acumulada, animais de fazenda no meio da rua ... até que no final passamos por todos os congestionamentos e o panorama mudou primeiro para terra cultivada e depois para deserto . Quando passamos uma longa hora na estrada, Ashraf começou a perguntar como ele estava indo para Dashur, até que depois de perguntar três vezes, foi-lhe dito que esse não era o caminho e que ele tinha que voltar. Ele estava perdido. Nós dirigimos mais uma hora para voltar ao Cairo. Dashur fica a uma hora das pirâmides de Gizé (Quéops, Kefren e Micerinos) e, uma vez na estrada certa, vi que o motorista de táxi da seca perguntou onde Saqqara estava, apesar de haver sinais na estrada. Finalmente, depois de mais de três horas, chegamos a Saqqara e, embora quiséssemos ir a Dashur primeiro, não falamos nada e fomos visitá-lo.

Estrada para Saqqara no táxi

Saqqara é uma grande necrópole dos faraós do primeiro império e é famosa por ter a primeira pirâmide, conhecida como pirâmide de degraus. A pirâmide escalonada é o monumento de pedra mais antigo do mundo. Foi construído por Imhotep (este homem era uma maravilha) para o faraó Zoser em 2650 a.C. Ao chegar ao local, você pode primeiro visitar o Museu Imhotep, que é um pequeno museu no centro de visitantes onde o bilhete é comprado. Ao entrar no museu, um dos guias se aproximou de nós e nos disse que estava fazendo uma visita guiada de 15 minutos e concordamos em fazê-lo por 20 aulas. A minivisita foi boa porque o guia respondeu às muitas perguntas que fizemos. O museu tem objetos encontrados na necrópole, alguns tão curiosos quanto dispositivos cirúrgicos. O museu, que era novo, era muito mais organizado que o do Cairo.

Entrada para o Museu Imhotep

Depois do museu, fomos ao táxi e fomos à necrópole para visitar primeiro os túmulos e as pequenas pirâmides do lado direito. Lá visitamos a tumba de Mereruka e a pirâmide de Teti (o restante estava fechado ao público). Quando você entra em todos os templos e pirâmides do Egito, sempre existem vários egípcios com chilaba e turbante que acompanham o turista e explicam algo a eles ou os apontam para uma parte interessante para ganhar uma gorjeta ou bakkshis. Realmente não ousei perguntar a ninguém se eles tinham algum salário por estarem lá, mas se fosse esse o caso, com certeza era miserável. Depois de se juntar a nós através do túmulo e descer conosco até a pirâmide de Teti de 5 E.C. e nos disse que era "dinheiro pequeno" e, no final, acabamos namorando enquanto ele reclamava.

Interior da tumba de Mereruka.

Depois fomos com o táxi para o lado esquerdo da necrópole para ver a pirâmide escalada. Eram 12 horas e o sol estava com muita coceira. A pirâmide de degraus não pode ser visitada porque o interior está em péssimas condições. A pirâmide é cercada por uma parede e um complexo funerário, onde você deve pagar para visitar alguns dos túmulos de lá. Nós, um pouco quentes no calor, sentamos à sombra enquanto observávamos a pirâmide e conversávamos baixinho. Naquela época, fomos guiados por um guia que estava descansando enquanto ele dava a seus clientes tempo livre, curiosos sobre o idioma que falávamos e não identificávamos. Ele foi muito gentil e conversamos com ele muito animadamente por um tempo. Quando lhe dissemos que iríamos visitar Dashur mais tarde, ele nos disse que Dashur geralmente era feito primeiro e depois Saqqara. Foi quando explicamos que nosso motorista de táxi estava perdido. Ele nos disse que provavelmente era porque ele não sabia ler (egípcios de uma certa idade não sabem ler porque durante a ocupação inglesa eles fecharam muitas escolas) e normalmente os taxistas não costumam ir a Saqqara e Dashur, e é por isso que ele se perdeu. Naquele momento, lamentava muito estar com raiva. Tantas coisas que são tidas como certas e das quais ninguém tem idéia ... me fizeram sentir muito pequena no mundo.

Salão hipostilo através do qual você pode ver a pirâmide escalonada.

Depois de visitar a pirâmide de degraus, retornamos ao táxi para ir a Dashur. Eram quase uma hora do meio-dia e decidimos visitar as pirâmides de Gizé no dia seguinte calmamente, já que fechavam às 16 horas e não teríamos tempo. Enquanto visitávamos a necrópole, nosso motorista de táxi foi informado sobre como ir a Dashur e partimos agora sem nos perder.