África

Cruzeiro pelo Nilo: visite o Templo de Luxor e o Templo de Karnak

E pensei que não precisaríamos acordar logo no dia em que embarcamos no cruzeiro em Luxor. Pois sim. Eles nos telefonaram quando estávamos em Abydos para nos dizer que tínhamos que estar no barco às 9 da manhã do dia seguinte, porque às 9h30 fizemos a primeira excursão com o grupo. Essa foi a única parte que contratamos com uma agência e faríamos em um plano organizado: o cruzeiro pelo Nilo.Por razões de planejamento diurno, no final decidimos fazer o cruzeiro de 5 dias (4 noites) que parte de Luxor para Asuan. Como eu disse no guia de viagem ao Egito e Petra, o cruzeiro pelo Nilo foi o que mais nos custou a decisão. Todo mundo disse que era uma obrigação, mas descartamos a faluca por desconforto (e felizmente porque você come mosquitos lá) e o cruzeiro parecia muito turístico. No final, depois de muito debate, acabamos em um dos navios oferecidos nos circuitos do El Corte Inglés (também por datas foi o que mais nos convinha), mas o contratamos diretamente com os proprietários do navio no Egito: Agência Galaxia Tours. Esta é uma das agências mais importantes do Egito, basicamente porque são as que fazem todas as viagens do El Corte Inglés (e movem muitas pessoas e dinheiro). Esta agência é de um casamento formado por um catalão (Maricel) e um egípcio. E precisamente Maricel é o proprietário do navio.

Nosso navio atracou em Luxor, quando os convidados começaram a chegar.

De manhã, fizemos o check-out na Mara House e desejamos que desfrutássemos do cruzeiro, que foi uma experiência muito romântica. O mesmo motorista de táxi que nos levou aos túmulos dos nobres nos levou ao corniche, onde ele atracou cerca de 30 navios. Como nem todos eles se encaixam no porto, há até cinco alinhados; portanto, dependendo da altura em que seu navio está atracado, você deve atravessar outros barcos antes de adquirir o seu. Felizmente, o nosso estava bem em frente ao Templo de Luxor e na linha de frente, por isso foi fácil de encontrar.

Você poderia dizer que o navio era da categoria e a sala não era ruim.

Ao embarcar no navio, Essam, nosso guia durante todo o cruzeiro, estava esperando por nós. Eles nos serviram bebidas de boas-vindas e explicaram como tudo funcionaria. Felizmente, nosso grupo não seria muito grande (17 pessoas, embora isso pareça uma multidão para mim. Essam nos disse que eles tinham grupos de 50 pessoas! (O_OU, querida!) E que tudo estava no cruzeiro Ele incluía menos bebidas pagas no check-out e nenhuma gorjeta, que também já estava incluída.Estávamos conversando com Essam, ele usava um lujito e falava espanhol perfeito.Ele explicou que o barco estava cheio de Espanhóis e, às vezes, trabalhamos com grupos de chineses (cobrando o triplo dos espanhóis). Explicamos o que havíamos feito e como havíamos visitado e alucinado muito e acho que naquela época estava claro que não éramos o protótipo do cliente .

E se estivéssemos sozinhos durante toda a viagem, passamos ao fascinante mundo do mogollón organizado.

Quando deixamos nossas malas, descemos e encontramos o resto do grupo que já havia chegado, 9 pessoas, com quem dividiríamos uma mesa todos os dias (no cruzeiro, você sempre precisa sentar no mesmo lugar). Saímos do navio e entramos em um ônibus para fazer as visitas naquele dia: o templo de Karnak e o templo de Luxor.

Custou-me, mas consegui tirar uma foto do quarto hipostilo de Karnak sem ninguém.

Primeira visita: o templo de Karnak. Embora já estivéssemos dois dias antes durante o show de luzes e sons, vê-lo durante o dia foi ainda mais impressionante. Karnak é formado por um conjunto de templos que foram sucessivamente ampliados por vários faraós, incluindo Ramsés II. Cada cidade importante do antigo Egito tinha uma tríade sagrada particular, isto é, pai, mãe e filho. O deus pai de Luxor ou Tebas era Amon, o deus ram, que mais tarde fundiu-o com Rá para criar Amon-Rá e, assim, dotar o templo de mais importância. As colunas do primeiro salão hipostilo são espetaculares e enormes. Parece também que foi o primeiro edifício religioso com três naves, o principal mais alto que os dois corredores e essa forma é a que seria adotada posteriormente para construir as basílicas cristãs. O complexo de Karnak é incrível, mas lá encontramos milhares de outros turistas (dos outros navios de cruzeiro que haviam atracado na cidade) e fiquei um pouco sobrecarregado.

Vídeo: Os Incríveis Templos de Luxor, Capital do Egito Antigo (Setembro 2020).