África

Excursão a Petra do Egito (parte II)

Naquele dia, levantei-me tão cedo que, quando o alarme tocou, pela primeira vez em toda a viagem, eu não sabia onde estava. Muito cansada, adormecida e desorientada, fui tomar o café da manhã e às 7 horas nos levou ao centro de visitantes para visitar Petra. Só tínhamos até uma da tarde, pois naquela época tínhamos ficado com Patrícia para pegar um táxi de volta a Aqaba.

Escalada para o alto local de sacrifício.

Como minhas pernas doíam muito e naquele dia queríamos visitar os enclaves que estão no alto das montanhas, pensei que poderíamos levar uma carruagem puxada por burro para o Tesouro e, assim, pelo menos nos salvar os dois quilômetros de subida e dois outros de para baixo. Mas aqui está minha surpresa quando, depois de um tempo "brincando" com a pessoa que nos atendeu no centro de visitantes, ele me disse que eu era jovem e que usava minhas pernas porque o carro era para idosos. Eu pensei que estava brincando, mas não, eu quis dizer isso muito a sério. De qualquer forma, saí de lá tão chateado que, embora os guias me oferecessem andar a cavalo por 3 dinares, não me senti na cabeça. Então, minha teimosia me fez adicionar 4 quilômetros extras às minhas pernas já doloridas.

E os degraus da escada não eram regulares.

Chegamos ao Tesouro e paramos para tirar algumas fotos praticamente sozinhas. No guia, lemos que às 11 horas o sol estava se pondo, por isso decidimos continuar adiante e depois vê-lo iluminado novamente. Alguns metros à direita começaram a escada que leva ao altar do sacrifício. O altar de sacrifícios era onde os nabateus sacrificavam animais aos seus deuses e chegar lá não é fácil. Você tem que subir algumas escadas com muitos degraus e degraus de tamanhos diferentes. Quando chegamos ao obelisco, desisti e disse que não subia mais nenhum degrau, então me sentei e meu parceiro seguiu o caminho. Enquanto estava sentado, me dediquei a contemplar as vistas das alturas. Awesome. Também me diverti brincando com um gatinho que veio se refugiar entre minhas pernas quando um menino beduíno de cerca de dois anos saiu atrás dele com um graveto e más intenções. Fiquei com o menino e o gatinho por um tempo.

O obelisco

Quando estiver no lugar alto do sacrifício, você pode continuar subindo e descendo as escadas por um bom tempo até chegar ao túmulo do Jardim. Mas eu queria ver o mosteiro que ficava do outro lado do recinto e, por medo de não nos dar tempo, começamos a descer as escadas. Obviamente, descer as escadas não foi tão difícil quanto escalá-las, e enquanto estávamos descendo, encontrei o beduíno com quem conversara no dia anterior e me cumprimentamos efusivamente. Ele estava subindo com um grupo de turistas para o alto local de sacrifício. Fiquei muito animado em vê-lo novamente. Uma vez lá embaixo, vimos que em uma parte das casas das cavernas havia algumas figuras vestidas de "nabateus", simulando o estilo de vida daquele povo antigo. Parecia um pouco com Port Aventura, mas era divertido de assistir.

No horário indicado, remamos parte do caminho para ver o tesouro iluminado pelos raios do sol e a verdade é que também é mais frio. Dá como um ar de mistério à construção. Depois de tirar várias fotos, voltamos para o teatro romano e passamos pela estrada das colunas, que, como o nome indica, é uma rua com colunas nas laterais. Nesse ponto, recomendo a todos que rodem 180º e contemplem a paisagem. É muito bom ter no campo de visão a estrada romana com as colunas e as casas nabateanas construídas nas rochas ao fundo.

Enquanto estávamos indo para as escadas que levavam ao mosteiro, um beduíno se aproximou de nós para nos oferecer um burro. Não ficamos convencidos com a ideia, mas, como quase não tínhamos tempo e eu não sentia mais minhas pernas, coloquei na cara o rosto de "NÃO GOSTO DE ANIMAIS, ME MEDO" e comecei a negociar. No final, subir e descer o Mosteiro nos custou 10 dinares por pessoa. Montar um burro é uma das experiências mais incríveis que já vivi até agora. Como eu disse a Mohammed que tinha medo de burros, ele estava levando o animal por um bom pedaço até que, a certa altura, ele pegou seu burro e puxou o meu. O animal conhece o caminho da memória, mas também impressiona ao ver como sobe as escadas subindo em cima dele e também tendo um precipício a apenas alguns centímetros de distância. Apenas rezei para que o animal não tivesse tropeço e acabássemos caindo nos dois.

Mas não, o animal é sábio e nos levou ao mosteiro em muito pouco tempo, como Mohammed nos havia prometido. Este beduíno nos disse que, no último lance de escada, que era muito curto, é melhor subirmos e, enquanto isso, ele esperaria por nós lá. E, dito e feito, subimos. O mosteiro é outro túmulo semelhante ao Tesouro e é conhecido por esse nome porque os cristãos o usavam como mosteiro nos tempos antigos.

Depois de visitar o mosteiro, voltamos para onde Mohammed estava esperando por nós. O homem estava com colegas ou talvez parentes tomando chá em uma das várias paradas de artesanato beduínas. Naqueles que uma das mulheres se aproxima de mim e me oferece um chá. O chá estava fervendo, mas o copo estava trêmulo e preto. Não há água corrente para lavar os vasos. Então tive um dilema: digo não ou aceito e não deixo a mulher feia. E naquele momento da viagem pensei: perdido para o rio. E eu bebi o chá.

Descer as escadas sinuosas é ainda mais assustador do que subir. Para fazer isso, você tem que jogar o corpo para trás enquanto segura as rédeas do animal para não cair. Durante um trecho muito complicado, Mohammed desceu do burro e pegou o meu para não descermos a ravina. Mas meu parceiro subia e descia sem que ninguém o guiasse. Houve momentos em que as escadas eram tão estreitas que os turistas que subiram tiveram que se agarrar à parede para podermos passar. Como eu disse antes, uma experiência total. Você tem que tentar.