América

Cenote Ik-kil e as cavernas de Balankanché em Chichen Itza

No nosso primeiro dia em Méxicodeixamos Cancun para trás para ir ao estado de Yucatán e visite os arredores de Chichen Itzá. Primeiro tomamos banho no espetacular Cenote Ik-kil e depois exploramos o Cavernas de Balankanché.

Abri os olhos e não podia ser, eram cinco e meia da manhã. Com o quão cansado eu estava ontem à noite e só consegui dormir cinco horas seguidas. Estava quente, demais para ser a hora que estava, mas não um calor que estou acostumado, mas um daqueles que deixa todos vocês pegajosos. Depois de dar as voltas típicas na cama por um tempo, decidi me levantar, me limpar e esperar até meu parceiro também acordar. Por volta das sete horas da manhã, acordei o vigia noturno do albergue, que estava dormindo profundamente no sofá, e abri a porta para comprarmos as passagens de ônibus para irmos. Chichen Itza. De Cancun, há apenas um ônibus de primeira classe que o leva até lá, para não perdê-lo e, como tivemos tempo suficiente, decidimos nos aproximar.

As ruas estavam desertas e deixadas pela mão de Deus, com casas baixas. Os sacos de lixo estão à porta e, com o calor, exalam um cheiro desagradável. A estação, que fica a cerca de cinco minutos do albergue, é muito moderna e compramos os ingressos. No caminho de volta, comecei a "fazer amigos". Fomos comprar água (12 pesos / 0,72 euros) em um OXXO, que é uma espécie de loja aberta 24 horas, e ao me dar o troco, eu disse ao balconista que faltava dinheiro, quando faltava o conhecimento das moedas da minha parte . Que corte! De qualquer forma, com um pouco de leite ruim, o funcionário explica que está tudo lá. Bem, eu mereço isso, e tudo por causa do cocô de auto-sugestão: tanto para ler em todos os fóruns que os mexicanos tentam enganá-lo com a mudança, que na primeira loja que fui fui influenciada por um topicazo estúpido.

Ao voltar para o albergue, o proprietário nos diz que não há água, embora não tenhamos entendido o porquê (ela é americana e falava em inglês). Ele vem nos dizer algo que a prefeitura não permite contratar caminhões tanque antes das sete da manhã ... mas então, ele não tinha água corrente? Não sei. Enquanto tomamos um café da manhã muito completo, conversamos com um cara de Hong Kong que fazia um itinerário estranho em suas duas semanas de férias: Hong Kong - Quebec - México - Nova York - Toronto - Hong Kong. Ele explicou que havia alugado um carro em Isla Mujeres e não tinha carteira de motorista (!) E que havia atingido um carrinho de golfe. Céus! Em geral, tudo era tão surreal que eu não sabia se estava acordada ou ainda dormindo. Ele também me explicou que, para ir do aeroporto ao albergue, havia contratado o serviço de transporte em Cancun Shuttle por US $ 4 pela Internet, embora eu não tenha conseguido encontrar a web ...

Hotel Dolores Alba

Antes de sair do hotel, comecei a conversar alegremente com o vigia noturno que alegava que meu sobrenome era da Rússia.

- Da Rússia? Bem, pensei que preferiria vir de Roma.
- Não, Romanov, talvez ... qual é o nome daquele que foi salvo?
Anastasia.
- Sim, ela, talvez ela tenha ido para a Espanha ...
- Quem sabe, como minha tataravó.

Depois dessa linda conversa, nos despedimos e desejamos que cuidássemos de nós mesmos. Há apenas um ônibus de primeira classe que vai para Chichen Itza e depois de três horas e um filme horrendo (um americano que faz você querer descer do ônibus em movimento) chegamos à porta do sítio arqueológico. Nossa primeira intenção foi encontrar nossa vida para ir diretamente ao hotel, mas ao descobrir que havia armários gratuitos para nossas malas, uma nova possibilidade se abriu no horizonte. Enquanto discutíamos as diferentes possibilidades, fomos abordados por um dos muitos guias oficiais que ofereceram seus serviços por 500 pesos (30 euros, preço fixo) e tentamos de todas as maneiras que, no final, optamos por visitar as ruínas naquele momento preciso e ser possível com ele.

- Talvez haja muitas pessoas agora ... (a entrada estava lotada)
- Isso não é problema, a entrada é como um gargalo, uma vez lá dentro você quase não conhece ninguém.
- O que acontece é que, como são doze e meia, talvez morramos de uma síncope por causa do calor, é melhor chegar amanhã às oito quando abrir.
- É o mesmo calor o dia todo ...
- ... (o_o)

Mas ele não conseguiu nos convencer e, sabiamente, decidimos visitar Chichen Itza no dia seguinte. Uma vez no estacionamento, eles nos disseram que um ônibus de segunda classe (de segunda classe) que por 5 pesos (0,30 €) passaria em breve à porta do hotel, e o faria em cinco minutos. . O hotel, embora não perto das ruínas, é bom. Os quartos são como algum tipo de bangalô com vista para a piscina. Embora passemos pela piscina olímpica, porque bem em frente ao hotel, do outro lado da estrada é o Cenote Ik-kil.

Cenote Ik-kil

Todos os estado de Yucatán e Quintana Roo É formado de calcário, pois há milênios atrás essa área estava submersa no mar. O calcário é muito poroso e isso significa que, quando chove, a água vaza para o subsolo e forma rios e lagoas subterrâneas. Algumas dessas lagoas foram descobertas quando o telhado desabou e são chamadas de cenotes (dos maias: tz'onot). Mas embora você ache que é um lugar muito rudimentar para tomar um banho, é exatamente o contrário. Eles são como piscinas naturais onde você deve pagar a entrada. Dependendo da popularidade de cada um, mais serviços podem ser encontrados, por exemplo, no Cenote Ik-kilComo é muito turístico, existem chuveiros, armários, vestiários, loja de lembranças e até um restaurante buffet. Deve-se reconhecer que é uma alegria tomar banho em um cenote: a água é fria e ajuda a acalmar o horrível calor úmido do Iucatão, a “piscina” é semi-coberta, para que você não precise se preocupar em terminar o camarão ao sol e Eles geralmente estão em um ambiente natural incrível.