América

As ruínas de Uxmal e o parque Celestún de Mérida

Muitas coisas que queríamos fazer em Mérida e pouco tempo tivemos para fazê-las. Nas proximidades Mérida existem cenotes, cidades coloniais, ruínas e mais ruínas, fazendas, praias e reservas naturais. Estávamos planejando o que fazer: meu parceiro queria ruínas e eu, antecipando outra mochila semelhante à de Egito, preferiu a reserva natural. No final, chegamos a um acordo e decidimos fazer as duas coisas alugando um carro por um dia.

No dia anterior, fomos a três agências decentes que estavam perto do hotel para pedir preços. Todos tinham preços semelhantes, mas Hertz fechou o escritório às três horas da tarde e a partir desse momento o carro teve que ser devolvido para outro local. Por seu lado, a Europcar abriu das 8 às 20h e queríamos sair antes desse horário. Então, no final, alugamos o carro na Payless Car Rental, porque eles abriam às sete da manhã (!).

Depois do café da manhã, fomos à agência e lá um homem que nos informou que o aluguel de um dia valia 420 pesos. "Ei, mas se eu desse ontem por 380!" -Disse-lhe. E finalmente ele nos deixou pelos 380 pesos originais. Depois de preencher a papelada, o homem me disse: "Um momento eu mostro como iniciar o carro. Não quero cair no estereótipo do machismo mexicano, mas tenho que Reconheça que a frase me fez pensar mal. Mas ai! mal pensado em mim, é que o carro tinha truque e tinha um mecanismo de partida mais peculiar

1.Abra as portas com o controle remoto.
2. Entre no carro e feche as portas. Tranque as portas com o controle remoto.
3. Abaixe a viseira solar e disque a combinação de quatro números no controle remoto. Uma vez feito isso, a buzina tocou três vezes se você tivesse se saído bem e duas vezes se você tivesse feito errado (então você teve que repetir toda a operação).
4.Coloque a tecla, pressione o embreagem completamente (eles não chamam isso embreagem) e, com a embreagem apertada, ligue o carro. Se você pulou uma dessas etapas, o carro não deu partida, então você teve que repetir toda a operação novamente.

Com o carro ligado, partimos para enfrentar o trânsito mexicano. Descobrimos que era bastante caótico, mas cem vezes melhor do que no Egito. No México, eles ainda não possuem um sistema GPS, por isso estamos orientados com o mapa que eles nos deram na agência. Ao sair do centro histórico, entendi por que não é aconselhável dirigir à noite nessas partes, e é que muitos carros são tão empoeirados que não têm luzes traseiras (!).

Primeiro decidimos visitar as ruínas de Uxmal, que estão no chamado Rota Puuc, que inclui as cavernas Uxmal, Kabah, Sayil, X-Lapak, Labná e Loltún. Optamos por visitar apenas o primeiro, que é o mais espetacular.

Levamos uma hora e meia para chegar a Uxmal, saindo de Mérida, e quando chegamos ao estacionamento quase não havia carros. A entrada custa 116 pesos por pessoa e os guias, como em Chichen Itza, 500 pesos. Por isso, decidimos fazer a visita por conta própria, porque não era um plano gastar 30 euros em todas as visitas às ruínas que fizemos. Ao entrar, a primeira coisa que você encontra é o edifício mais impressionante: «A casa do cartomante».

Este templo tem 39 metros de altura e uma base oval, o que lhe confere uma forma bastante curiosa. É aqui que o show de luzes e sons é realizado, do qual não comparecemos. Então visitamos o «Convento das freiras», o campo de jogo de bola e a grande pirâmide, que fica no extremo sul do site. A grande pirâmide tem 32 metros de altura e pode ser escalada até o topo. Embora o complicado não seja subir, mas descer. De volta à entrada, visitamos o «Palácio do governador», que tem uma fachada muito elaborada e um comprimento de 100 metros.

Após a visita, voltamos ao carro para ir na direção de Celestun e, após executar todas as etapas necessárias, ele não foi iniciado. Saímos do carro e repetimos a operação várias vezes, mas, dada a impossibilidade de iniciá-lo, ligamos para a locadora e o funcionário me disse:

- Você já pressionou o botão embreagem?

Bem, sinceramente não me lembrava se tinha feito ou não, então, orando para mim mesma, virei-me para o carro para ver se tinha sido exatamente o que eu havia esquecido e, de fato, era assim e eu poderia dar partida no carro (Fiu ...!).

Celestun não que esteja passando exatamente no caminho de Uxmal Faz Mérida, mas valeu a pena o desvio, embora tenhamos levado cerca de duas horas para chegar lá. Celestún é uma reserva da biosfera, que graças à sua localização privilegiada, é o habitat ideal para muitos pássaros e peixes. O destaque é ir ver o flamingos que de março a setembro eles estão na área alimentando-se de larvas de camarão. Logo na entrada da cidade, depois de passar a ponte, você pode contratar excursões para ver os flamingos por uma hora por 700 pesos. É aí que todas as visitas guiadas vão e passeios turista Nós, como estávamos com fome porque já eram duas horas, decidimos ir primeiro à cidade para comer e depois voltar para fazer a excursão.

A cidade de Celestún tem uma praia que, na minha opinião, é muito melhor do que qualquer outra na Riviera Maya. Enquanto estacionamos, um homem se aproximou de nós para tentar nos vender a excursão para ver os flamingos, que também podem ser alugados na praia. A diferença entre fazê-lo no site anterior e na praia é que o preço é mais ajustado. O homem nos disse que de barco (cerca de 8 pessoas) ele ganhava 1.200 pesos (€ 72), mas, como havia apenas dois de nós, se ele não tivesse mais ninguém, ele nos deixaria por 700 pesos (€ 42), e enquanto comíamos, ele ia para a busca por mais clientes para que o preço no final fosse mais apertado. Toda essa conversa ocorreu sob a tenda de um dos restaurantes na praia e a verdade é que, embora não fosse turístico, nos foram oferecidos todos os tipos de instalações. O dono do restaurante nos disse que, no final do passeio, poderíamos voltar para lá e tomar um banho no restaurante. A verdade é que isso foi apreciado, porque naquela noite íamos gastá-lo em um ônibus noturno e o deles era pelo menos um pouco arrumado.

Pedimos a comida e, enquanto eles a preparavam, tomamos nosso primeiro banho do ano, nada mais e nada menos do que no Mar do Caribe. De fato, esse foi o único banho agradável que tivemos na praia durante toda a viagem. O mar estava calmo, a brisa mal soprava e a praia estava quase deserta por banhistas. Enquanto comíamos dois peixes ceviches, vimos como o senhor dos barcos estava procurando clientes, embora ele não tivesse sucesso porque, primeiro, as pessoas costumam contratá-los em outro lugar e, em segundo lugar, as excursões geralmente são feitas mais de manhã do que às três da tarde. No restaurante, encontramos um grupo de espanhóis que estavam de férias na área e que trabalhavam como arqueólogos nas ruínas de Calakmul, que não íamos visitar. Eles nos recomendaram ir vê-los em nossa próxima viagem, porque logo eles fariam novas descobertas nas quais estavam trabalhando. Eles iam fazer a excursão de flamingos de caiaque por 100 pesos cada, mas, como ficavam lá, tinham mais tempo.