América

Excursão a Yaxchilan e Bonampak de Palenque

Às 5h45 da manhã, havia muito pouca luz, então tivemos que tatear quase até o ponto de encontro. Havia outros viajantes que compartilhariam o dia da excursão conosco. Às seis horas vieram até nós e, depois de pegar outros viajantes em diferentes hotéis da região, colocamos indo para Yaxchilán. Pouca lembrança de nossa partida de Palenque, porque depois de alguns minutos adormeci. Eu só acordei quando paramos para o café da manhã. Esta excursão incluía tudo, incluindo refeições. Mas quando eles nos disseram isso, pensei que tudo reduziria um sanduíche, uma lata de refrigerante e pouco mais. No entanto, aqui paramos para tomar café da manhã em uma banca na estrada que tomava café buffet.

Com um prato cheio de comida, dividimos uma mesa com Laura, uma menina inglesa que havia deixado seu emprego em marketing para viajar pelo México por três meses e depois estuda para ser professora de escola primária e com uma mãe e seu filho de vinte anos de idade. Mérida. Nós conversamos com eles por um longo tempo; A mãe estava cheia de perguntas como quanto custa e o que vale a pena saber quão exagerado era o que queríamos cobrar em Mérida por uma rede. Nós quatro estávamos conversando tão animadamente que, quando olhei para cima, o resto da sala de jantar estava vazia e nosso motorista veio nos procurar pelo caminho, então tive que engolir o que restava do prato quase sem mastigar.

Continuamos por mais um tempo até chegarmos Fronteira de Corozal, que é uma cidade às margens do rio Usumacinta, o rio que nesta área marca a fronteira entre o México e a Guatemala. O curioso sobre Ruínas de Yaxchilan é que, para alcançá-los, é preciso pegar um barco e subir o rio por 40 minutos. Antes de embarcar no barco, o motorista nos perguntou qual menu queríamos comer, porque estávamos voltando para um restaurante na cidade. Os segundos pratos a escolher foram: frango mexicano, frango grelhado e prato vegetariano.

Por 40 minutos atravessamos o rio que atravessa uma paisagem quase virgem. Do outro lado do rio, você via mulheres guatemaltecas fazendo suas tarefas. Após a chegada, descemos do barco e subimos algumas escadas muito altas para acabar sendo tragado pela selva. As ruínas de Yaxchilán estão perdidos no meio da floresta, dificilmente são visitados por grupos e, embora não sejam muito espetaculares em comparação com Uxmal ou Chichen ItzaEles são muito autênticos.

Aqui você também pode contratar um guia oficial, mas como mais ninguém no grupo estava interessado em compartilhá-lo, no final, fizemos a visita por conta própria. Ao entrar no local, descobrimos que, para acessá-lo, tínhamos que atravessar as entranhas de um corredor ligeiramente labiríntico, completamente escuro. No entanto, quando finalmente chegamos ao outro lado, foi impressionante.

"Senhores, preparem os facões, vamos descobrir ruínas."

E foi como estar em um filme de Indiana Jones. Yaxchilán data de 350 d.C., mas atingiu seu período de esplendor entre 550 e 900 (período clássico tardio). Embora o local seja muito extenso, a visita é reduzida à Grande Praça, à Grande Acrópole, à Pequena Acrópole e à Acrópole do Sul. Como eu disse antes, o Grand Plaza é acessado através do edifício número 19, também conhecido como "o labirinto".

O grande encanto dessas ruínas é a sua localização, ladeada pelo rio e no meio de vegetação densa. Fora isso, pouco mais. Sendo uma cidade menor, faltam edifícios espetaculares. No topo do local estão os edifícios 39, 40 e 41 e o guia dizia que, se você subisse, tinha vistas espetaculares da selva. Então nós dois, junto com Laura e George (embora eu jurasse que esse alemão me disse que se chamava Klaus), dois viajantes que compartilharam a excursão conosco partiram para escalar a montanha.

Não foi fácil por causa do calor e da umidade, embora o terreno, em ritmo lento, fosse acessível. O ruim é que ao subir, você não pode ver nada. Eu não era alto o suficiente para ver o horizonte. Um pouco desagradável, porque teoricamente eu havia lido que uma das atrações era visitar os uivos dos macacos bugios e na de na. A única coisa que podíamos ver eram macacos-aranha que estavam lá silenciosamente. Em geral, foi um pouco decepcionante ou talvez eu já estivesse tão cheia de ruínas que isso me deu tanto.