América

Refúgio para Valladolid, Ek'Balam e o cenote Dzinup de Tulum

Também não tivemos uma ótima manhã cedo naquele dia, mas às oito da manhã já estávamos na área da praia esperando um táxi ou um ônibus (que, a propósito, só existem dois por dia para conectar Tulum com a área da praia) passará. Como esperado, passados ​​cinco minutos, passou um táxi que nos levou à rodoviária pelos 50 pesos estipulados.

Existem sete ônibus principais que conecte Tulum diariamente com Valladolid em apenas uma hora e quarenta minutos e vários mais que o segundo. Às nove e dez, ele saiu em seguida, mas primeiro decidimos voltar para o Charlie's para tomar um café da manhã.

Eles nos colocaram no ônibus Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal. Foi muito divertido vê-la inclinada para o mexicano, especialmente quando ela ouviu "Jonesy" traduzido como "Jonsito". A viagem tornou-se bastante curta e, uma hora e meia depois, começamos a entrar em Valladolid. A verdade é que, no começo, fiquei um pouco desanimado, porque os edifícios nos arredores da cidade eram exatamente os mesmos de Tulum ou de qualquer cidade mexicana e comecei a pensar que, como a fuga, isso nos servira pouco, mas tudo mudou em Quanto chegamos ao centro.

A estação de Autocarros Valladolid é um par de estábulos da praça central. O que mais se destaca são as cores vivas dos edifícios na área histórica que, com o contraste do céu azul e radiante, se destacaram ainda mais. Estava ensolarado e muito quente, mas não me importei, porque estávamos no Yucatán novamente.

Perto de Valladolid, existem vários locais de interesse a visitar e, de acordo com o gosto de todos, a primeira coisa que fizemos foi ir a visite as ruínas de Ek'Balam. Este site está localizado a cerca de trinta minutos de Valladolid e, para não perder muito tempo, negociamos com um motorista de táxi que havia parado na praça da catedral. No começo, ele nos pediu 300 pesos para nos levar, esperar por uma hora e nos trazer de volta, mas no final, depois de negociar com ele, ele nos levou por 250 pesos.

As ruínas de Ek'Balam 'Jaguar preto'Eles são os últimos descobertos no Iucatão e algumas partes ainda estão sendo escavadas. Na entrada, vários homens dão uma pequena explicação do que pode ser visto no site para tentar fazer uma visita guiada com um deles. Eles nos explicaram que os arqueólogos os haviam ensinado a fazer as visitas e, assim, obter algum sustento.

Ao entrar no local, o que mais chama a atenção é a Acrópole, um edifício piramidal localizado no final do recinto e com uma altura considerável. Na metade do caminho, e protegido por uma palapa, está o "Trono", que tem a forma de uma mandíbula de onça e, acredita-se, é a porta de entrada para o túmulo do rei Ukit-Kan-Lek-Tok. No topo da pirâmide, você pode ver vistas espetaculares, com selva em todos os lugares.

Além de tudo no palácio principal, encontramos Barbara, uma garota dos Estados Unidos que morava em Madri há um ano e dividia um apartamento com uma catalã. Eu estava no México fazendo uma viagem pela área sozinha com um carro alugado. Estávamos conversando com ela e ela nos disse que iria a Progreso e que, se quiséssemos acompanhá-la, recusamos o convite porque tínhamos outros planos para esse dia (e o quarto de Tulum já estava pago). Nas ruínas de Ek'Balam, você também pode ver uma pequena quadra do jogo de bola e dois templos idênticos conhecidos como "os gêmeos".

Quando saímos das ruínas, fomos comprar água fresca em um pequeno posto que estava lá e vimos um garoto com uma jibóia de dois metros oferecendo-se para tirar fotos com ela, a quem ele dava alguns pesos. As cobras não me assustam, mas também não tinha vontade de me meter. Estávamos conversando com ele e ele nos disse que a jibóia era chamada (atenção ao nome) "pitito" e que ele ainda era muito jovem. Heh heh! A verdade é que o nome me deixou muito engraçado.

Entramos no táxi e em meia hora ele nos deixou no Plaza Mayor de Valladolid. Como era uma da tarde e fazia muito calor, procuramos o coletivo que levou ao cenote de Dzinup, a cerca de dez minutos do centro da cidade. O problema era que o ponto de ônibus que estava indo para lá havia mudado recentemente e ninguém sabia como nos dizer exatamente onde estava. No final, depois de subir e descer por um tempo no sol escaldante, vimos que ele parou em frente à estação de ônibus. O grupo nos custa 20 pesos (1,20 €) por pessoa e não acontece com muita frequência.

Na verdade, o cenote não é chamado Dzinup. Dzinup é o nome da cidade onde existem dois cenotes o X 'keken e o Samulá. Fomos a X'keken, que é um cenote cavernoso no qual você toma banho entre estalactites. As instalações são menos completas que as de Ik'kil, mas mesmo assim ele possui vestiários onde é possível trocar de roupa e um banheiro (sem chuveiros). A entrada, escavada na rocha, é um pouco rudimentar e, para entrar, é preciso ir com cuidado, porque a boca passa de dois metros a um metro e vinte; portanto, é preciso ter cuidado para não escorregar com a pedra molhada e Não fique virado para baixo com a irregularidade da entrada.