América

Excursão ao Sumidero Canyon e Chiapa del Corzo

Naquela manhã, decidimos dedicar a outra excursão de meio dia, já que à tarde fiz uma visita ao Dr. Lobato para ver os resultados das lavouras. Portanto, em nossa visita a San Cristóbal de las Casas, o Viagem de um dia aos lagos Montebello e optamos por visite o desfiladeiro de Sumidero.

Bela estava encarregada de contratar a turnê e às nove da manhã eles vieram nos procurar para nos levar lá. Para chegar lá você tem que levar a estrada na direção de Tuxtla Gutiérrez e enquanto van ele percorreu as curvas, uma névoa espessa cobria tudo, de modo que mal vimos o que tínhamos a alguns metros de distância (provavelmente estávamos descendo e atravessando uma grande nuvem). No dia anterior, enquanto estávamos andando São Cristovão, conhecemos a mulher Anglohindú que encontramos no ônibus a caminho de San Cristóbal e nos explicamos que naquele dia ele havia visitado o desfiladeiro de Sumidero e estava muito quente, então ele recomendou que usássemos protetor solar. No entanto, quando cheguei lá, estava nublado e até um pouco frio.

O microônibus nos deixou no Molhe de CahuaréEles nos deram um colete salva-vidas e embarcamos no barco. A excursão pode ser feita gratuitamente. Da mesma praça da catedral de San Cristóbal, os ônibus saem de lá. O ruim de ir por conta própria é que é necessário que as pessoas que também ficam sem grupo encham um barco, pois normalmente os grupos enchem tudo.

O desfiladeiro de Sumidero é uma fenda espetacular no solo que pode atingir 1.000 metros em alguns lugares. Em 1981, a barragem de Chicoasén foi concluída, o que fez com que as águas subissem e, portanto, o rio podia ser navegado (costumava ser apenas um córrego da montanha). A viagem durou cerca de duas horas e o guia nos mostrou formações imaginárias na pedra e mostra a vida animal do local: garças, corvos-marinhos e jacarés ... ou crocodilos? Bem, sinceramente não me lembro, o que me lembro são as piadas feitas pelo guia no plano: "não tire os braços nem sirva de comida" e tal ... muito excitado, cara.

O que eu não gostei foi a sujeira que flutuava pelo canyon. Pelo que eles nos disseram, era a porcaria que as últimas chuvas haviam arrastado e que estavam limpando, mas eu tinha a dúvida de saber se esse é sempre o caso ou apenas algumas vezes.

A verdade é que a excursão vale muito a pena porque o canyon é espetacular, o que pode não ser tão vale a pena visite Chiapa del Corzo, população que eles levam depois de visitar o canyon. Em Chiapa del Corzo, você também pode alugar os barcos para ir ao canyon, mas se você já visitou o canyon, a verdade é que ele tem pouco a oferecer, pelo menos nas duas horas em que eles o deixam para visitar a cidade, além da fonte mudéjar , a praça principal e a igreja, ou talvez Chiapa del Corzo ofereceu inúmeras atrações ao estrangeiro, mas não pude apreciá-las porque estava tão quente que me sentia desidratado. Então fomos nos refugiar em um bar até que passassem as duas horas de livre arbítrio que haviam nos concedido.