América

Excursão a Zinacantán e tarde em San Cristóbal de las Casas

Após o visita a San Juan Chamula Voltamos à van para continuar com a segunda parte. Desta vez, foi sobre visitar o município de Zinacantan e especialmente sua localização principal: San Lorenzo de Zinacantán. Ao contrário de San Juan Chamula, Manuel tinha grandes elogios por eles. Os zinacatecanos também são tzoziles, mas aos olhos de Manuel eles eram mais "civilizados". Quando chegamos à praça principal, o mercado acabou e eles estavam se recuperando. Os tzoziles de Zinacantán usam blusas bordadas com motivos florais e o município se dedica ao cultivo de flores nas dezenas de estufas que ficam nos arredores da cidade.

Ao entrar na igreja, o que talvez surpreenda é que é uma igreja normal e comum, com bancos para orar e ouvir a missa, sem folhas de pinheiro no chão e totalmente intocada. O que mais se destacou foi a quantidade de flores frescas que estavam nos altares.

Manuel nos explicou que em Zinacantán eles eram mais abertos e mais instruídos, que as crianças estavam quase todas escolarizadas e que estavam fazendo muito progresso. De fato, em Zinacantán, não visitamos o cemitério nem o museu levetik de Jsotz sobre cultura local, mas nos levou a um casa típica do tzozil de Zinacantan. Manuel explicou que eles haviam conseguido algumas famílias para permitir que os pequenos grupos que os acompanhavam pudessem visitar sua casa e pudessem tirar fotos em troca de alguma comissão ou o que você queria comprá-los mais tarde (não tenho certeza). Manuel nos mostrou a sala típica onde dormem e a cozinha típica onde havia uma mulher fazendo tortilhas naturais. Todos diziam que eram ótimos, mas não me arrisquei a experimentá-los para não tentar a sorte no estômago, que aliás estava sendo muito boa naquela manhã. A verdade é que a família foi muito amigável e não quebrou suas tarefas durante nossa invasão.

No final da visita, retornamos à van para retornar a San Cristobal, enquanto o céu ficou preto novamente. Desde que chegamos a San Cristobal, ao meio-dia o céu se fechava e uma tempestade caía e, exatamente quando chegamos à Praça da Catedral, o céu começou a descarregar água. Corremos para nos refugiar na varanda de um dos prédios da praça e lá encontramos Laura, que estava revisando suas anotações em espanhol. Ela teve duas aulas em uma academia e parecia muito feliz. Ela estava no dia anterior sozinha em San Juan Chamula e estávamos compartilhando experiências do local. Então nos despedimos e fomos procurar um lugar próximo para comer alguma coisa.

Quando terminamos de comer, felizmente parou de chover e fomos para visite San Cristóbal de las Casas. Começamos com o 20 de novembro andaluz. É uma rua de pedestres que tem muitos restaurantes e lojas de souvenirs. Fomos ao parque onde o templo e antigo convento de Santo Domingo Guzmán. Embora a igreja estivesse fechada, poderíamos pelo menos apreciar sua excelente fachada barroca, datada do século XVII. Na praça onde fica o templo, há um mercado colorido de artesanato ao ar livre, onde você pode comprar todos os tipos de artesanato típicos da região a preços muito acessíveis. De fato, para todos que vão ao México e pretendem visitar Chiapas, recomendo que você pare de fazer compras em San Cristóbal de las Casas.