América

Adeus e conclusões da viagem ao México

Nosso vôo partiu às 11h30 da manhã e, para chegar lá a tempo, acordamos muito cedo. Para ir para a rodoviária, desta vez não fizemos o primo E nós fomos de táxi. Em Playa del Carmen, os preços dos táxis não são regulados e devem ser negociados, mas como há muita concorrência, eles geralmente não são muito caros. Saímos por 20 pesos (1,20 €) até o ponto de ônibus.

Eram sete e meia, e nosso ônibus não saiu antes das 7h50. A 5ª avenida estava acordando e lá estavam pessoas se levantando como nós e pessoas que curtiram as últimas horas da noite tomando café da manhã. Nosso ônibus partiu a tempo e em uma hora nos deixou no aeroporto de Cancun. Voamos com a US Airways e tivemos que ir para o terminal 3, então saímos para procurar o lançadeira e um homem me disse que ele era o motorista e que eu fui com ele para o ônibus enquanto ele carregava minha mala muito gentilmente, sem que eu tivesse perguntado. Mas quando cheguei onde o ônibus estava, acabou por não ser o motorista, mas um traficante que me pediu uma dica para me acompanhar a um lugar que eu já sabia onde estava e para levar minha mala sem nem mesmo pedir.

Dei-lhe 5 pesos, porque ele não tinha mais nada a perder e, no total, a moeda seria perdida uma vez em casa e ele ficou ofendido. "Senhorita, você não sabe que está me dando apenas um quarto de dólar?" Suponho que ele estava acostumado a levar com esse truque cerca de três euros por ianque com o qual o usou, mas, em vez de censurá-lo por não ter pedido ajuda, disse: "Sinto muito, não tenho mais nada".