Ásia

Os templos de Prambanan dia e noite

7.15 Como é bom dormir oito horas! Depois de descansar e com os espíritos ao máximo, fomos tomar café da manhã, pois às oito horas eles vieram até nós para procurar a excursão que havíamos contratado no dia anterior. Café Via-Via. Heni e eu Gede estávamos esperando por nós a tempo de nos levar naquela manhã de motocicleta para Prambanan e para alguns templos escondidos na área.

Subimos nas motos e cruzamos Yogyakarta cercado por um enxame de ciclomotores até sair da cidade. De repente, deixamos todo o caos no trânsito e entramos no campo. Nos dois lados da estrada, campos de arroz e árvores tropicais nos cercavam. Em Java, não há uma estação específica para o plantio de arroz, ele é plantado e colhido ao longo do ano; portanto, enquanto estávamos em estradas secundárias, vimos homens lavrando a terra em algumas parcelas e, em outros, mulheres plantando brotos jovens de arroz

Segundo Heni, as mulheres são responsáveis ​​pelo plantio do arroz, porque existe a crença de que a fertilidade das mulheres ajuda a colheita a crescer melhor.

O bom de andar de moto é que Heni parava toda vez que eu queria tirar uma foto, o que era várias vezes, e eu não parava de tirar fotos daquelas paisagens que eu tinha visto tantas vezes: campos de arroz inundados, onde refletia o céu como se fosse um espelho.
Depois de três quartos de hora na motocicleta, chegamos ao primeiro templo "oculto", o Candi Ijo (templo verde). Este templo hindu é formado por três pequenos edifícios e um principal. Além de nós, havia apenas alguns estudantes que fizeram sinos e foram se refugiar lá.

Gede explicou-nos que o templo principal era dedicado a Shiva, também conhecido como "o Aniquilador", embora ele enfatizasse que era como um pseudônimo, o que não significava que sua principal função era destruir. Dentro do templo principal, havia uma figura que representava masculino e feminino e era usada em cerimônias de fertilidade. Nessas cerimônias, uma mistura de leite, mel e outros produtos da terra foi derramada sobre um pique que estava embaixo da estátua.

Eu Gede nos explicou que havia várias teorias sobre o nome desse templo hindu, que era por causa da vegetação da área, que se havia um homem santo que era chamado de homem verde, etc.

Após a visita, voltamos às motos e, cerca de 15 minutos depois, paramos em outro pequeno templo budista completamente reformado: Candi Banyunibo, que está tão perdido entre os campos que foi chamado de "o solitário". I Gede, que é professor de hinduísmo em uma universidade em Yogyakarta, explicou que o budismo tem coisas em comum com o hinduísmo, porque Sidarta antes de começar o budismo era hindu.

Enquanto andávamos de moto, Heni ficava me perguntando coisas sobre a vida na Espanha, sobre casamento, independência das mulheres e religião. Em Java, a maioria da população é muçulmana, mas eles têm uma mente muito aberta em comparação com outros países. Por exemplo, I Gede e Heni estudaram na escola católica simplesmente porque a educação é a melhor. Por outro lado, a situação das mulheres ainda é ruim. Heni explicou que ir viver com o namorado sem se casar era impensável, embora ela fosse a favor. E enquanto íamos para Prambanan, tentei responder o melhor que pude a tudo o que pedi. Então soube que ela estava escrevendo uma tese sobre relacionamentos interculturais e que seu namorado era americano.

Meia hora depois, chegamos a Prambanan, que é o O templo hindu mais famoso da Indonésia. Na chegada, vimos que havia dois bilhetes: um para os indonésios, que pagam 12.500 rúpias (€ 1) e outro para estrangeiros, que custa US $ 13 ou, se pago em rúpias, 117.000 (€ 9,5). De fato, se tivéssemos comprado a entrada da agência, isso teria nos custado Rs 110.000, mas como temos um cartão de estudante, só poderíamos comprar lá o bilhete com desconto de US $ 7 ou 63.000 Rs (5,15 €). Em troca de pagar mais, eles ofereceram água e um chá de boas-vindas. No escritório, você também pode contratar um guia por Rs 60.000 (€ 5), o que é altamente recomendado.
Como Gede não é um guia oficial, ele explicou um pouco da história do templo a um modelo que era antes de entrar no local. Então, enquanto tentávamos lembrar tudo o que ele havia explicado para nós, partimos para visitar as ruínas.

Prambanan Foi construído em meados do século XI e não está claro quem o construiu. O templo ficou em ruínas por muitos séculos até que em 1937 a reconstrução começou. Do grupo principal de templos, o que mais se destaca é Candi Shiva Mahadeva, que é dedicado a Shiva e é o maior e mais bonito. À direita está Candi Vishnu e à esquerda de Candi Brahma. Um templo para cada uma das facetas do deus hindu.

Todo o complexo central de templos de Prambanan é muito espetacular e, para mim, foi muito especial porque foi o primeiro templo hindu que visitei. O problema era que Candi Shiva Mahadeva não podia ser visitada lá dentro, porque ainda estava sendo restaurada pelos danos sofridos durante o terremoto de 2006. Mesmo assim, aproveitei a oportunidade para subir as escadas de Candi Vishnu e, assim, desfrutar de seus relevos e sua ornamentação silenciosamente porque quase não havia visitantes naquele momento.

Como o pequeno trem que leva até lá não funcionava naquele momento, caminhamos para o norte para visitar outro templo, o Candi Sewu. No caminho, encontramos várias pastoras que tiveram seu rebanho de ovelhas pastando na grama do complexo e com um grupo de estudantes que nos fez uma pesquisa em inglês como lição de casa e com a qual acabamos tirando fotos.

Ao contrário dos templos anteriores, o Candi Sewu É um templo budista que ainda está sendo restaurado, e é por isso que havia pedras por toda parte e andaimes de bambu em algumas de suas estruturas. O templo é do ano 850 e originalmente consistia em um templo central e 240 (!) Menores que o cercavam. Havia uma calma absoluta lá porque, além de nós e de alguns trabalhadores trabalhando, não havia mais ninguém. Outubro é baixa temporada na Indonésia e notamos muito em termos de escassez de multidões.

Quando voltamos para a entrada, ele começou a trovejar e, como não queríamos mergulhar, com a motocicleta eles colocaram o direto e voltamos a toda velocidade para Yogyakarta. Teoricamente, outubro ainda é a estação seca, mas, com as mudanças climáticas, você pode encontrar um aguaceiro após uma manhã de sol. Felizmente, chegamos ao hotel secos e prontos para relaxar com um mergulho na piscina. Depois do banho, saímos para procurar um restaurante para comer perto do hotel e acabamos no Restaurante Laba-Laba. Pedimos pato, mas quando eles nos trouxeram o prato, senti que aquele pato era muito pequeno ou a pomba era muito grande. Da mesma forma, eu comi a pouca carne que o animal tinha e terminei comendo uma banana batida com sorvete de morango.

Vídeo: Diario das Viagens-Indonesia #1 Prambanan (Setembro 2020).