Ásia

Nascer do sol no Parque Nacional Gurung Bromo

3h30 Chamada de despertar! Saímos da sala e estava muito frio, mas estávamos preparados para a ocasião. Mesmo assim, um homem se ofereceu para nos alugar uma jaqueta de inverno por US $ 25.000. Embora ainda não fossem quatro da manhã, quando fomos convocados na recepção, quase não havia turistas e jipes. Ficamos sozinhos até que um homem veio e nos mandou ir com ele em seu jipe. Subimos os dois no banco da frente um pouco abraçados e fomos para o hotel ao lado, onde mais quatro pessoas subiram. Uma vez pronto, começamos.

O hotel ficava na mesma entrada do Parque Nacional Gurung Bromo e o 4x4 começou sua jornada por uma estrada onde nada podia ser visto, em parte por causa da escuridão da noite e em parte por causa da névoa espessa que nos cercava. Tínhamos contratado a excursão que o levou primeiro a ver o nascer do sol no Monte Pananjakan e, ao escalarmos a montanha, vimos como os primeiros raios de sol surgiram.

Quando finalmente chegamos, dezenas de utilitários esportivos que haviam chegado antes de nós estavam empilhados nos dois lados da estrada. Caminhamos os últimos metros antes de chegar ao ponto de vista e vimos que a subida estava cheia de pequenos bares onde eles vendiam comida e bebidas quentes e vendedores ambulantes que faziam o mesmo. Na chegada, o ponto de vista estava cheio de pessoas e, apesar de chegar quase por último, um holandês me fez o favor de fazer um buraco na linha de frente e, assim, poder assistir ao show.

Não me lembro das pessoas conversando naquele momento, talvez tenha sido porque todo mundo ficou em silêncio quando o sol apareceu ou eu fiquei tão surpreso com o show que parei de perceber tudo ao meu redor. É como uma paisagem lunar: o vulcão esfumaçado de Bromo e ao lado do monte Batok com sua estranha orografia e todo o vale que os rodeia coberto por uma névoa espessa. Mesmo se eles me dissessem que era algodão, eu teria acreditado. E, pouco a pouco, vimos o sol nascer através das nuvens.

Lentamente, as pessoas saíram de sua letargia e as posições na primeira fila foram tomadas para que todos pudessem tirar uma foto do rigor. E isso é outra coisa, mas a visão do gromo Bromo de Pananjakan é pura fotogênica, tanto que, quando percebi, não senti meus dedos do frio.

Às seis da manhã, o sol já havia nascido e quase não havia mais pessoas no ponto de vista. Aproveitamos esses últimos momentos de solidão para terminar de admirar a paisagem e, ao retornar ao jipe, vimos que todos haviam se refugiado nos bares que estavam lá para comer macarrão quente ou um chá para se aquecer.

Voltamos a 4 × 4 e dirigimos através do nevoeiro, que gradualmente se dissipava, até o vale onde o vulcão está. O carro estacionou a cerca de mil metros da escada que leva à cratera de Bromo e, quando descemos, eles nos disseram que às 8 horas tínhamos que voltar ao carro.

Para percorrer esse pequeno quilômetro, dezenas de homens se ofereceram para andar na parte de trás de um cavalo, que na verdade era apenas um pouco maior que um pônei, por 50.000 rúpias (4 euros). A subida não é difícil, talvez um pouco nos últimos duzentos metros, mas fiquei especialmente empolgado em andar a cavalo porque nunca o havia feito e também me entristeceu que ninguém prestasse atenção neles e que naquele dia eles não iriam embora. uma rúpia, então, depois de pechinchar sem sucesso (normal em mim), subi no cavalo e fui até o cavalo.

O trecho final é de 253 degraus que sobem para o topo da Vulcão Bromo. Uma vez lá em cima, há uma grade de cerca de dez metros de comprimento para evitar o infortúnio com a aglomeração de pessoas que sobem as escadas e ficam lá. Havia pessoas que jogavam um ramo de flores na cratera que os locais vendiam para fazer algum tipo de rito de boa sorte ... ou algo assim. Quando a foto foi tirada, as pessoas se viraram e desceram as escadas, mas caminhamos pela beira da cratera até ficarmos quase sozinhos e lá em cima vimos como, pouco a pouco, a névoa desapareceu completamente e o sol estava se pondo. iluminando tudo tirando cores que não tínhamos visto até agora.

Vídeo: Nascer do Sol no Pico da Bandeira - Parque Nacional do Caparaó (Setembro 2020).