Ásia

Excursão às aldeias javanesas e borobudur de Yogjakarta

Naquela manhã, contratamos outro passeio «Diferente» com a Via-Via. Consistia em visite uma típica vila javanesa de bicicleta. No começo, pensei que seria uma farsa e que eles acabariam nos levando a oficinas para nos vender batiks ou prata, muito popular na área, mas, apesar da suspeita, decidimos dar uma chance a eles.

Às 8 horas, Lifti, que seria nosso guia, nos acompanhou a procurar bicicletas e partimos. Estávamos pedalando cerca de vinte minutos pelas ruas movimentadas de Yogyakarta em direção à periferia, até virarmos à direita em uma rua e o campo começar. De repente, estávamos pedalando em estradas irregulares, cercadas por campos de arroz, casas baixas e animais de fazenda correndo. Ele leitmotivde esta visita guiada foi para saber como é a vida em Java. A vida de pessoas normais, fora do turismo. O que eu mais gostei foi o fato de estarmos pedalando pelos campos e, se vimos alguém trabalhando na terra ou fazendo alguma atividade, o guia pediu permissão para entrar e explicou o processo que eles estavam seguindo.

Basicamente, a maioria das pessoas está envolvida no campo ou na fabricação de produtos. Fizemos a primeira parada em uma oficina krupukque é um pão de camarão (semelhante ao que servem em restaurantes chineses aqui) e que servem lá com quase todas as refeições. Nos ensinaram que havia dois tipos: o plano, que era farinha de camarão, e o ondulado, feito com farinha de sardinha. Estávamos explicando o processo desde o início e vimos as condições dolorosas em que eles trabalhavam. Era uma empresa familiar e várias famílias viviam dos benefícios.

Quando saímos da oficina, continuamos pedalando na direção do "banco" da cidade. Lifti disse isso entre aspas e não quis explicar mais, mas antes de chegar lá, viu um homem fazendo tijolos e perguntou se poderíamos ver como ele os fazia, com o que concordou sem nenhum problema. Os tijolos os fizeram com lama e normalmente alugavam um pedaço de terra para alguém em que trabalhavam por uma temporada com a condição de não cavar mais de 80 centímetros, para que a terra não fosse danificada para futuras colheitas. A tarefa parecia simples, fui para o chão, onde a lama foi preparada com água, coloquei em um molde, enchai, pressionei bem para não sobrar ar, coloquei um pouco de água para nivelar as formas e continuei com o processo. O homem era uma máquina. Em um dia, ele fez 600 tijolos e, como o negócio era dele, (basicamente ele só estava trabalhando) dependendo do dia ou do clima mais ou menos.

O banco

Depois de ver o processo de tijolo, fomos ao banco, que acabou sendo um banco de vacas ou estábulo. Para os donos dos animais que não têm espaço em suas casas, eles alugam um para o dono do banco, que geralmente é o chefe da vila. Ele nos disse que havia cerca de 28 donos de animais que se revezavam todas as noites para garantir que não fossem roubados ou incendiados. banco. Se isso acontecesse, eles tinham um sistema de alarme que consistia em uma buzina de madeira, com a qual podiam pedir ajuda aos demais vizinhos da cidade.

Perto do banco Havia um pequeno cemitério. Uma das coisas que Lifti nos disse é a tolerância que existe entre as diferentes religiões que se seguem na cidade. Um exemplo disso foi o cemitério, onde o mundo inteiro da cidade foi enterrado lá, independentemente da religião; portanto, na mesma terra você era muçulmano, cristão, etc. Até as cerimônias foram feitas juntas.

Nós continuamos pedalando. Eram dez da manhã e estava insuportavelmente quente. Passamos por um campo de arroz onde eles estavam coletando e, depois de pedir permissão, fomos ver como eles faziam isso. As mulheres estavam encarregadas de cortar o arroz e carregá-lo amarrado em feixes nas costas, onde estavam os homens. Lá eles pegaram um buquê e jogaram alguns golpes contra uma madeira para soltar o grão de arroz. Tudo manualmente e sob um sol e calor insuportáveis ​​... é claro que nunca mais vou reclamar do meu trabalho.

Continuamos pedalando por um tempo até chegarmos a uma pequena oficina onde secavam o arroz e depois passávamos por uma máquina para remover a vagem, com a qual vimos todo o processo de produção de arroz. Depois de visitar esta oficina, retornamos às bicicletas para ir a uma casa onde elas fabricavam tempe, que é uma massa de feijão de alho fermentado com alho que geralmente é consumido frito. Para prepará-lo, você deve colocar uma pilha de soja, que no dia anterior estará ensopada, em uma folha de bananeira e um pedaço de jornal. É fechado fazendo um saco e deixado fermentar por dois dias.