Ásia

Nascer do sol no vulcão Kawah Ijen e chegada a Bali

3h30 Na mesa do restaurante, encontramos um sanduíche de conteúdo incerto envolto em filme e um ovo cozido no café da manhã. Depois fizemos as malas na van e, às quatro da manhã, começamos. Depois de uma hora por uma estrada tortuosa e escura, chegamos à orla do Vulcão Kawah Ijen. A partir desse ponto, esperávamos 3.000 metros de subida, cerca de 45 minutos para pernas rápidas e quase o dobro para mim.

No começo, a estrada é plana, mas no ponto de 700 metros começa uma subida que me fez eterna. Enquanto subia o máximo que podia, os transportadores de enxofre passavam a toda velocidade, ficavam à minha altura para oferecer fotos em troca de algumas rúpias e seguiam todos os trens para cima ou para baixo, se já estivessem carregados com enxofre. Desanimador

No ponto de 2.000 metros, havia uma espécie de estação onde os mineiros pesavam as cestas com o enxofre que haviam retirado do vulcão: entre 60 e 80 quilos por viagem. A própria estação parecia fora do extremo oeste, só que em vez de ouro estava cheia de enxofre.

A partir daí, a estrada se torna plana e foi então que um garoto que foi com uma cesta vazia se aproximou de mim e começou a conversar comigo muito feliz. Nós dois tivemos uma conversa animada, pena que ele não entendeu o que eu disse e que correspondi da mesma maneira, mas parece que em uma de nossas trocas verbais eu disse a ele que iria com ele até a cratera sem saber, e quando chegamos à boca da cratera, ele gesticulou para eu segui-lo e, embora eu pensasse em ficar ali devido à descida complicada, pensei: «esses homens fazem isso carregado com 80 quilos e usando chinelos, Como não consigo me encaixar em tudo o que estou equipado? Então eu fui para baixo.

A descida ao fundo da cratera é complicada e os próprios mineiros criaram uma espécie de escada baseada em pequenas pedras que foram estrategicamente colocadas para facilitar a subida carregada. Pouco a pouco, desci com a ajuda do meu guia não oficial, que estava me dizendo onde eu deveria pôr o pé, onde me agarrar, quando parar e quando me afastar para não perturbar nenhum mineiro que subisse carregado até o topo.

Após cerca de quinze minutos, consegui chegar ao fundo da cratera. A água azul-turquesa do lago ao fundo mal podia ser vista por causa da nuvem tóxica que emana do vulcão. Embora o guia tenha me proposto ir até a água, recusei o convite. Nesse ponto, a razão de imprudência já havia atingido seu limite máximo e, como eu pensava, o vento mudou de direção e me trouxe uma nuvem tóxica que me envolveu em questão de segundos. Eu rapidamente me virei e cobri minha boca e nariz com uma máscara que me levara no caso das moscas. Mesmo assim, as poucas partículas de enxofre que respirei começaram a queimar por dentro e não parei de tossir por um longo tempo.

É claro que não sei como os mineiros podem suportar condições como essas, não apenas respirando veneno puro, mas também carregando quilos e quilos de enxofre para cima e para baixo da montanha várias vezes ao dia. Aquele dia foi difícil, tanto fisicamente quanto emocionalmente.

Eu disse a "Ferguson" (veja a nota do autor no final) que estava aparecendo, pois meu parceiro não havia descido e estava começando a ficar um pouco inquieto, e me acompanhou até que me deixou sã e salva na boca do vulcão De repente, todos os sorrisos e gentilezas que ele me emprestou ao longo da jornada se transformaram em uma expressão séria e brusca em mim: "rupias!", E foi aí que nosso relacionamento platônico terminou. Obviamente, eu sabia que não estava prestando todas essas atenções pelo meu presente fabuloso e pela minha beleza incomparável e já estava planejando compensá-lo financeiramente por seus serviços, mas, ei, parecia-me que ele não deveria ter se irritado. Dei-lhe as rupias e encarei a montanha com um pouco de dor nas pernas.

O melhor de tudo (lido como ironia) é que naquele momento eu aprendi que estava TOTALMENTE PROIBIDO O DOWNLOAD PARA O FUNDO DO VULCÃO. Você não quer saber o rosto que me deixou quando vi o pôster. Realmente do bem que eu não conhecia, não vi o sinal onde o coloquei, ou no início da subida ou ao chegar à cratera, porque se assim for, NÃO Eu teria caído. Observa-se que há pouco tempo um turista francês morreu e é por isso que é proibido, além do fato de que a queda maciça de visitantes poderia causar acidentes e dificultar e dificultar o trabalho dos mineiros. Isso não significa que os últimos não parem de pedir para acompanhá-los para obter um bônus. Mesmo assim, isso não se justifica.

Tivemos a sorte de ter chegado ao vulcão em breve, porque, quando começamos a descida, o tempo mudou e tudo começou a ficar coberto de neblina e frio. Enquanto estávamos descendo (ou melhor, estávamos freando para não bater no chão ou rolando ladeira abaixo), encontramos uma senhora que subia pouco a pouco com duas bengalas e não tínhamos escolha a não ser parar. parabenize-a e diga-lhe que ela era nossa "heroína". A mulher nos disse que era uma «velhinha»(Não me diga?), Quem tinha 76 anos, como se estivesse se desculpando de subir tão devagar, mas eu gostaria de estar escalando vulcões na idade dele.

Ao chegar ao pé do vulcão, comemos alguns biscoitos e o sanduíche de conteúdo incerto que acabou sendo manteiga, geléia de laranja e pedaços de chocolate, já que os pratos servidos no pequeno restaurante pareciam bons, mas acho que os pratos que não foram lavadas em cinco anos (eu e minha nova política de precaução digestiva).