Ásia

Excursão a Sarnath e caminhada no Ganges em Varanasi

Acordei sabendo que já era madrugada, mas não querendo sair da cama. Seu nariz estava congelado, indicando que ele ainda estava fora da mesma temperatura glacial no dia anterior. Depois de ter coragem, fiquei sem saco de dormir e me vesti em tempo recorde. Naquela manhã, o chuveiro foi descartado, porque não estava com vontade de pegar pneumonia.

Descemos para o café da manhã no restaurante do casa de hóspedes, com a intenção de comer algo rápido e passar a manhã às Sarnath. Como mencionei no post anterior, a palavra rápido É um daqueles que você tem que deixar de fora da mala, porque para nos trazer chá e alguns sanduíches demorou mais de 40 minutos. Enquanto isso, conversando com outros convidados, descobrimos que, por causa do nevoeiro e do frio, os trens acumulavam atrasos de até 24 horas. Ficamos um pouco assustados porque no dia seguinte tivemos que pegar um trem noite para Agra mais de 11 horas e até pensando que a jornada poderia ser prolongada por mais de 30 horas, pois nos dias anteriores não gostávamos de nada.

Depois do café da manhã, fomos à recepção, onde nosso motorista estava esperando por quase meia hora tuk-tuk Para nos levar a Sarnath. Carregado com dois tambores de gasolina, ele nos acompanhou pelas ruas estreitas, sujas e coloridas de Varanasi até chegarmos ao mercado onde o táxi havia nos deixado no dia anterior e entramos no veículo. Esquivamos todos os insetos vivos na velocidade da luz, enquanto o ar gelado nos deixava congelados nas costas. Quando finalmente chegamos, não senti meus ouvidos, toquei-os para verificar se ainda estavam no lugar, mas não recebi resposta até algumas horas depois.

Sarnath fica a cerca de 40 minutos de Varanasi e é um dos quatro locais centrais da peregrinação budista, porque foi aqui que Buda deu seu primeiro sermão depois de alcançar a iluminação em Bodhgaya. Embora possa parecer óbvio, o que mais me surpreendeu foi a mudança de ambiente, passando de um centro de peregrinação hindu para um centro de peregrinação budista.

Em 640 aC, Sarnath tinha uma estupa de 100 metros de altura e 1.500 monges viviam nos vários mosteiros da região. Tudo isso caiu no esquecimento pouco a pouco até 1835, no qual os arqueólogos britânicos redescobriram a cidade. Naquela manhã, visitamos vários templos e acabamos visitando o Dhamekh stupa, que afirma ser o local exato em que Buda pregou o sermão do archifamoso. Ao redor do prédio, dezenas de fiéis a cercaram enquanto faziam suas orações e nos jardins laterais, muitos outros fiéis rezavam de uma maneira que ela nunca tinha visto antes. De pé, com as palmas das mãos entrelaçadas, os joelhos e, finalmente, se esticou completamente no chão e depois se levantou.

Ali passamos algumas horas resistindo ao frio que podíamos. Enquanto estávamos voltando para tuk-tuk, Fui abordado por uma criança pequena pedindo esmolas. A verdade é que durante a viagem muitas pessoas não se aproximaram de mim e isso me surpreendeu um pouco. Por tudo o que eles me explicaram antes de eu partir, pensei que as pessoas se apressariam em me pedir dinheiro, mas não era esse o caso. Fui comprar frutas para dar à criança e a uma mulher idosa que também se aproximou de mim e, enquanto dava bananas à criança, alguns motoristas de tuk-tuk Disseram-me rindo: também dê a mulher que é pobre. Se eu fosse dar a mulher, mas em vez de me dizer como se fosse engraçado, você também poderia dar algo a ela, certo?

Minha parceira Rita fez uma viagem à Índia para trabalhar há alguns meses e visitou algumas ONGs que trabalham na região norte. Quando ele voltou, ele voltou destruído, ele me disse que eles não estavam apenas errados, mas também não fizeram nada para remediá-lo. Que era isso que eles tinham para viver essa vida e que a próxima seria melhor. Para ela, foi muito frustrante, e suponho que era exatamente isso que ela queria dizer com o senhor do tuk-tuk, o garoto, a velha e as bananas.