Ásia

Nascer do sol no Taj Mahal, a cisterna de Abhaneri e Shekhawati

Às seis horas, como pedimos, Mahendra estava esperando por nós na porta do nosso alojamento, para ser o primeiro na porta do Taj Mahal. Quando partimos, ainda era noite e dirigimos pelas ruas escuras de Agra. Ele Taj Mahal abre suas portas de sábado a quinta-feira, quando o sol nasce, no verão por volta das 6h e no inverno às 7h. Deixamos o carro estacionado em uma rua cheia de hotéis e caminhamos por cerca de 15 minutos por um parque até a entrada, pois o tráfego ao redor do monumento foi restrito.

Ao chegar na bilheteria, havia cerca de 50 turistas na fila e o sol já estava começando a subir, mas a bilheteria ainda estava fechada. No final, por volta das 7h15, eles abriram as bilheterias e fomos comprar o bilhetes no valor de 750 rúpias (12 €) por barba e de presente uma pequena garrafa de água e uma capa de tecido para sapatos.

A cerca de 20 metros da bilheteria havia a entrada com duas linhas, uma para homens e outra para mulheres. Ao entrar, você deve passar por uma verificação de segurança na qual não é permitido entrar isqueiros, bebidas ou alimentos e, estranhamente, não permite a entrada de baterias. Depois de discutir com a vigia sobre por que a lanterna me confiscou, no final, consegui que ela confiscasse as baterias e entramos no recinto.

Felizmente, havia poucas pessoas, atravessamos a entrada e havia majestoso, cercado por uma névoa que dava um ar mágico e irreal. Ficamos ali em frente à fonte, tirando fotos, dezenas, centenas entre os três. Gradualmente me aproximei, andando pelo lado do monumento para vê-lo de todos os ângulos possíveis. Coloquei as botas de pano nos meus sapatos e subi as escadas que o aproximavam do mausoléu. Uma toupeira de mármore branco, de uma imensidão inimaginável. O espaço é tão grande que quase cem pessoas que deveriam estar lá naquela hora mal nos incomodaram.

Ele Taj Mahal Foi concluída em 1653 e os restos de Mumtaz Mahal, que morreu ao acender sua décima quarta prole. Seu marido, Sha Yahan, ficou tão angustiado com a perda que ordenou a construção do mais bonito mausoléu do mundo. Os mais bonitos e os mais fotografados, de fato até os mais filmados, já que não há filme de Bollywood que se vangloria de não rolar no Taj a cena de virar romance de seus protagonistas.

Gostei muito de Taj Mahal, gostei de estar lá quase sozinho, visitando-o, cercado pela névoa, os raios do sol refletindo em suas lajes e em sua magnificência, mas mesmo que eu ganhe milhões de detratores pela seguinte afirmação, devo dizer não. É o que eu mais gostei na minha viagem à Índia, me desculpe. Não me impactou no sentido de que você o viu tantas vezes, leu tantas vezes a história de sua criação que realmente não me surpreendeu, gostei muito e muito, mas eu já sabia o que havia e quando não havia nenhum fator surpresa Bem, eu estava com um pouco de frio (como o dia). Eu também recomendo que todos vejam porque é espetacular.

Em torno deste ótimo lugar, uma cidade cresceu, Agra, em que vendedores, tuk tuks, lojas, hotéis e até cadeias americanas de fast food tentam fazer agosto com os turistas que estão passando. Porque é isso que, infelizmente, pelo atraso do trem, eles vão, tiram uma foto no Taj Mahal e retornam ao seu treinador até a próxima parada. Agra é feia, caótica e aparentemente sem charme. Desculpe, o aparentemente sem charme é tudo o que rodeia alguns quilômetros ao redor do Taj Mahal, porque tenho certeza de que Agra tem muitos encantos escondidos, encantos que terei que descobrir em outra visita.

Depois de deixar o Taj Mahal, fomos ao hotel onde Mahendra estava esperando por nós. Ele nos levou ao nosso hotel para pegar nossas malas e tomar um café da manhã e fomos para a região de Shekhawati. A história de Mahendra é uma daquelas que o deixam em pânico. Há alguns anos, Marta e Enric, bons amigos meus, viajaram para a Índia. Depois de discordar do motorista inicial que haviam contratado, finalmente contrataram um novo dia antes de passar por uma francesa que morava em Delhi. A mulher os apresentou a Mahendra, que os levou durante sua jornada pelo Rajastão. Passaram os dias e a amizade cresceu, eles ousaram perguntar-lhes sobre o relacionamento de Mahendra com a francesa e ele respondeu: «um dia antes de você chegar a Delhi, eu estava dirigindo meu táxi pela cidade e uma francesa me parou e perguntou se eu estava interessado em levar dois turistas pelo Rajastão ».

Quando Marta e Enric voltaram para casa, recomendaram a tantas pessoas e essas pessoas a outras pessoas que Mahendra atualmente tem 8 motoristas que trabalham para ele e basicamente se dedicam a trazer turistas espanhóis para todo o Rajastão. Seu filho está na faculdade e sua filha se preparando para estudar medicina. Ele é o exemplo vivo da crescente classe média da Índia.

Embora a partir dessa história, a imagem que ficou no meu cérebro fosse a de uma francesa parando um táxi embaixador no meio das ruas de Delhi, um simples gesto mudou a vida desse motorista. O que é a vida?

Quando entrei em contato com Mahendra, já tínhamos a viagem inteira e todos os hotéis fechados, exceto pela pequena rota que queríamos fazer na área de Shekhawati. O que foi uma pena, porque ele tem muitos contatos com hotéis e os tira com descontos e, se não tivéssemos comprado as passagens de trem, é possível que tivéssemos passado mais dias com ele. Não me entenda mal, ir de trem na Índia não é ruim, mas a liberdade e o conforto de ir com o motorista não tem preço.

Vídeo: TAJ MAHAL AO AMANHECER (Setembro 2020).