Ásia

Explorando Shekhawati (Ramgarh, Mahansar e Bissau)

Naquela noite, mal podíamos ficar de olho. Apesar de estarmos cansados ​​da tuta do dia anterior, Sonia passou a noite toda tossindo. As mudanças repentinas de temperatura não pararam bem e, como enfermeira, nos deram um diagnóstico um tanto alarmante: "Se eu não me recuperar, isso logo levará a pneumonia".

Não havia escolha senão desacelerar e cuidar de si mesmo; Não queríamos incluir em nossa lista de experiências a visita de emergência a um hospital. Felizmente, o que tínhamos planejado nos próximos dois dias era explorar a região de Shekhawati com Mahendra. Depois de um café da manhã um pouco triste, entramos no carro e fomos visitar o havelis da zona.

Shekhawati é uma região bastante árida localizada entre Delhi e Jaipur. É formado por pequenas cidades e vilarejos e desfrutou de um período de esplendor máximo no meio do s. XVIII, graças ao comércio da Companhia das Índias Orientais. Essa prosperidade se refletiu no havelis que foram construídas na área, casas nas quais foi negociado inicialmente e, quando o comércio foi para o litoral, os comerciantes continuaram a erguê-los em suas cidades para demonstrar o poder alcançado. Atualmente, Shekhawati é uma das áreas menos exploradas e mais autênticas da região. Rajasthan.

A cidade de Ramgarh, que foi fundada pela família Poddar em 1791 e no meio do s. XIX viveu seu tempo de esplendor. Atualmente, como quase todas as cidades da região, resta bastante, mas ainda é possível vislumbrar os traços dessa magnificência nas pinturas deterioradas da cidade. havelis. Mahendra nos levou para Ram Gopal Poddar Chhatri e em Poddar Haveli e estávamos visitando mais algumas casas. O bom de ir com Mahendra é que ela entrou nas casas e pediu permissão para ver as pinturas. Não devemos esquecer que são propriedades particulares onde as pessoas vivem e tenho certeza de que, se eu fosse sem ele, não teria coragem de entrar nelas.

Voltamos ao carro para ir para Mahansar, onde há um forte no qual tínhamos planejado ficar durante a nossa estadia em Shekhawati, mas no final decidimos ficar na casa do cunhado de Mahendra. Mesmo assim, Mahendra nos levou ao forte, que atualmente está dividido em várias partes e duas delas são hotéis. Entramos no Mahansar Fort heritage hotel e perguntei a Mahendra se seria possível entrar e ver os quartos, e ela perguntou aos proprietários. Eles nos mostraram todos os quartos e todos os banheiros. Eles eram muito bonitos, muito espaçosos e os banheiros foram reformados recentemente. Um lugar muito romântico para ir com seu parceiro.

Depois de visitar as instalações do forte, os proprietários nos convidaram para um chá. Eu estava prestes a recusar o convite, mas Mahendra fez um gesto para eu dizer sim e, portanto, não torná-los feios, então aceitamos e, em um momento, eles montaram uma mesa com cadeiras na entrada e tomaram chá Com a família dos proprietários. Ao sair, encontramos um garoto francês que estava hospedado lá e estava visitando o Rajastão com uma motocicleta alugada. A verdade é que fiquei surpreso com a coragem dele e expliquei meu incidente em Bali Quando eu aluguei uma moto. Eu acho que na minha vida me ocorreria alugar uma motocicleta com engrenagens para visitar o Índia, nem louca.

Quando saímos, fomos com o carro para a cidade, onde visitamos o haveli mais bonitas que vimos na área: o Sona-ki Dukan Haveli. De fato, normalmente está fechado e fomos a uma pequena loja que ficava a cerca de cinquenta metros de distância para solicitar a exibição e pagar a taxa de entrada (100 rúpias / € 1,6). Ekta, uma menina de doze anos, nos acompanhou a abrir o haveli e para nos mostrar as pinturas da entrada, que são excepcionais.

Em Sona-ki Dukan Haveli, nos divertimos tirando fotos das paredes, de nós e de Etka, principalmente dela, que acabou sendo modelo por um dia. Ao sair, fechamos o haveli e nós caminhamos para outra casa. Isso ainda mantinha a decoração dos primeiros anos. XX.

Quando nos despedimos de Ekta, ele nos perguntou se poderíamos enviar a ele as fotos que tiramos. Esta foi uma constante na viagem. Na minha vida, conheci tantas pessoas que me pediram para tirar fotos, mas também muitas delas queriam que eu enviasse uma cópia delas por correio.

Depois de visitar Mahansar, voltamos ao carro para visitar a última cidade daquele dia, Bissau, em que estávamos visitando algumas das havelis O que há É melhor andar e procurar as pinturas quase ocultas que estão nas paredes de muitas casas.

Já era quase hora do almoço quando perguntei a Mahendra se seria possível comprar um sari e ele nos levou para Churu. Lá ele estava perguntando a várias pessoas até encontrarmos uma loja. Entramos e eles começaram a tirar muitos tecidos, de fato, para que fosse impossível eu escolher um. Os tecidos eram muito bonitos, mas não tinham a qualidade do que vimos em Varanasi. No final, decidi por um tecido roxo de 7 metros com pontos dourados. Além disso, também compramos os tecidos para fazer um punjabi. Mahendra nos disse que, em termos de fazer o sari e o punjabi não vamos nos preocupar, porque em Jaisalmer Ele nos levava a um designer para fazê-los.

Em ChuruMireia aproveitou a oportunidade para comprar algumas pipas para levar para casa como presente. Estávamos assistindo muitas pessoas empinando pipas por alguns dias e vendo muitas paradas de vendas de pipas, e é exatamente nesse dia (14 de janeiro) Festival de Makar Sankrati. Este feriado é comemorado em toda a Índia e marca o dia em que o sol começa sua jornada do sul para o norte e entra no signo de Capricórnio. O Festival Makar Sankrati é geralmente comemorado com um mergulho no Prayag e no Ganga Sagar e, acima de tudo, empinar pipas. É por isso que naqueles dias havia tantas pessoas com pipas e barracas vendendo-os.

Chegamos ao casa de hóspedes em Thelasar E nós comemos um pouco. Eram quase três da tarde e tínhamos perguntado a Mahendra se seria possível fazer um passeio de camelo pela região para assistir o pôr do sol. Na verdade, eu disse a ela porque, como Mireia nunca havia montado um camelo e ela estava saindo em alguns dias, pensei que isso a deixaria excitada. O que eu não esperava é que, em vez de andar de camelo, trouxéssemos um camelo com uma carroça de carga para lá. Sentamos no chão do carro o mais que pudemos e o proprietário deu partida. Devo admitir que, nos primeiros dez minutos, fiquei quase em silêncio, tentando engolir o constrangimento dos outros que estava sentindo por causa do absurdo da situação, mas depois desses dez minutos o absurdo passou por mim e gostei da paisagem.

A paisagem da área de Shekhawati É muito irreal, é semi-árido. A terra quase desértica e alaranjada é pontilhada de matagais e a árvore ímpar com formas e matagais estranhos. Além disso, com o pôr do sol, as cores foram transformadas de uma maneira muito bonita. Depois de uma hora no carro, o dono da besta começou a nos levar a caminho da cidade.