Ásia

Um dia em Jaipur

Como sempre, naquele dia, batemos de madrugada novamente. Mal tínhamos um dia para visitar Jaipur, já que às cinco e meia da tarde nosso trem partia na direção de Kota para ir a Bundi. Por esse motivo, pedimos café da manhã para que, às 7h30, eu estivesse pronta. No entanto, quando descemos para a sala de jantar muito oportunamente, eles estavam apenas começando a prepará-la e, em vez de sair às 8 da manhã, conforme planejado, saímos do hotel por volta das 8h30.

No mesmo hotel, perguntamos se eles poderiam nos ligar em um tuk-tuk tê-lo durante o dia e, assim, não perder tempo pechinchando. No final, concordamos que estaríamos com ele das 8h30 às 16h30. Subimos os três no veículo e seguimos para o nosso primeiro destino matinal: o âmbar forte. Era domingo e naquela hora da manhã quase não havia ninguém na rua. Como estava frio, tivemos que nos aconchegar entre nós para esquentar um pouco. O nome do nosso motorista era Sameer, um garoto jovem, mas incerto, que tinha tuk-tuk sintonizado com um equipamento de som digno da MTV Tunning e que ocupava todo o espaço dedicado ao porta-malas. E assim, percorremos as ruas meio vazias de Jaipur ao som de Manu Chao, que foi totalmente surreal.

Demorou cerca de 20 minutos para chegar ao forte. Sameer estacionou e nos disse que o tempo que levaria nos esperaria lá. Uma das coisas que Mireia tinha em mente desde o início ao planejar a viagem foi a andar de elefante no forte. Na verdade, é um dos turistas mais caros da Índia, mas o que somos se você não é um mero turista? Então fomos direto procurar um elefante.

O problema era que estávamos errados no caminho e acabamos no meio da rampa onde os elefantes subiam e desciam. Em vez de nos dizer para sairmos dali antes que uma paquiderme nos esmagasse, os motoristas nos mandaram descer meio quilômetro até chegarmos à plataforma onde você subiu no animal. Então, por 500 metros, cometemos a imprudência de caminhar entre elefantes como se estivéssemos caminhando pelas Ramblas.

Ao chegar à plataforma, havia uma longa fila de turistas esperando ansiosamente para escalar o animal de plantão. O preço é fixo: 900 rúpias para no máximo duas pessoas. Como éramos três, Mireia e Sonia subiram juntas e uma subiu sozinha. Desde que eu tinha espaço de sobra, estiquei qual maharani e preparei-me para apreciar a subida ao forte, mas parece que fiquei muito confortável e acabei sendo a atração dos turistas que me cercavam, porque não pararam de tirar fotos.

Meu momento de fama foi truncado quando o motorista do elefante me perguntou se eu gostava de animais. Diante de tal pergunta, inocente de minha parte, eu disse que sim e o motorista começou a me dar o pau de que eu tinha uma empresa que organizava safaris e que, se eu quisesse fazer um e tal e quais sem parar. Quando eu disse a ele que não estava interessado, ele começou a me dar gorjetas incessantemente, embora houvesse um enorme sinal que informava claramente que os condutores de elefantes não deviam receber gorjetas (imagino, porque já estava mais do que incluído nas 900 rúpias que valia a pena). a pequena caminhada).

Por 250 rúpias Decidimos contratar o guia oficial que nos foi oferecido na entrada, pois queríamos conhecer melhor a história do forte. Os guias falam apenas inglês, por isso atuei como intérprete de todas as explicações que o guia estava me dando. No entanto, minhas traduções tiveram meu toque pessoal e, em mais de uma ocasião, Mireia e Sonia começaram a rir sem o guia saber o porquê.

Anteriormente Âmbar Era a capital do estado de Jaipur. A cidade era cercada por um muro, dentro do qual ficava o palácio-forte (Amber) e o forte militar (Jai). O palácio recebeu a ordem de construir o Marajá Man Singh em 1592, comandante Rajbar de Akbar e foi sucessivamente estendido até sua conclusão no século XVII, já durante o governo de Jai Singh I. No entanto, as muralhas permaneciam pequenas e começaram a escassear as muralhas. água e foi quando Jai Singh II mudou a capital para Jaipur em 1727.

Subimos os degraus que levavam ao Porta de Ganesh Pol, porta da entrada do palácio e acessamos um pátio onde havia um quarto (Divan-i-Am) onde o marajá Ele deu a sua audiência. Alguns metros adiante, esperávamos o Jai Mandir, a sala do conselho real ou salão de espelhos. Sem dúvida, esse quarto é o que mais gostei no forte, mesmo que não pudesse ser visto de dentro. A sala é coberta de mármore branco e tem espelhos embutidos nas paredes. De fato, atualmente não é possível acessá-lo porque as pessoas arrancaram espelhos e pedras embutidas para pegá-los como aconteceria. Antigamente, à noite, a sala era iluminada com lâmpadas a óleo e o vento, ao balançá-las, dava uma iluminação especial graças ao reflexo dos espelhos.

Então visitamos o área das mulheres do palácio, seus quartos e o pátio. A melhor coisa do forte é se perder em seus corredores e explorá-lo com calma, o que não pudemos fazer porque o guia nos levou a duzentas por hora. Na saída, havia algumas paradas caras de lembranças, mas quando Mireia saiu no dia seguinte, paramos para fazer algumas compras, como incenso e fantoches do Rajastão. Então, na loja do museu, aproveitamos a oportunidade para comprar alguns cartões postais e os livros ocasionais. Meu conselho é que, se você puder evitá-lo, não compre nada lá, porque é hipercarioso.

Mais tarde, enquanto íamos ao estacionamento, alguns fotógrafos se aproximaram de nós para tentar vender as fotos que haviam tirado durante a escalada com o elefante e, no final, comprei uma de minhas fotos por 40 rúpias, porque sabia que era difícil obter fotos focadas. enquanto você monta elefante.

Voltamos a riquixá e nos levou até ele Museu Gatore Ki Chhatriyan, apesar de não termos descoberto apenas os tesouros que exibia porque não sentíamos vontade de perder as poucas horas que passávamos em Jaipur dentro de um museu. Por isso, pedimos ao motorista para continuar com o percurso. Então nós estabelecemos o curso para o santuário dos macacos, uma espécie de pequeno templo no topo de uma colina que oferece excelentes vistas de Jaipur. Infelizmente, devido à poluição, mal conseguimos ver a cidade.

Vídeo: CONHECENDO JAIPUR! Um dia pelas ruas da cidade rosa! (Setembro 2020).