Ásia

O Templo Dourado de Amritsar e o fechamento da fronteira com o Paquistão em Attari

Às quatro da manhã, o serviço de quarto bateu na porta prontamente para nos trazer um café da manhã preparado especialmente para nós. Às seis, saímos de nosso voo para Amritsar, onde íamos passar uma noite para voltar a Délhi; deixamos nossas malas no hotel e preparamos uma mochila para os dois dias de viagem.

Amritsar É no estado de Punjab e foi fundada em 1577 pelo quarto guru Ram Das. É uma população famosa especialmente por abrigar o Templo Dourado, que se torna como uma meca do sikhismo. Assim, é um templo muito visitado e possui uma infraestrutura incrível.

O táxi nos deixou na porta do templo, onde centenas de pessoas entraram e saíram. Para entrar é preciso tirar os sapatos e passar por um lavapiés. Você não pode inserir os sapatos dentro do templo, por isso existem vários sapatos gratuitos nas entradas principais.

O ruim de lavar os pés foi que estava muito frio e ter que ficar com os pés molhados e com os pés descalços durante toda a estadia no templo não é muito agradável. Apesar de tudo, fizemos um ato de fé itinerante e seguimos em frente.

O Templo Dourado É cercado por um edifício branco não poluído e se ergue no centro de uma lagoa na qual os fiéis são purificados. O templo fica aberto 24 horas e em todo o recinto você pode ouvir as músicas dos padres através dos alto-falantes.

Andamos pouco a pouco sobre o tapete que havia sido colocado sobre o mármore para não sofrer com os pés tão frios. De tempos em tempos, algumas famílias se aproximavam de nós para tirar uma foto conosco, pois nós éramos os únicos estrangeiros em todo o templo, e então nossos pés estavam congelando, porque, como eles queriam tirar a foto o mais perto possível do templo, tivemos que deixar o tapete (!).

Há uma passarela de mármore que leva para dentro do templo, chamada ponte dos gurus. Havia muitas pessoas e elas apenas deixaram entrar. Quando finalmente entramos, vimos três padres orando e pessoas empilhadas no chão orando e jogando moedas na área onde estavam os padres. Subimos ao andar superior e dali pudemos ver uma perspectiva aérea da área.

Nós apenas contornamos o recinto e dissemos que saímos para encontrar acomodação e tomar café da manhã para algo porque estávamos famintos. Sendo um local de peregrinação, dentro das instalações do templo, há albergues para dormir. Existem vários, mas eles nos enviaram para Sri Guru Ram Das Niwas, onde eles têm estadias especiais para estrangeiros.

Eles nos mostraram um quarto que tinha três camas e em uma delas havia um coreano um tanto transposto. Dentro da sala havia uma espécie de armários para deixar a bagagem que pode ser trancada, se houver. Nós não tínhamos, porque a corrente e a fechadura haviam sido confiscadas no aeroporto de Jodhpur, então, enquanto Sonia ficou de olho nas coisas, eu saí para ver se ela encontrou um lugar onde compre uma fechadura para fechar um dos armários da sala. Felizmente, encontrei uma loja nas proximidades, onde eles venderam, embora seja aconselhável trazer a sua.

Depois de diminuir o peso, fomos tomar o café da manhã. Dentro do templo, eles servem refeições gratuitamente, mas preferimos ir à procura de um restaurante. Depois de muita pesquisa, acabamos de entrar no Mordida saborosa, que era um bar um pouco gasto, mas do pouco que achamos aberto. Pedimos muita comida que devoramos rapidamente e a verdade é que tudo estava muito bom.

Após o banquete, fomos passear pela cidade. Cerca de 10 minutos a pé é o Jallianwala Bagh, um parque onde um monumento fálico memorial fica em memória daqueles que morreram durante as repressões britânicas de 1919. Havia muitas pessoas esticadas no gramado, inclusive as mulheres, e com o pouco sol que estava fazendo e a exaustão que estávamos carregando, decidimos nos alongar por um tempo a descansar.

Não sei o que aconteceu, ou o que fizemos, mas depois de um tempo, as pessoas começaram a desaparecer do nosso lado, enquanto um grupo de homens não parava de rebentar em hindi. Aconteceu que o grupo de homens estava liberando creches indígenas e, como não entendíamos nada e não estávamos saindo, eles eram cada vez mais encorajados. Vimos que a coisa chegou a tal ponto, que outro garoto que estava no parque se levantou e nos perguntou se poderíamos sair (muito gentilmente), porque tinha medo de que a coisa ficasse mais superficial. Então pegamos as barcaças e saímos com vento fresco, mas um pouco enojado, sério.

Nas imediações do Templo Dourado e durante toda a manhã existem dezenas de motoristas que oferecem a excursão para ir a Attari, uma cidade fronteiriça com o Paquistão, onde a cerimônia de encerramento festiva da fronteira é comemorada todas as noites. Eu tinha lido em um blog, que era uma visão que vale a pena ver, então concordamos com um motorista que nos levará até lá junto com outro grupo por 95 rúpias. Deixamos Amritsar às 14h45 em um SUV acompanhado por outras dez pessoas. Estávamos em uma lata de sardinha durante a hora da viagem.