Europa

Introdução a São Petersburgo

Existem viagens que você não antecipa, que simplesmente cruzam seu caminho quando você menos espera. Fazia uma temporada desde que eu pensava em visitar Rússia, especialmente desde o dia em que fui fisgado lendo o resumo da história desse grande país que encontrei no guia Lonely Planet em uma tarde de sexta-feira na livraria de viagens Altaïr. Este ano, planejávamos fazer três semanas em outubro, mas, no final das contas, vimos que tínhamos apenas duas semanas seguidas. E assim, estamos no meio de junho, com uma semana solta para fazer em meados de agosto. Muitos destinos vieram à mente, mas naquele momento os vôos eram proibitivos. No dia seguinte, vi que a associação Amu Daria organizou um curso básico de russo gratuito durante o mês de junho e eu interpretei isso como um sinal de destino: nós tivemos que ir para a Rússia.

São Petersburgo, nossa cidade de entrada, foi fundada em 1703 por Pedro, o Grande. Este czar inovador estava farto das intrigas e superstições da Rússia antiga e decidiu criar uma nova cidade nas terras conquistadas na guerra contra os suecos. No meio do terreno pantanoso, ergueu uma nova cidade à imagem e semelhança das cidades europeias da época e acabou tornando-a capital do reino em 1714. São Petersburgo passou por grandes transformações devido às mudanças políticas do país, incluindo o nome. Primeiro foi alterado para Petrogrado (cidade de Pedro) em 1914, então foi chamado Leningrado (cidade de Lenin) em 1924 e finalmente renomeada São Petersburgo em 1991, após uma consulta popular. Após o cerco nazista de 900 dias, que foi seguido pelo período comunista, a cidade acabou em declínio absoluto, até que, por ocasião do terceiro centenário (e com o impulso do presidente Putin, filho da cidade), decidiu-se restaurá-la para Dê todo o esplendor do passado.

Às cinco e meia da manhã, nosso voo pousou. Uma hora para passar a imigração, mais trinta minutos em uma van que ligava à estação de metrô mais próxima a ser engolida pela terra enquanto descíamos o metrô mais profundo do mundo (110 metros). O metrô de São Petersburgo tem apenas cinco linhas e muitas de suas estações são verdadeiras obras de arte do período stalinista. Começou a ser construído em 1955 e continua a se expandir hoje. É muito fácil circular de metrô pela cidade, porque todas as estações têm o nome escrito em cirílico e em latim (pelo menos onde eu estava), embora as estações só sejam anunciadas em russo quando você estiver dentro do carro.

Em agosto de 2011, um único bilhete de metrô custa 25 rublos e você precisa comprá-los em uma bilheteria, onde uma senhora oferece um token que você precisa entrar na máquina para passar. Como eu disse, o metrô de São Petersburgo é o mais profundo do mundo e, quando você desce a escada rolante até as plataformas, a brecha parece um abismo sem fim. Algumas estações de metrô não possuem plataforma, mas é um saguão com portas que parecem um elevador e só abrem quando o metrô chega à estação. Finalmente chegamos ao nosso albergue, o Gogol Mogol, às oito horas da manhã e, para surpresa de Sergei, o garoto que nos acompanhou do albergue, em vez de devorar a cidade, decidimos tentar dormir um pouco antes de sair.

Nevsky Prospekt É a avenida principal de São Petersburgo. Em seus quatro quilômetros de extensão, eles podem ser vistos desde vestígios da antiga cidade dos czares até todos os tipos de franquias das redes americanas de fast food. Nossa rota pelo centro histórico começou na estação Mayakovskaya (Маяковская). Era meio da manhã e o que realmente nos interessava era nos colocar na cidade e passear por suas ruas.

Começamos por Nevsky Prospekt e fizemos a primeira parada no Catedral de Nossa Senhora de Kazan, uma enorme igreja de estilo neoclássico, bastante atípica para a arquitetura da região. Esta igreja foi ordenada a ser construída pelo czar Paulo, que queria unir os ritos cristão e ortodoxo em sua construção. A entrada é gratuita e, no domingo, tivemos a sorte de ver um casamento ortodoxo.