América

Navegando no Lago Titicaca, nos Uros e Amantaní

Se o víssemos do ponto de vista de um pássaro, nosso barco teria o tamanho de um pixel no meio desse imenso corpo de água. Tivemos mais de duas horas sulcando a lago Titicaca e nenhuma terra era visível em lugar algum. Nosso destino era o Ilha Amantaní onde estávamos indo no barco comunal. Entre a passagem havia duas estéticas francesas hippie, duas meninas peruanas que estavam de férias na região e duas mochileiros japonesas. Os oito que preferimos visite as ilhas dos Uros, Amantaní e Taquile por conta própria, e não com um passeio organizado. Se algo estava claro para nós, era que se íamos fazer turismo experiencial, preferimos doar o dinheiro diretamente à família que nos recebeu, portanto, a única maneira de controlá-lo Ele estava viajando por conta própria para Amantaní.

Não tem perda

Foi muito fácil terminar naquele barco. Só tivemos que ir ao porto de Puno às 7h30 da manhã e ir ao estande com a palavra "Amantaní" pintada em grandes letras. Não há perda, desde que você ignore os caçadores que encontrar ao sair do táxi até chegar ao estande. E assim, às oito horas, partimos para a ilha de Amantaní para passar a noite lá. Antes, porém, tivemos outra visita programada ao longo do caminho. Logo após sair, o barco entrou em um labirinto de ilhas flutuanteso Ilhas Uros.

A totora é uma cana que cresce em algumas áreas do lago Titicaca. Esta planta é a matéria-prima que o povo de Uros usa para construir as ilhas flutuantes onde vivem. Essas ilhas são construídas sobrepondo camadas de taboa na água para formar bases flutuantes. Esses juncos apodrecem ao longo do tempo, então os habitantes dos Uros devem adicionar mais camadas periodicamente. Fizemos a primeira parada no Wily River Island. Foi uma visita muito curta, já que você tem que pagar entrada nas ilhas e nosso barqueiro não era para o trabalho.

Ficamos lá apenas quinze minutos, mas bastava notar a cada passo o quão irregular é o solo que compõe os milhões de galhos de taboa que devem estar lá. Você deve tomar cuidado para não estragar tudo, literalmente pisando em um pedaço de solo podre e terminando com uma perna afundada no meio do lago. Os habitantes das ilhas usam a totora para tudo: para fazer o chão das ilhas, para as casas, para os barcos e para os incontáveis lembranças Eles vendem para turistas.

O Lago Titicaca é o lago navegável mais alto do mundo e talvez seja por isso que notamos contrastes de temperatura tão fortes durante a travessia. Se eu estava sob o teto do barco, estava com frio e, se saísse, o calor me queimaria. Agora estou com frio, agora estou com calor, então durante as quatro horas de viagem.

Fernando, o fotógrafo que nos acompanhou durante nossa dia em Machu PicchuEle explicou que já havia feito a excursão a Amantaní e, ao chegar em terra, alguns ilhéus o receberam vestido com trajes tradicionais para homenagear sua visita com algumas danças típicas de Amantan. Por outro lado, quando chegamos à ilha, um homem da cidade estava no píer com um pacote de ingressos na mão para nos cobrar os 5 pesos que valia a pena entrar na ilha.